RELATORIO SOBRE SENSORES
Exames: RELATORIO SOBRE SENSORES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 080496 • 18/11/2014 • 1.150 Palavras (5 Páginas) • 548 Visualizações
Introdução
A nossa percepção começa quando uma forma qualquer de energia incide sobre as interfaces existentes entre o nosso corpo e o ambiente, sejam estas interfaces externas ou internas. Nelas há células especiais capazes de traduzir a linguagem do ambiente para a linguagem do sistema nervoso (potencial de ação). Tais células são denominadas RECEPTORES SENSORIAIS. São estas células que definem o que chamamos de sentidos (visão, audição, sensibilidade corporal, olfação, gustação). Entretanto, o SN é capaz de sentir muito mais do que esses sentidos clássicos. E isso ocorre de forma consciente e inconsciente. Ele pode detectar alterações sutis na posição do nosso corpo quando nem nos damos conta disso; mudanças sutis da pressão; composição e temperatura do sangue que nunca chegam a nossa consciência; movimentos viscerais etc. Os Tipos de Receptores Sensoriais são:
Mecanorreceptores - Alterações mecânicas
Termorreceptores - Alterações de temperatura
Nocioceptores - Lesões teciduais
Eletromagnéticos - Detectam Luz
Quimiorreceptores - Alterações gasométricas, gosto, cheiro. ‘GUYTON, 2011’
Objetivo
Avaliar as características dos receptores sensoriais
Materiais e Métodos
Foram utilizados os seguintes Materiais:
01 Régua de 30 cm
08 Clipes Metálicos
01 Folha de Sulfite
01 Recipiente grande com água gelada
01 Recipiente grande com agua em temperatura ambiente
01 Recipiente Banho Maria a 35ºC
Papel Toalha
Experimento 1 – Neste experimento, o primeiro procedimento realizado, foi, desenharmos com a utilização de uma régua, na face ventral do antebraço de uma das aluna do grupo, uma área quadrangular de 3,0 cm X3,0 cm , que foi dividida em quadrados de 0,5 cm X 0,5 cm, totalizando assim 36 partes como mostra a figura 1e 2.
D D N N D N
N N N D N N
N N N N D D
D D N N N D
D D D N D D
N N N N N N
Figura 01
Figura 2- D= Dor / N = Nada /
Em cada uma dessas partes desenhadas, foi pressionada a ponta de um lápis utilizando a mesma pressão e intensidade para que o colega voluntario, relatasse cada sensação perceptível ao toque do lápis, e cada uma dessas sensações foi transcritas para um outro quadrado que foi desenhado em uma folha de sulfite onde a letra D representa Dor e a Letra N Nada.
Experimento 2 – Utilizamos cinco clipes metálicos com as respectivas aberturas: 0,5 cm, 1,0 cm, 2,0 cm 5,0 cm e 10 cm, selecionamos quatro regiões da pele (polpa digital do polegar, lábio inferior, lateral do braço, região interescapular.), e posteriormente tocamos cada uma dessas regiões com ambas as extremidades de um dos respectivos clipes, para que o voluntario pudesse relatar se sentia uma ou duas das pontas do clipe utilizado. Onde foi obtido o resultado demonstrado na figura 2.
Clipes de 0,5 cm Clipes de 1,0 cm Clipes de 2,0 cm Clipes de 5,0 cm Clipes de 10 cm
Polpa do polegar 2P 2P 2P 2P 2P
Lábio inferior 2P 2P 2P 2P 2P
Lateral do braço 2P 2P 2P 2P 2P
Região interescapular 2P 2P 2P 2P 2P
Figura 2 - 1P=
...