Projeto Intregalizador
Por: Jura Mauricio • 22/9/2015 • Projeto de pesquisa • 2.574 Palavras (11 Páginas) • 142 Visualizações
LOJA INSINUANTE
A insinuante iniciou sua trajetória no Estado da Bahia, em 1959, na cidade de vitória da conquista, inicialmente a empresa atuava no segmento de calçados.
Com o aquecimento da economia local devido à alta do cacau o senhor Antenor Batista inaugurou a primeira loja. Posteriormente, por volta da década de 70, Luiz Carlos Batista, filho do senhor Antenor abriu a segunda loja da família, mas esta atuava com vendas de móveis e eletrodomésticos na Baixa dos Sapateiros. Foi nas mãos de Luiz Carlos que a empresa cresceu e se tornou um enorme império com uma história de superação, empreendedorismo e paixão pelo negócio, a empresa se tornou a segunda maior rede varejista do país.
A atividade fim da empresa é o varejo de moveis e eletrodomésticos, sendo a mesma uma empresa de grande porte que consegue gerar empregos para milhares de pessoas e é localizada em vários estados do território nacional como, por exemplo: ceará, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Bahia, etc. No nosso estado a Insinuante tem inúmeras filiais, se tratando de Salvador temos lojas espalhadas por toda a cidade, nos Barris, em Água de Meninos, Boa Viagem, Cabula, etc. Aloja pesquisada pela equipe se localiza na Rua Barão de Cotegipe, N°48, Calçada.
A Missão da empresa é a de oferecer produtos e serviços, estabelecendo relacionamento pautado pela transparência e ética de forma de satisfazer a necessidade do cliente.
A Visão se aplica em a empresa ser líder no mercado onde atua, sendo uma empresa reconhecida, lucrativa e sustentável, garantindo aos clientes os melhores produtos e serviços
Os Valores da empresa são:
O lucro: tem a responsabilidade econômica para a empresa continuar a crescer de forma sustentável
O compromisso: a empresa se preocupa sempre em fazer o melhor para todos os seus clientes
A competitividade: a empresa sempre quer estar à frente, por isso ela busca sempre o conhecimento e a inovação para garantir a liderança no segmento de vendas.
A razão: para a corporatividade da empresa a justiça e a honestidade são um dos principais recursos para desenvolver uma ótima administração
O cliente: por fim este é o ultimo e mais prezado valor da empresa, pois sãos os clientes que são a razão para a existência da organização.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
A organização da empresa pesquisada tem uma estruturação esquematizada de acordo ao relacionamento hierárquico das funções que são complementadas por tarefas e objetivos de cada uma.
Tudo inicia-se pelo plano de carreira instituído pela empresa, este plano atua como um guia elaborado pela organização que tem funcionalidade entre todos os funcionários da mesma, onde o colaborador através da observância de seus superiores pode alcançar cargos e remunerações ainda mais importantes. Todas as metas são muito bem definidas e os colaboradores sabem com muita clareza até aonde podem chegar, isso facilita o trabalho de cada um e ajuda a empresa a ter um crescimento contínuo dentro do mercado.
Com o plano de carreira estabelecido, partimos para o restante da estrutura organizacional da empresa, onde se tem continuidade com o início de uma vida de um futuro funcionário dentro da Insinuante. A evolução de um candidato tem início com encaminhamento do mesmo até o site da empresa onde ele irá efetuar um cadastro para constar no banco de dados, posteriormente o candidato irá fazer uma prova relacionada aos seus dados pessoais. A partir desta prova um processo de seleção é feito por pessoas capacitadas e que entendem o perfil do funcionário que a empresa deseja ter, após a prova se o funcionário for aprovado o próximo passo será o encaminhamento do mesmo para o RH para os devidos procedimentos de contratação; sendo o contrato de trabalho estabelecido entre empregador e empregado, instaura-se o contrato de experiência que vale por três meses. No início dos trabalhos o funcionário é encaminhado para umas das lojas da empresa e em seguida ele será entrevistado pelo gerente, lembrando que, o funcionário já foi admitido, mas este procedimento de entrevista com o gerente já é uma rotina da estrutura organizacional da empresa. Ao final da entrevista e depois de alguns dias de adaptação e observância, caso o funcionário não se adaptar naquela filial ele irá ser encaminhado para outra e assim por diante, mas normalmente a empresa que o funcionário será encaminhado é a qual ele permanecerá durante seu trajeto dentro da organização, claro que existem casos de funcionários que já passaram por algumas lojas até se adaptar a uma delas, mas existe um número máximo de testes para atuação dentro de uma das filiais, no máximo cinco tentativas, que engloba o tempo de contrato de experiência de um funcionário.
A partir desta definição o funcionário atuará como vendedor, sendo que temos duas ocupações antes do cargo descrevido dentro da hierarquia da empresa que são a de “boy”, os faxineiros (as) e os estoquistas. O vendedor atua na linha de frente da empresa, comercializando os produtos e tendo o empenho de fidelizar e também prospectar clientes.
Dentro da estrutura, existem as diferentes funções, e partimos para o subgerente, que auxilia o gerente na maioria das funções e pode representá-lo em momentos de ausência, lembrando que existe um tempo para a promoção de vendedor para sub gerente que é a de um ano.
O gerente atua justamente no gerenciamento da sua filial, onde ele estará por dentro de todos os procedimentos, irá auxiliar seu quadro de funcionários em problemáticas existentes além de ser responsável pelo planejamento e o controle da execução dos trabalhos feitos pelos seus subordinados.
O supervisor tem várias funções dentro da empresa, uma das principais é a de administrar os fornecedores da empresa, realizar busca e melhorias, efetua cotações de preços e produtos, analisa o mercado, atende aos colaboradores internos, dentre outras funções.
Dentro da gerência temos o cargo de Gerência Regional, onde atuam pessoas requisitadas para a função, em Salvador existem dois cargos para Gerência Regional onde estes são responsáveis por ter controle sobre todos os gerentes das filiais espalhadas pela cidade, tendo os dados repassados pelos gerentes eles repassam os mesmos para os cargos que já se aproximam da diretoria, além de atuarem na visita as lojas para poderem solucionar problemas.
Após estes cargos que necessitam de determinados requisitos para serem preenchidos vem a diretoria da organização, que regula e comanda todos os procedimentos.
...