Reflexos da Globalização na Cultura Alimentar: Considerações Sobre as Mudanças na Alimentação Urbana
Por: alinelfagundes • 31/10/2018 • Dissertação • 608 Palavras (3 Páginas) • 543 Visualizações
Trabalho de Sócio-Antropologia
Prof. José Márcio
Aline Lopes Fagundes - 2º período Educação Física - UIT
Artigo: Reflexos da globalização na cultura alimentar: considerações sobre as mudanças na alimentação urbana.
Identifique a ideia central do texto
A ideia central do texto é focar particularmente no impacto das mudanças alientares urbanas. A comensalidade contemporânea é o foco de interesse deste artigo discute como se configuram algumas mudanças nas prática alimentares urbanas.
Cite três ideias novas:
1- Introdução do conceito de rastreabilidade do alimento: O conceito de rastreabilidade envolve a recomposição da história do produto alimentício, com identificação e registro de cada etapa do processo. Assim, nas etapas de produção, industrialização e consumo, devem ser registradas e disponibilizadas informações que permitam identificar como o produto foi plantado ou criado, o tipo de solo ou ração utilizados, a época e o método de colheita ou abate, a maneira como o alimento foi industrializado e conservado até o consumo.
2- Uma maior exigência com relação à rotulagem alimentar: Os cuidados com a rotulagem dos alimentos constituem uma tendência que evidencia o aumento das exigências do consumidor, no sentido da valorização das diversas opções de certificação dos alimentos, buscando assegurar questões relativas, por exemplo, ao processo, à conformidade, à qualidade, à origem e à composição nutricional. Contudo, quando os alimentos circulam entre países, nem sempre as informações alimentares e nutricionais podem ser igualmente esclarecedoras às pessoas, tanto por diferenças de legislação, que determinam como a rotulagem deve ser apresentada, quando por diferenças culturais de percepção.
3-Desenvolvimento do auto-serviço (self-service): Esse modelo de prestação de serviços em alimentação permite, de maneira rápida e com um custo semelhante ao de um lanche comum, que a pessoa faça uma refeição completa.
Elabore três questionamentos a partir do texto:
O acesso aos alimentos, na sociedade moderna, predominantemente urbana, é exclusivamente determinado pela estrutura socioeconômica e sociocultural?
A publicidade e marketing são grandes influenciadores na sociedade quanto à tendência do consumo alimentar?
Os avanços tecnológicos na indústria de alimentos e na agricultura, e pela globalização da economia, as práticas alimentares contemporâneas são relevantes a ponto de se tornarem objeto de preocupação?
Conclusão:
A comensalidade contemporânea se caracteriza pela escassez de tempo para o preparo e consumo de alimentos; pela presença de produtos gerados com novas técnicas de conservação e de preparo, que agregam tempo e trabalho; pelo vasto leque de itens alimentares; pelos deslocamentos das refeições de casa para estabelecimentos quecomercializam alimentos – restaurantes, lanchonetes, vendedores ambulantes, padarias, entre outros; pela crescente oferta de preparações e utensílios transportáveis; pela oferta de produtos provenientes de várias partes do mundo; pelo arsenal publicitário associado aos alimentos; pela flexibilização de horários para comer agregada à diversidade de alimentos; pela crescente individualização dos rituais alimentares. Embora exista contrastes econômicos e socioculturais entre países pobres e ricos, é preciso destacar a necessidade do equilíbrio alimentar, este, desve ser valorizado pela conscientização da importância da alimentação na manutenção da saúde. A busca pela qualidade deve refletir, além do seu valor nutricional,as preocupações com processos de produção e conservação de alimentos devem valorizar tudo o que for natural, fator este estimulado pela consciência ecológica. Finalmente, salienta-se que a ciência começa a demonstrar o que, empiricamente, sempre foi de conhecimento das pessoas: a importância do prazer de comer. Torna-se, assim, de vital importância o respeito pelo momento alimentar e pela história pessoal relativa à alimentação, demonstrando-se que as pessoas estão cada vez mais exigentes com os alimentos e cada vez mais preocupadas com as consequências do ato alimentar.
...