RESUMO DO ARTIGO
Por: motarenatta • 27/10/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 751 Palavras (4 Páginas) • 106 Visualizações
3.1 Resumo
A partir de análise, o resumo do artigo está escrito de em linguagem simples, objetiva e correta, como exemplificado no seguinte trecho:
“O estudo avança sobre uma lacuna epistêmica ao utilizar a teoria das LIs para compreender o profissional em seu mundo, de forma ampla, em contraposição aos estudos de denúncias que geralmente se baseiam em teorias comportamentais. ” (AYRES; SAUERBRONN; FONSECA, 2022 p. 248)
Ademais, é notório a clara apresentação do o tema e o objetivo do trabalho, sua metodologia e principais resultados, como exposto no seguinte quadro:
Apresentação do tema e o objetivo do trabalho | “O objetivo principal do artigo é compreender como as lógicas institucionais (LIs) – Família, Religião, Comunidade, Estado, Profissão, Organização e Mercado de Capitais e de Trabalho – influenciam (ou não) o profissional de contabilidade brasileiro na intenção de denunciar irregularidades. ” (AYRES; SAUERBRONN; FONSECA, 2022 p. 248) |
Metodologia | Em termos metodológicos, o estudo é qualitativo e interpretativo, baseado na análise de conteúdo (AC) pela lente do círculo hermenêutico. (AYRES; SAUERBRONN; FONSECA, 2022 p. 248) |
Resultados | Dentre os resultados, destacam-se: (a) tipologia da influência das LIs na intenção de denúncia de irregularidades por profissional de contabilidade; (b) diferenciação de influências para favorecer ou evitar a denúncia segundo lógicas diversas; (c) discussões sobre as premissas de que maior proteção e apoio ao denunciante favoreceriam a denúncia ou, em contrapartida, que o reconhecimento e a recompensa financeira seriam considerados fatores que não favoreceriam a denúncia, entre outros aspectos. (AYRES; SAUERBRONN; FONSECA, 2022 p. 248) |
3.2 Introdução
A introdução é a parte do artigo científico em que o autor informa o que foi pesquisado e o porquê da investigação. ¹
Após análise do artigo, as autoras explicitam o tema de forma coesa e coerente na introdução, como exposto no seguinte trecho:
“O objetivo principal deste estudo é compreender como as lógicas institucionais (LIs) – Família, Religião, Comunidade, Estado, Profissão, Organização e Mercado de Capitais e de Trabalho – influenciam (ou não) o profissional de contabilidade do Brasil na intenção de denunciar sobre irregularidades conhecidas em decorrência da atuação profissional a autoridades ou outras entidades que possam promover providências. ” (AYRES; SAUERBRONN; FONSECA, 2022 p. 249)
Logo contextualizando a pesquisa na área da contabilidade.
“ O objeto (intenção de denúncia por profissional de contabilidade do Brasil) e o sujeito (profissional de contabilidade brasileiro) têm como base a indicação de que o profissional de contabilidade tem uma posição ideal para assistência inestimável e antecipada à identificação de ilícitos pelo seu acesso à informação (Taylor & Thomas, 2012), podendo evitar resultados danosos às empresas, aos stakeholders e à própria sociedade (Shawver & Clements, 2008). “ (AYRES; SAUERBRONN; FONSECA, 2022 p. 249)
...