Projeto de atividade prática
Por: APARECIDA SOARES DE SA • 15/5/2015 • Ensaio • 2.237 Palavras (9 Páginas) • 290 Visualizações
1ª Etapa
Parte única. Faça uma pesquisa diagnóstica (em uma escola) sobre o conteúdo de atividades rítmicas e expressivas nas aulas de Educação Física escolar.
Escola da Pesquisa:
Essa pesquisa foi realizada na E.E.E.F.M. Dona Benta, situada na Av. Pedro Jaqueira, nº 938, Distrito de Novo Riachuelo, Município de P. Médici – RO.
Com está pesquisa nota-se que na escola citada trabalha as Atividades Rítmicas e Expressivas em suas aulas de Educação Física e também no Projeto Mais Educação existente e desenvolvido pelo governo do estado.
Atividades Rítmicas e expressivas:
Objetivos:
-Compreender as diferentes manifestações culturais como importante meio de integração no cotidiano, valorizando as diferenças de desempenho, linguagens e expressividade
decorrentes das diversas expressões da cultura corporal.
-Ser capaz de movimentar-se usando as habilidades motoras.
-Conhecer os limites e as possibilidades do próprio corpo de forma a poder controlar algumas de suas atividades corporais com autonomia e a valorizá-las como recurso para manutenção de sua própria saúde;
Conteúdos Encontrados:
-Jogos recreativos que envolvam a condição física: força muscular, resistência cardiorrespiratória e flexibilidade. Jogos recreativos que envolvam a condição motora: coordenação, velocidade, agilidade e equilíbrio dinâmico, estático e recuperado. Jogos com bolas, arcos, cordas, bastões, sucatas (pneus, garrafas, caixas, jornal, latas, etc).
-Movimentos locomotores: andar, correr, saltar, escalar e galopar. Movimentos não locomotores: flexionar, estender, girar e levantar. Movimentos de manipulação: receber, arremessar, rebater, bater, quicar e chutar. Atividades rítmicas: brinquedos cantados, músicas regionais, jogos rítmicos, percussão.
-Socialização/Respeito. Jogos cooperativos. Jogos pré-desportivos. Ginástica aeróbica. Ginástica olímpica: preparação corporal, aquecimento e alongamento, saltos, rolamento para frente e para trás, avião, roda, vela, ponte, parada de dois e três apoios. Ginástica rítmica: saltos, saltitos, passos, equilíbrios, flexões e giros com música.
-Movimentos com aparelhos como corda, arco e bola: balanceios, lançamentos, rolamento no solo, rolamento no corpo, circundução,
rotação, quicar com música. Iniciação a coreografia simples.
Habilidade Esperada:
-Conhecer e vivenciar as danças folclóricas e populares. Conhecer e interagir com a cultura local como fonte de aprendizagem de movimentos e expressões. Criar sua própria sequencia de movimentos, expressando pensamentos e sentimentos. Dramatizar, através do movimento, fatos, histórias e fantasias. Reconhecer e valorizar as experiências culturais trazidas pelos colegas.
-Manifestar corporalmente os movimentos locomotores, não locomotores e os movimentos de manipulação. Vivenciar atividades rítmicas.
REFLEXÃO:
Em primeiro momento devemos relembrar que todas as práticas da cultura corporal se fazem na presença do ritmo e de gestos expressivos e, as atividades rítmicas e expressivas fazem parte da cultura corporal de movimento e podem proporcionar não somente a formação para o despertar e explorar as capacidades imaginativas para a expressividade mímicas, formas de comunicação não verbal na presença de ritmos peculiares , mas também um resgate e manutenção da cultura viva representada nas manifestações rítmicas e expressivas do folclore brasileiro.
Diante dos conteúdos abordados na escola, nota-se que o trabalho desenvolvido pelo professor de Educação Física se faz satisfatório, pois procura inserir em suas aulas, a diversificação cultura, abrangendo com isso as atividades rítmicas e expressivas. Ele tem como objetivo educar de forma criativa e
inovadora; incentivando os alunos para que sejam capazes de cultivar boa convivência com os colegas, aprendendo principalmente respeitar o espaço de cada um, reconhecendo de forma simples as diferenças que cada ser humano possui e desenvolvendo harmonicamente, os aspectos: físico, emocional, social e intelectual compensando o possível atraso no desenvolvimento do aluno ocasionado pela carência cultural.
Como vimos, a Educação Física pode auxiliar na manutenção, vivência e entendimento do patrimônio cultural formado a partir da diversidade. Assim, posso dizer que a escola da pesquisa desenvolve, auxilia e desenvolve o conteúdo de atividades rítmicas e expressivas em seu currículo.
2ª Etapa
Parte 1. Procure conversar com crianças e adolescentes próximos a você perguntando a eles:
1 - Você brinca ou brincava na rua, em alguma praça, clube ou ginásio?
R: Todos disseram que sim.
1
2 - Quais brincadeiras eram ou são realizadas? Elas apresentavam ou apresentam alguma diferença das práticas corporais tradicionais, normalmente ensinadas na escola, em alguma praça, na academia ou no clube?
R: Pega-pega, esconde-esconde, futebol, barata, amarelinha, queimada e muitos outros. Alguns disseram que sim, outros disseram não. Os que disseram sim se justificaram dizendo que o que se ensina em uma academia ou clube é diferente das brincadeiras, porém as brincadeiras da escola são praticamente as mesmas.
3 - Essas brincadeiras têm ou
tinham alguma relação com as práticas corporais cooperativas, lúdicas, estéticas, que também fossem inclusivas?
R: Todos disseram que sim, as crianças não souberam responder. Falaram que a maioria das brincadeiras envolve um grupo e quem quisesse brincar brincaria.
2
4 - Você acredita que elas contribuem ou tenham contribuído para você aprender a praticar algum jogo, esporte, dança, luta ou ginástica? Por quê?
R: Todos mais uma vez disseram que sim, as crianças não souberam responder. Porque com a brincadeira se pratica um esporte como, por exemplo, o futebol, a corrida no pega-pega, enfim pelas respostas acreditam que contribuem e muito.
Parte 2. Elaborar texto com base na entrevista.
TEXTO:
As Atividades Rítmicas e Expressivas estão inseridas na grande área de conhecimento da Educação Física no ensino escolar e caracterizam-se por mais um conteúdo educacional a ser proposto para os discentes, possibilitando-os expressar-se corporalmente de acordo com suas necessidades e interesses de momento. Com essa entrevista percebe-se que o conteúdo de atividades rítmicas e expressivas, aliado aos outros conhecimentos, pode influenciar os aspectos motores, sociais, cognitivos e emocionais e auxiliar na concretização da função principal da Educação Física na formação do homem como um ser integral e um agente de transformação social.
Entrevistou-se 3 crianças, 3 adolescente e 3 adultos, sendo todos moradores da mesma localidade, Distrito de
...