Projeto Elis
Por: giceliavila • 1/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.307 Palavras (6 Páginas) • 341 Visualizações
[pic 1] | UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 2] CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE PEDAGOGIA |
ANA CAROLINA OLIVEIRA 419292
ELIS REGINA OLIMPIO DIAS RA 413124
GICÉLIA ÁVILA DOS SANTOS RA 413173
JÉSSICA PATRÍCIA RESER DE OLIVEIRA RA 415095
PROJETO
DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADOR II
CURSO: PEDAGOGIA
PARANHOS – MS
2016
[pic 3] | Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera – UNIDERP | [pic 4] |
ANA CAROLINA OLIVEIRA 419292
ELIS REGINA OLIMPIO DIAS RA 413124
GICÉLIA ÁVILA DOS SANTOS RA 413173
JÉSSICA PATRÍCIA RESER DE OLIVEIRA RA 415095
PROJETO
DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADOR II
CURSO: PEDAGOGIA
TUTOR A DISTÂNCIA: MARIA CLAUDIA TIVERON LEME DA COSTA
Trabalho solicitado para fins de avaliação da atividade prática supervisionada: Didática e Prática de Ensino: solicitado pela professora Denise F. Bagne Marquesin.
PARANHOS – MS
2016
Identificação
Nome: Ana Carolina Oliveira, Elis Regina Olimpio Dias, Gicélia Ávila dos Santos e Jéssica Patrícia Reser de Oliveira.
Registro Acadêmico (RA): 419292, 413124, 413173 e 415095. Curso: Pedagogia
Semestre: 7º Semestre Polo ou Unidade de Ensino: Paranhos-MS
Tema
A utilização de tecnologia nas escolas municipais de Paranhos.
Justificativa
O desenvolvimento de um trabalho com essa temática é bem importante para a atualidade, pois os profissionais da educação e futuros professores precisam conhecer o comportamento dos alunos diante de recursos tecnológicos, ou seja, precisam saber se as aulas que contam com esses recursos são mais atrativos para as crianças ou se mesmo neste século e com tantos aparelhos tecnológicos diante dos olhos infantis eles não sentem nenhuma diferença e ainda prefiram serem alfabetizados da mesma forma que foram os seus pais e avós.
Ao analisar, no passado, sobre as mudanças tidas na educação podemos ver que não só a educação transforma uma sociedade, mas também a educação é transformada de acordo com o mundo, a educação está sempre em mudança e em transformação para atingir o seu objetivo principal de transmitir conhecimentos. Deste modo, KENSKI (1997, p. 60) comenta que tanto o ensinar quanto o aprender está sempre em mudança:
As velozes transformações tecnológicas da atualidade impõem novos ritmos e dimensões à tarefa de ensinar e aprender. É preciso que se esteja em permanente estado de aprendizagem e de adaptação ao novo. Não existe mais a possibilidade de considerar-se alguém totalmente formado, independentemente do grau de escolarização alcançado. (KENSKI 1997, p. 60).
De acordo com DORIGONI & SILVA (2007, p. 14 e 15) os docentes de hoje são convocados para este novo processo de ensino e aprendizagem:
Os professores estão sendo convocados para entrar neste novo processo de ensino e aprendizagem, nesta nova cultura educacional, onde os meios eletrônicos de comunicação são a base para o compartilhamento de ideias e ideais em projetos colaborativos. A utilização pedagógica da Internet é um desafio que os professores e as escolas estarão enfrentando neste século, que pode apresentar uma concepção socializadora da informação.
A Internet tem cada vez mais atingido o sistema educacional e as escolas. As redes são utilizadas no processo pedagógico para romper as paredes da escola, bem como para que aluno e professor possam conhecer o mundo, novas realidades, culturas diferentes, desenvolvendo a aprendizagem através do intercâmbio e aprendizado colaborativo. (DORIGONI & SILVA 2007, p. 14 e 15).
Estima-se que existam muitos impactos das novas tecnologias na educação, tais tecnologias podem trazer grande benefício para o processo de ensino e ainda para o propósito da inclusão escolar. É formidável que os profissionais da educação recebam capacitações e sejam levados a momentos de reflexão sobre as suas práticas pedagógicas. Conforme (KALINKE 1999, p.15):
Os avanços tecnológicos estão sendo utilizados praticamente por todos os ramos do conhecimento. As descobertas são extremamente rápidas e estão a nossa disposição com uma velocidade nunca antes imaginada. A Internet, os canais de televisão a cabo e aberta, os recursos de multimídia estão presentes e disponíveis na sociedade. Estamos sempre a um passo de qualquer novidade. Em contrapartida, a realidade mundial faz com que nossos alunos estejam cada vez mais informados, atualizados, e participantes deste mundo. (KALINKE 1999, p.15).
Além dos benefícios já citados acima sobre o trabalho com a utilização de tecnologias, considera-se que como o trabalho da sala de aula traz mais resultados os professores, por sua vez, estão mais satisfeitos e conseguem ter uma vida melhor, pois o seu trabalho agora é menos árduo e mais cheio de resultados positivos.
Portanto, é notável que haja muita diferença entre gerações, aliás, as crianças que hoje frequentam o ensino fundamental não são as mesmas que frequentaram o ensino fundamental no século passado, quer seja em escolas públicas ou escolas particulares. Os níveis de conhecimento das crianças estão aumentando cada vez mais.
Problema
Nos presentes dias estão surgindo muitos problemas nas escolas que dificultam o trabalho dos professores, as atitudes de indisciplina e a falta de interesse nas aulas são alguns dos problemas em evidencia. Porém, o que tem causado tanta indisciplina e falta de interesse nas aulas? Será que o planejamento dos professores que usam tecnologia se torna mais abrangente na prática ou será que não passa de uma bobagem e que não faz a menor diferença para a educação dos dias atuais? Diante destas indagações pretende-se investigar sobre qual a importância da utilização de tecnologia nas escolas. O presente trabalho abordará essa temática com a finalidade de promover melhorias para as aulas dos anos iniciais do ensino fundamental.
...