QUAIS SÃO IMAGENS POPULARES EFICAZMENTE?
Tese: QUAIS SÃO IMAGENS POPULARES EFICAZMENTE?. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: epires • 28/10/2014 • Tese • 2.723 Palavras (11 Páginas) • 197 Visualizações
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 O QUE ESTAS MANIFESTAÇÕES POPULARES REPRESENTAM EFETIVAMENTE?
As primeiras manifestações na verdade ocorreram devido ao aumento de R$ 0,25 centavos na passagem de ônibus numa cidade do Brasil. Em junho foi a vez do Brasil inteiro aderir às manifestações contra o aumento das passagens, o que resultou em muita discussão, grupos se formando, redes sociais se manifestando e chamando o povo para ir às ruas e entramos numa fase em que praticamente todas as cidades do Brasil: capitais e interior estavam nas ruas protestando de maneira pacífica ou não. Em determinados lugares as manifestações foram maravilhosas com o povo cantando o hino nacional e nunca havíamos visto tantos patriotas desde a época do Collor, mas infelizmente, como nem tudo é perfeito, na maioria das manifestações ocorreram ondas de violência, quebra-quebra, policiais usando bomba de gás lacrimogêneo para conter os mais exaltados a até gás de pimenta. A discussão foi de tamanha proporção que ganhou não somente o Brasil e as redes sociais, como o mundo todo foi chamado a apoiar o Brasil e tivemos manifestações de apoio até em outros países.
A verdade dita é que o povo insatisfeito, precisou de um motivo para ir às ruas (algo que já deveria estar sendo feito há séculos) para pressionar o governo. Não era necessário esperar chegar a Copa, ou outro evento qualquer, pois se a insatisfação é generalizada, isto é fato que não é de hoje.
No fim, em meio a infiltrados que saquearam, roubaram e vandalizaram, acabou não dando em nada até o momento, pois não foi a hora certa, pois a hora certa é “todo dia".
Desde que o Brasil foi descoberto, de colônia, ditaduras, Estado Novo e até o Brasil virar república, nunca estivemos satisfeitos, então a pressão nunca deveria parar, pois um governo corrupto nunca deve ser deixado esquecido e sim lutar diariamente contra ele.
As manifestações ocorreram de forma a gerar mais polêmicas do que resultados, pois enquanto o povo marchava contra passagens altas, construção de estádios caríssimos, deveriam estar marchando pedindo o fim dos salários de quem se elege para governar um município, estado ou país. Está aí o problema: temos que saber onde pressionar. Se estivéssemos pedindo por um país (a exemplo de alguns países desenvolvidos, onde um deputado não ganha para estar lá e sim se elege para melhorar seu país), onde quem for se eleger nas próximas eleições que não seja remunerado. Nesta teoria iriam sumir os que somente entram lá para roubar nosso dinheiro, e enfim, apareceriam pessoas querendo melhorar de verdade nosso país, sem nada em troca.
A verdade é que o povo simplesmente se revoltou, não contra o aumento da passagem, e sim, contra o conjunto de erros que nossos governos cometem ano após ano. E que só vem aumentando a cada governo ou partido que sobe ao poder.
Primeiro foi o valor da passagem, depois a Copa, o dinheiro gasto nos estádios, os médicos cubanos, saúde pública, educação, desigualdade social, entre outros motivos que estouraram em uma verdadeira revolução em nosso país. Nunca fomos tão patriotas, pois desde a época da revolta contra o presidente Fernando Collor não víamos tantos brasileiros pedindo justiça por seu povo.
2.2 É PRATICADA A JUSTIÇA SOCIAL NO BRASIL?
A justiça social não é nunca foi praticada em nosso país. Desde que o Brasil foi descoberto, que os europeus se julgavam “raça superior” aos nativos, desde que a família real portuguesa se instalou no país, onde somente estes e os mais abastados dispunham de regalias, sempre foi assim. Quando pensamos num filme que retrata bem este tema “desigualdade social” pensamos em Cidade de Deus, onde o governo, praticamente “jogou milhares de pessoas sem condições ali naquele lugar, para “limpar” a sujeira da cidade e esconder o lado pobre. O filme retrata muito bem o cotidiano de que viveu ali nos primórdios da “favela” e como eram tratados com descaso, gerando revolta na maioria, que seguiu pelo caminho do crime e das drogas, e restando poucos que lutaram, para conseguir ter uma vida mais digna, mesmo diante de tanto descaso. Outro filme que é bem interessante sobre este tema é o filme “Tropa de Elite 2” que mostra quem são os verdadeiros culpados pelas guerras de policiais e traficantes, crimes e drogas que ocorrem diariamente nas favelas. Pois no primeiro filme foi mostrado o lado dos bandidos, traficantes das favelas e como a corrupção policial os ajudava a seguir com seus crimes, enquanto o segundo filme mostra a “realidade”, mostra onde verdadeiramente estão escondidos os culpados e que estes não são os traficantes da favela que resolveram, por revolta, infelicidade e falta de projetos de igualdade social que os incluíssem na sociedade dignamente, optar por esta triste vida, mas aponta os chefões, os poderosos e mostra que estes da favela são tratados com tanto descaso, quando na verdade os verdadeiros comandantes do crime estão infiltrados no governo, na polícia e estes sim são os que a sociedade deveria apontar.
Justiça social é uma construção moral e política baseada na igualdade de direitos e na solidariedade coletiva. Em termos de desenvolvimento, a justiça social é vista como o cruzamento entre o pilar econômico e o pilar social.
O conceito surge em meados do século XIX, referido às situações de desigualdade social, e define a busca de equilíbrio entre partes desiguais, por meio da criação de proteções (ou desigualdades de sinal contrário), a favor dos mais fracos.
Esta resposta acima sobre o que é na verdade justiça social define sem dúvida alguma sua prática em nosso país.
O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, se não for o mais desigual, pois as diferenças oscilam de tamanha forma, que a má formação educacional e o investimento ineficiente em áreas sociais é tão grande que se investe mais numa copa, num estádio ou até mesmo num show de algum cantor famoso, do que em áreas sociais. O Brasil é um país tão desumano com seu próprio povo, que é revoltante você acordar todos os dias, ver tantas injustiças, ler tantas notícias ruins no jornal sobre tudo que vem ocorrendo e não poder fazer nada. Parece que estamos de mãos atadas.
As desigualdades são tão grandes em nosso país que numa mesma empresa um funcionário ganha 4 salários, enquanto outro que faz a mesma função, mas não se corrompe pela desonestidade, ganha apenas 1 salário, ou seja, ela já está generalizada.
...