Programa Formação Pela Escola
Por: 020493 • 19/2/2016 • Projeto de pesquisa • 592 Palavras (3 Páginas) • 146 Visualizações
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
PRISCILA SANTANA SANTOS
UNIDADE EXECUTORA, TEORIA OU PRATICA?
Sítio do Quinto - BA
2015
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
PRISCILA SANTANA SANTOS
UNIDADE EXECUTORA, TEORIA OU PRATICA?
Trabalho final de conclusão do curso Programa Dinheiro Direto na Escola.
Orientadora: Tutora Cristiane Santana Carvalho
Sítio do Quinto - BA
2015
Unidade executora, teoria ou prática?
O projeto de intervenção teve como fonte de pesquisa a Escola Municipal Um Por Todos, localizada no semi-árido no Estado da Bahia. Uma escola da zona rural, com um número significante de alunos, com uma estrutura física acessível, agradável e favorável, capaz de promover e oferecer recursos que garantam um ensino de qualidade, tudo isso devido ao recurso oferecido pelo programa PDDE, e como a escola possui uma unidade executora, garante a própria uma autonomia pra poder usufruir desse recurso atendendo as necessidades maiores.
Porém, cabe aqui fazer algumas reflexões, será que todas essas conquistas foram através da participação e tomadas de decisões conjunta entre toda a comunidade escolar? Mesmo que a gestão seja democrática, onde todos possam participar de forma ativa e interventiva, a decisão a maioria das vezes só parte do gestor escolar? Pois sabemos que pela falta de interesse em participar da unidade executora e tão pouco ajudar nas tomadas de decisões,será bem mais cômodo que o gestor seja o presidente da unidade executora? Partindo dessa possibilidade imaginemos se o gestor dessa escola que seja o presidente, fosse um ser corrupto, e aproveitasse da ausência da participação e fiscalização dos agentes da comunidade escolar, como seria essa escola? Então podemos dizer que a escola tem uma unidade executora na teoria ou na prática?
A consciência que se espera é que a comunidade escolar se conscientize da importância da sua participação, que haja teoria e prática na unidade executora, e que apenas não exista um por todos, pois todos podem contribuir de uma forma, garantindo melhorias em prol do sucesso.
Público Alvo
Todos os indivíduos que possam se beneficiar com o PDDE, diretores, coordenadores, secretários, professores, serventes, merendeiras, vigilantes, pais, alunos, enfim toda comunidade escolar.
Objetivo Geral
- Conscientizar a todos os que fazem parte da comunidade da importância de sua participação ativa, construtiva e interventiva na unidade executora.
Objetivos específicos
- Promover o exercício da unidade executora na teoria e prática;
- Incentivar a participação de todos da comunidade escolar no seu exercício de cidadania nas tomadas de decisões na unidade executora;
- Resgatar parcerias e tornar acessíveis todas as informações, conscientizando todos e desenvolver ações que tragam melhorias e garantam o sucesso escolar;
Estratégias
Não existe uma receita pronta pra poder mudar uma sociedade, existe meios e tentativas pra despertar o interesse dos envolvidos e tornar em ações mudanças de uma realidade.
Primeiro passo é tornar acessível informações sobre as características do programa, através de reuniões, desenvolver uma feira social, com temas que chamem atenção, divulgar em redes sociais da comunidade, trazer um palestrante, uma que incentive. Depois de algo feito nesse tipo, onde todos já tenham conhecimento sobre o PDDE, da funcionalidade de uma unidade executora e consciência da importância de sua participação. É esperar que a sociedade que tanto se ausenta queira participar, mudando essa realidade, pois teoria e prática caminham juntas.
...