Reconhecimento da personalidade jurídica da criança, bem como do seu estado de direito
Monografia: Reconhecimento da personalidade jurídica da criança, bem como do seu estado de direito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ABCD45 • 31/1/2015 • Monografia • 9.870 Palavras (40 Páginas) • 325 Visualizações
ja enviei no link anterior
CNEC /FACECA
FACULDADE CENECISTA DE VARGINHA
ATAIDE DE PAULA PAIVA
O RECONHECIMENTO DA PERSONALIDE JURÍDICA,
DO NASCITURO, BEM COMO SUA CONDIÇÃO JURÍDICA
COMO SUJEITO DE DIREITOS
Varginha
2014
ATAIDE DE PAULA PAIVA
O RECONHECIMENTO DA PERSONALIDE JURÍDICA,
DO NASCITURO, BEM COMO SUA CONDIÇÃO JURIDICA
COMO SUJEITO DE DIREITOS
Monografia apresentada ao curso de Direito da Faculdade Cenecista de Varginha, como requisito parcial, para obtenção do grau Bacharel em Direito.
Área de Concentração: Direito Civil.
Orientador (a): Prof. Fabiano Guimarães Fonseca
Varginha
2014
ATAIDE DE PAULA PAIVA
Monografia intitulada “O Reconhecimento da Personalidade Jurídica do Nascituro bem como sua condição de sujeito de Direitos”, aprovada como requisito parcial para obtenção do grau Bacharel em Direito no Curso de Direito da Faculdade Cenecista de Varginha.
BANCA EXAMINADORA
___________________________________________________________________________
Professor(a)........................................................ Orientador(a)
___________________________________________________________________________
Prof. - FACECA
___________________________________________________________________________
Prof. - FACECA
___________________________________________________________________________
Prof. Ms. Fabiano Guimarães Nogueira
Coordenador do Curso de Direito
Varginha/MG, ____/_____/ 2014
Este trabalho é dedicado à minha mãe, Regina de Paiva, cujo esforço impar, e fé inabalável moldaram parte de quem sou. E à minha esposa Lilian cujo espírito perseverante e alegria contagiante enriquecem todos os momentos de minha vida.
AGRADECIMENTOS
À Deus, que se mostrou criador. Seu olhar para comigo foi meu sustento e me deu coragem para questionar realidades e propor sempre um novo mundo, com concepções novas.
À minha mãe, por sua capacidade de acreditar em mim e investir em mim. Mãe, seu cuidado e dedicação foi que me deram, em alguns momentos, a esperança para seguir.
À minha esposa Lilian Dayane, pessoa com quem amo partilhar a vida. Com você tenho me sentido mais vivo de verdade. Obrigado pelo carinho, a paciência e por sua capacidade de me trazer paz na correria de cada semestre.
Ao Prof. Joaquim Donizete Crepaldi, por ensinar em suas aulas sobre a majoração do “SER” sobre o “TER”, motivo pelo qual o tema deste trabalho se desenvolve voltado sempre para a majoração do “SER HUMANO”.
Ao meu orientador, Prof. Ms. Fabiano Guimarães, por seu tempo, por sua atenção, por seus ensinamentos, suas dicas rápidas, porém preciosas, sua paciência e confiança ao longo das supervisões das minhas atividades.
“Tenho evitado cuidadosamente rir-me dos atos humanos, ou desprezá-los; o que tenho feito é tratar de compreendê-los”. (Baruch Spinoza)
RESUMO
Este trabalho tem por objetos traçar uma breve analise das correntes que versam sobre o início da personalidade civil da pessoa, realizando uma abordagem tratando da importância dos Direitos do Nascituro, bem como do seu reconhecimento, destacando a possibilidade do nascituro ser considerado pessoa de direitos e obrigações na ordem civil brasileira desde a concepção.
Pretende ainda, analisar criticamente acerca da postura das diferentes sociedades históricas em relação ao nascituro, bem como os fatos determinantes no surgimento dos atuais conceitos jurídicos atuais que envolvem os direitos do nascituro, e ainda a sua relevância e efetividade para a sociedade atual frente ao crescente avanço
...