Refletir sobre a origem histórica da profissão, os avanços, as demandas atuais e a contribuição para o desenvolvimento da profissão.
Por: ivanida • 12/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.207 Palavras (5 Páginas) • 282 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL
Estágio Curricular Obrigatório I
PAULO AFONSO
2013
MARIA MÔNICA DOS SANTOS
CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL
Estágio Curricular Obrigatório I
Trabalho de CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, com requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I
Coordenadora do curso: Profª. Adarly Rosana Moreira Goes.
Paulo Afonso
2013
CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL
1. CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO EM QUE ESTÁ ESTAGIANDO
1.1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
O Centro de Referência de assistência Social – CRA, está localizado na Rua Ribeirão, 32, é uma instituição governamental, que apresenta estratégia relevante para a consolidação do Sistema Único de assistência Social – SUAS. No seu atendimento realiza ações voltadas à prestação de serviços às pessoas em situação de risco pessoal e social, para que haja inserção dos mesmos na rede de proteção social do Município de Jatobá. Foi implantado em 2010, conta atualmente com 1200 famílias cadastradas na área de sua abrangência. As suas principais ações estão voltadas as orientações, encaminhamento e acompanhamentos no PBF e BPC, prevenção e enfrentamento a situações de risco social através de inserção de indivíduos e famílias na rede de proteção social e fortalecimento dos vínculos familiares, com ações que permitam o desenvolvimento de suas potencialidades.
1.2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL:
Sua gestão é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social. Os serviços oferecidos pelo CRAS estão previstos na Norma Operacional Básica do Sistema Único da Assistência Social NOB/SUAS (2005). O CRAS possui uma equipe interdisciplinar composta por: 01 Assistente Social, 01 Psicólogo, 01 Coordenadora Pedagógica, 03 Auxiliares Administrativos, 02 Serviços Gerais, 01 Monitora do Projovem e 02 Monitoras da Brinquedoteca.
2. OBJETIVO INSTITUCIONAL:
2.1. NATUREZA DOS PROGRAMAS E PROJETOS:
A Instituição tem como objetivo ofertar serviço social de proteção básica às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, beneficiário ou não do PBF e BPC, pertencentes ao território de sua área de abrangência. O Serviço Social prima pela viabilização de direitos sociais aos cidadãos assistidos no serviço e o desenvolvimento de sua autonomia, a dinâmica institucional, atende as exigências do serviço, assim como os programas nele desenvolvidos. Proporciona condições para o desenvolvimento de potencialidades e do fortalecimento de vínculos comunitários e familiares, identificando situações de vulnerabilidade, riscos e potencialidade.
O CRAS articula com a rede sócio-assistencial e demais políticas setoriais, programas, projetos e serviços sócio-educacional envolvendo crianças adolescentes, jovens e adultas, promovendo o acesso aos direitos sociais e à informação e adquirem informações sobre a comunidade, rede social e situação social do local, na busca de fortalecimento e enfrentamento as mazelas sociais.
2.2. POLÍTICA SOCIAL:
O CRAS tem uma política estatal de definição do preço mínimo da força de trabalho, através de seus objetivos de atendimento as necessidades básicas da população garantiam dos mínimos sociais. Dentro da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS.
Dentro da Política Social esta Instituição tem a função socioassistencial de executar os seguintes programas: PAIF- Programa de Atenção Integrada a Família, PETI – Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil, o PROJOVEM, a BRINQUEDOTECA o Programa de Boa Idade, PBF, BPC, Cadastro Único e o projeto de geração de renda para as famílias e vulnerabilidades.
2.3. RECURSOS FINANCEIROS:
O financiamento do CRAS é uma parceria do Governo Federal com complementação do Município para atender as ações desenvolvidas pela equipe técnica que compõe o mesmo.
3. ÂMBITOS INSTITUCIONAIS
3.1. CARACTERIZAÇÕES DA POPULAÇÃO:
O CRAS de Jatobá atende uma população com família de baixa renda, grande parte delas sobrevive do Benefício do Programa Bolsa Família e transferência de renda do BPC. São famílias numerosas chegando muitas vezes até dez pessoas por família e muitas se encontram vivenciando situações de risco e vulnerabilidade social.
3.2. PROCESSO DECISÓRIO:
O CRAS de Jatobá está diretamente ligado a coordenação da Proteção Social Básica, onde tem uma Coordenadora do CRAS, que juntamente com a equipe técnica: uma Assistente Social, uma Psicóloga, três Auxiliares Administrativas, compõem os serviços da Secretaria de Assistência Social do Município de Jatobá.
...