Psicologia
Por: fernanda0209 • 16/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.216 Palavras (5 Páginas) • 200 Visualizações
AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA NO AMBITO EDUCACIONAL
A Psicologia na área da educação passou ao longo de sua história por diversas transformações e até hoje está em constante construção. O contexto histórico e a capacidade de interagir no meio social são formas que influenciam a psicologia em ambiente de ensino.
As contribuições da Psicologia para a Educação são suas diversas teorias, e que desempenham um papel importante nas propostas pedagógicas. Não se podem dizer ao certo quais as contribuições, pois as sínteses de suas teorias não estão formadas e como são ciências distintas que se misturam basicamente essas contribuições já estão inseridas na educação e cabe ao professor em sua prática docente mediar o processo de formação do aluno.
Por se tratar de uma ciência que estuda os processos mentais (sensação, emoção, percepção, aprendizagem e inteligência) ela é de extrema importância para a prática pedagógica, pois auxilia o professor a desenvolver os conhecimentos, habilidades e competências, fazendo com que suas atitudes e valores possibilitem construir seus saberes e deveres.
Como existem diversas formas de aprendizagem a Psicologia contribui para o desenvolvimento humano na educação e busca compreender as ações do indivíduo, e a educação por sua vez, observam novos aspectos no sujeito. A Psicologia oferece um leque de teorias psicopedagógicos e estas se aplicam a educação, de uma forma ampla para ensinar.
ALGUMAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM
TEORIA VERBAL-SIGNIFICATIVA
David Ausubel (1918-2008) era médico especialista em psicologia, elaboro uma teoria verbal-significativa, ele apresentou a sua ideia 1963 e a sua linha de pensamento era contraria aos behavioristas. Devido ao grande sofrimento que ele passou nas escolas americanas ele teve o interesse pela forma que acontece a aprendizagem.
Segundo Ausubel as duas condições para que a aprendizagem ocorra é o conteúdo a ser apresentado que deve ser revelador, e o estudante deve se interessar pelo material oferecido de forma que venha aprender segundo o que ela já sabe.
Essa teoria é utilizada quando uma informação se conecta um conceito relevante e pré- existente na mente do aprendiz.
É possível aprender algo novo à medida que outras idéias ou conceitos já estão gravados nos campos mentais da criança.
TEORIA GENÉTICA DA APRENDIZAGEM
A teoria genética de Jean Piaget (1896-1980). Ele buscou através dessa teoria saber como se constrói o conhecimento. Segundo Piaget o que nos impulsiona a aprender são os problemas cotidianos e os desafios que enfrentamos e os desequilíbrios que ocorrem constantemente entre o que conhecemos e o que ainda vamos conhecer. Na aprendizagem também ocorre esse desequilíbrio quando o conhecimento que temos sobre algo é menor do que o conhecimento contido no objeto. Esta teoria fala acerca da adaptação do sujeito, através dos esquemas de organizações mentais, esquemas e o ambiente (inteligência).
Existem dois processos de adaptação:
- Assimilação: moldar novas informações para encaixar nos esquemas existentes.
- Acomodação: mudança nos esquemas existentes pela alteração de antigas formas de pensar ou agir.
Estes processos são utilizados durante o nosso dia a dia sempre que o ambiente e o esquema vão se tomando mais complexos.
TEORIA SÓCIO CULTURAL
Esta teoria enfatiza a interação social no desenvolvimento do homem, ou seja, o conhecimento e adquirido na interação do sujeito com o meio e com os outros indivíduos, esta interação é uma das principais formas de aprender. A linguagem tem o papel importante na interação social, pois isto só ocorre com base na linguagem. Para que ocorra a aprendizagem é necessária a relação de duas ou mais pessoas, desta forma o sujeito possibilita a relaboração intrapessoal.
A zona de desenvolvimento cultural consiste na distância entro o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução de problemas e o nível de desenvolvimento potencial determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.
TEORIA CONSTRUTIVISTA BRUNET
Essa teoria diz que os aprendizes constroem novas idéias ou conceitos, baseando-se nos próprios conhecimentos seja passado ou atual, selecionando e transformando informações.
O instrutor deve incentivar os alunos a descobrir por si só os princípios, professor e aluno deve se engajar em um diálogo ativo.
Em seu trabalho mais recente, Bruner expandiu sua estrutura teórica para abranger os aspectos sociais e culturais do aprendizado.
O desenvolvimento original da estrutura para processos e raciocínio esta descrito em Bruner enfoca o aprendizado da linguagem em crianças.
FATORES QUE INTERFEREM NO DESENVOLVIMENTO HUMANO
No desenvolvimento do ser humano há diversos fatores que interferem positivamente ou negativamente. O ambiente é um desses fatores que interfere de ambas as formas, por exemplo, se um indivíduo estiver em um local tranqüilo e agradável ele assimilará melhor o conhecimento recebido, caso o ambiente seja estressante e repressivo ele não terá rendimento e não favorecerá a criatividade daquela pessoa.
...