RELATORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Por: Teresinha27 • 13/10/2020 • Trabalho acadêmico • 3.139 Palavras (13 Páginas) • 198 Visualizações
[pic 1][pic 2]UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
CAMPUS PROFESSOR ANTÔNIO GIOVANNE ALVES DE SOUSA/PIRIPIRI
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
PIRIPIRI – PI
2016
Teresinha Maria Lopes
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
PIRIPIRI – PI
2016
Dedico este trabalho a todos que de forma direta ou indireta contribuíram para a realização deste Estágio Supervisionado.
“Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra”
Anísio Teixeira
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 6
2. OBJETIVOS 7
2.1 OBJETIVO GERAL 7
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 7
3. DESCRIÇÃO GERAL DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO 8
3.1 HISTÓRICO DA ESCOLA 8
3.2 ASPECTOS FÍSICOS DA ESCOLA 10
3.3 RECURSOS HUMANOS 11
3.4 GESTÃO ORGANIZACIONAL DA ESCOLA 12
4. ESTÁGIO SUPERVESIONADO II 16
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 20
6.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21
ANEXOS 22
INTRODUÇÃO
O Estágio de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96), que consiste em um processo planejado, visando à integração entre conhecimentos práticos e conhecimentos teóricos que complementam a formação acadêmica do aluno.
O presente relatório refere-se as atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado II , e tem como meta mostrar o processo de vivência prática-pedagógica no ensino de Física nas turmas do 1ºano (F, G e H), 2ºano (D, E e F) e 3ºano (C e D) do Ensino Médio da Unidade Escolar Tertuliano Solon Brandão, na qual foi dividido em fase de observação e regência, onde busca, respectivamente, analisar a prática pedagógica dos professores já formados, desenvolver atividades e ministrar aulas com base no planejamento previamente elaborado. Nestes aspectos o estágio aponta a situação ideal para a formação do professor, possibilitando-lhe conhecer e interagir com a diversidade de seu campo de atuação.
Deste modo, o Estágio Supervisionado é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, proporcionando ao graduando a aplicação de seus conhecimentos acadêmicos em situações da prática profissional, criando a possibilidade do exercício de suas habilidades, fazendo adquirir uma visão crítica de sua área de atuação e percepção da importância que tem o educador na formação de seus alunos.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
O Estágio Supervisionado II tem por objetivo geral proporcionar ao graduando a oportunidade de comparar os conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação acadêmica com a realidade das salas de aula, através da observação e análise da prática educacional, e também desenvolver suas habilidades com finalidade de conciliação de teoria e prática.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Cumprir as exigências da disciplina Estágio Supervisionado II.
- Fazer com que o estágio supervisionado não tenha apenas o caráter de observação, participação e regência;
- Fazer do estágio supervisionado um dos pisos dos primeiros passos para a postura de auto formação, continuo e individualizado;
- Conhecer aspectos do ambiente escolar, não mais somente aspectos da sala de aula;
- Colocar-se no lugar de professor e ver-se como tal;
- Saber que cada escola é singular, assim como seu ambiente escolar;
- Saber que o conhecimento específico de conteúdos não garante o conhecimento pedagógico;
- Entender que saberes práticos e competências específicas têm aparatos teóricos.
DESCRIÇÃO GERAL DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
HISTÓRICO DA ESCOLA
A Unidade Escolar Tertuliano Solon Brandão foi fundada em 1986, situada na rua Neném Galvão, s/n – Bairro Vila Kolping- Pedro II-Piauí, no governo de Hugo Napoleão, Secretário da Educação, Professor Átila Lira e na administração Municipal Tomaz Café de Oliveira.
De início a escola contou com seis salas de aula, uma diretoria, uma sala para professores, três banheiros um deposito, uma área coberta e uma cantina. Neste ano de inauguração a matricula inicial foi em torno de 580 alunos, funcionado nos turnos da manhã, tarde e noite, com corpo administrativo de uma diretora, uma secretária, um datilografo, nove professores, oito zeladoras e três vigias, e em 1987 foram construídas mais seis salas de aulas, atendendo assim 645 alunos dos quais durante todos esses anos, só tem aumentado o número de alunos, onde são atendidos nos três turnos: manhã, tarde e noite.
Esta Unidade de Ensino recebeu esse nome em homenagem a Tertuliano Solon Brandão, conhecido como “Tenente Terto”.
No período de 1986 a 2003 tiveram alguns diretores nomeados pelo governo do Estado exercendo um trabalho em prol do desenvolvimento da escola e do ensino aprendizagem dos alunos, tendo como primeira diretora a professora Maria dos Remédios Alves Teixeira, depois assumiram: Teresinha de Jesus Ferreira, Maria do Socorro de Castro, Paula Francinete Teixeira, Ernani Getirana, Antonio Alves de Sousa, Maria do Rosário Marques, Margareth Galvão Benício, Teresinha Soriano, Maria do Socorro Honorato Andrade, Joana de Sousa Lima, Áureo Uchoa costa, Laura Monteiro Brandão, Carlos Antonio Gomes de Oliveira.
...