Prova Direito
Dissertações: Prova Direito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: stefnimtz • 27/4/2014 • 1.704 Palavras (7 Páginas) • 1.055 Visualizações
Pergunta 2
0,8 em 0,8 pontos
Correta
A Companhia Brasileira Looney Tunes Espumantes precisa aumentar o capital social. Para tanto, em assembleia extraordinária os acionistas decidem emitir valores mobiliários que conferem direito de crédito (empréstimo) perante a companhia. Assinale a alternativa correta quanto ao título emitido:
Resposta
Resposta Selecionada: b.
Debêntures.
Resposta Correta: b.
Debêntures.
Feedback da resposta:
Os valores mobiliários compreendem: ações, partes beneficiárias, debêntures e bônus de subscrição, os quais representam uma forma de captação de recursos no mercador de capitais, com a finalidade de atrair novos investidores para o financiamento da atividade a ser desenvolvida pela companhia. Debêntures são valores mobiliários que asseguram ao titular credito eventual contra a sociedade consistente numa participação nos lucros (máximo de 10% dos lucros), podendo ser convertidas em ações (sem direito de acionista). Vale lembrar que somente a sociedade de capital fechada pode emitir.
Pergunta 3
0 em 0,8 pontos
Incorreta
Leia atentamente as afirmativas abaixo quanto à Teoria da Personalidade Jurídica e assinale a correta:
I - A Teoria da Desconsideração da Personalidade Jurídica é uma teoria contrária à autonomia da pessoa jurídica em relação aos sócios.
II – A Teoria Menor visa obter lucro para os acionistas.
III – Tanto a teoria menor, quanto a maior almejam repudiar atos empresariais que prejudiquem os credores.
IV – A Teoria Maior atribui aos credores a obrigação de arcar com o prejuízo sofrido.
Resposta
Resposta Selecionada: c.
As alternativas III e IV estão corretas e as demais incorretas.
Resposta Correta: b.
As alternativas I, II e IV estão erradas e III está correta.
Feedback da resposta:
A Teoria da Desconsideração da Personalidade Jurídica, tanto a maior quanto a menor, busca impedir que os sócios da sociedade pratiquem intencionalmente atos que venham a prejudicar o cumprimento de obrigações feitas com os credores.
Pergunta 4
0,8 em 0,8 pontos
Correta
Lais Vellozo comprou um aparelho de depilação, da empresa Telefunken, por meio do catálogo apresentado pelo vendedor Fabrício. Recebeu o produto em 24 horas. Lais, contudo, não observou a voltagem (110v /220 v) correta do aparelho e o mesmo não funcionou como esperava. No dia seguinte, muito brava, procurou os órgãos de proteção ao consumidor para acionar judicialmente a empresa Telefunken requerendo danos morais e materiais. Diante da situação hipotética, analise as afirmativas abaixo que versam sobre responsabilidade e assinale a alternativa correta:
Resposta
Resposta Selecionada: d.
Não há responsabilidade do fornecedor, pois Lais não soube utilizar corretamente o aparelho de depilação.
Resposta Correta: d.
Não há responsabilidade do fornecedor, pois Lais não soube utilizar corretamente o aparelho de depilação.
Feedback da resposta:
A responsabilidade pelo fato está ligada ao defeito do produto ou serviço, quando este não oferece a segurança que dele se espera. Já a responsabilidade pelo vicio refere-se a um equivoco na quantidade do produto na embalagem ou na qualidade, não causando prejuízos estéticos, morais e à imagem do consumidor. Nesse caso, o erro foi exclusivo da consumidora, pois não utilizou corretamente o produto. Então, não existe qualquer responsabilidade do fornecedor, pois o produto funciona corretamente, desde que conectado à voltagem correta.
Pergunta 5
0,8 em 0,8 pontos
Correta
A loja de departamentos Marcilia notificou Amanda de que seu nome seria inscrito nos órgãos de proteção do crédito caso não efetuasse o pagamento de um débito de R$1200,00 referentes à compra de vestuários e roupas de cama adquiridos ao longo desse ano.
Amanda, desempregada, permaneceu silente, pois a situação em que se encontrava não permitia outra atitude. Diante de tal inércia, o nome de Amanda ficou restrito nos órgãos de proteção ao crédito, o que a impossibilitou de efetuar novas compras. Diante dessa situação, assinale a alternativa correta:
Resposta
Resposta Selecionada: e.
A inscrição de Amanda, devedora inadimplente, em cadastro restritivo de crédito configura exercício regular de um direito dos fornecedores.
Resposta Correta: e.
A inscrição de Amanda, devedora inadimplente, em cadastro restritivo de crédito configura exercício regular de um direito dos fornecedores.
Feedback da resposta:
O consumidor será notificado de que existe uma dívida e que após a inércia dele, sofrerá a restrição para as próximas compras. Assim, a inscrição do devedor em cadastros de consumidores não caracteriza o constrangimento a que se refere o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, pois é um direito do fornecedor de cobrar a dívida e restringir o nome do consumidor inadimplente para outras compras.
Pergunta 6
0 em 0,8 pontos
Incorreta
Desde a assinatura do contrato, os sócios estabelecem as obrigações recíprocas e para
...