TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Por:   •  28/11/2015  •  Resenha  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1 – Passo 1 e 2

O processo de recrutamento se inicia a partir do momento em que ocorre a abertura de vagas em uma empresa e é a divulgação desta vaga que atrai os candidatos. A divulgação deve sempre estar muito bem detalhada, com informações sobre a empresa, sobre a vaga e o que se procura nos futuros funcionários, deve haver também os requisitos, ou seja, o que o candidato deve ter de experiências e especializações e também a jornada de trabalho e os benefícios oferecidos, podendo assim o candidato saber se está apto e/ou realmente interessado em concorrer a esta oportunidade de emprego.

O currículo é a porta de entrada do candidato nas organizações, é o primeiro contato entre eles e a empresa. É importante ressaltar que um currículo bem feito e organizado é o primeiro passo para se buscar a vaga desejada, é através do currículo que o selecionador irá conhecer um pouco sobre o candidato e então a partir desta “primeira impressão” estes candidatos serão recrutados ou não para participar do processo seletivo.

A seleção pode ser considerada a parte mais importante de todo o processo de recrutamento e seleção de uma organização, pois além de funcionar como um cartão de visita da empresa diante dos candidatos, é através desta etapa que é possível identificar talentos com potencial para fazer a diferença em um mercado cada vez mais competitivo. Existem diferentes formas para se realizar o recrutamento em uma empresa, o recrutamento interno, externo e misto.

O recrutamento interno consiste em selecionar funcionários da própria empresa para as novas vagas existentes, é uma forma de dar oportunidade aos que já estão dentro da empresa, além de ser mais rápida e de menor custo, porém este recrutamento deve ser realizado de forma cautelosa pois nem sempre o funcionário está preparado para assumir o novo cargo e se não for avaliado de forma eficaz futuramente este funcionário poderá trazer problemas para a empresa.

O recrutamento externo é feito através da divulgação das vagas existentes para atrair candidatos disponíveis no mercado ou aqueles que estão à procura de novas oportunidades. Candidatos de fora trazem consigo novas ideias, habilidades e conhecimentos que muitas das vezes não existem na organização atual, porém é uma forma de recrutamento mais cara, que exige maior tempo para adaptação e muitas das vezes a organização olha tanto para os de fora que não vê que dentro da própria empresa existem funcionários preparados e qualificados para assumir tal cargo, causando desta forma a desmotivação destes funcionários e muitas das vezes a perda de um talento que não foi valorizado.

Desta forma, a melhor maneira de se realizar um recrutamento é da forma mista que consiste nas duas formas de recrutamento interno e externo, assim as oportunidades são dadas para todos tanto para aqueles que já são funcionários quanto para candidatos novos.

As pessoas são o bem mais precioso de uma organização, e a empresa é dependente delas para atingir os seus objetivos, sendo assim é necessário cada vez mais um recrutamento e seleção eficaz, que possa identificar o talento certo para a função certa dentro da organização.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, Walnice. Captação de Talentos: com foco em competências. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2009

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

Introdução ao Recrutamento de Pessoal <  > Acesso em: 02 nov. 2014. > Acesso em 14 de Março de 2015.

Linkedin Grupo Brasanitas < https://www.linkedin.com/company/grupo-brasanitas ACESSO EM 20/03/2015 > Acesso em 16 de Março de 2015.

Site Oficial Grupo Brasanitas < http://www.grupobrasanitas.com.br/ > Acesso em 16 de Março de 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com