Relatorio
Dissertações: Relatorio. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: simonesie • 15/6/2014 • 1.923 Palavras (8 Páginas) • 828 Visualizações
2.1.1 Topografia
Topografia na língua grega tem o seguinte significado TOPOS: Lugar e GRAFIA: descrição, de uma forma simples significa descrição do lugar. Segundo DOUBEK (1989). “A Topografia tem por objetivo o estudo dos instrumentos e métodos utilizados para obter a representação gráfica de uma porção do terreno sobre uma superfície plana”. Também podemos utilizar a descrição de ESPARTEL (1987). “A Topografia tem por finalidade determinar o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, sem levar em conta a curvatura resultante da esfericidade terrestre”.
De acordo com a citação a seguir, “a Topografia tem como objetivo a representação detalhada da superfície da Terra, através de plantas ou cartas, recorrendo a diversos métodos e técnicas de posicionamento e aquisição de dados”. (Gonçalves, Madeira e Sousa, 2008).
Segundo BRINKER; WOLF (1977), o trabalho prático da Topografia pode ser dividido em cinco etapas:
1) Tomada de decisão: onde se relacionam os métodos de levantamento, equipamentos, posições ou pontos a serem levantados,etc.
2) Trabalho de campo ou aquisição de dados: efetuam-se asmedições e gravação de dados.
3) Cálculos ou processamento: elaboram-se os cálculos baseados nas medidas obtidas para a determinação de coordenadas, volumes, etc.
4) Mapeamento ou representação: produz-se o mapa ou carta a partir dos dados medidos e calculados.
5) Locação.
Então a topografia tem como principal objetivo efetuar o levantamento (executar medições de ângulos, distâncias e desníveis) que permita representar uma porção da superfície terrestre em uma escala adequada. Às operações efetuadas em campo, com o objetivo de coletar dados para a posterior representação, denomina-se de levantamento topográfico.
Como vimos, Topografia é a descrição da superfície de um lugar, conhecendo os instrumentos e os métodos que se destinam a representar esse terreno sobre uma superfície plana denominada plano topográfico.
O Plano Topográfico é uma projeção ortogonal da porção da superfície terrestre em questão. Serão projetados sobre um plano horizontal os limites desse terreno e todas as suas particularidades naturais e artificiais. Observe na figura abaixo (ESPARTEL, 1987) a relação da superfície terrestre e de sua projeção sobre o papel, Plano Topográfico.
A Topografia pode ser dividida em duas partes, TOPOMETRIA E TOPOLOGIA.
2.1.1.1 Topometria: A topometria pode ser definida da seguinte forma: “A topometria estuda os processos clássicos de medida de distância, ângulos e diferença de nível. Encarrega-se, portanto, da medida das grandezas lineares e angulares, quer seja no plano horizontal ou no plano vertical, objetivando definir o posicionamento relativo dos pontos topográficos [ponto topográfico é qualquer ponto do terreno que contribui para a definição das medidas lineares ou angulares]. Por sua vez, a topometria se divide em: planimetria e altimetria” (Jucilei Cordini ).
2.1.1.1.1 Planimetria: É um conjunto de processos para obtenção da projeção horizontal ou representação plana do terreno, pode ser definida de acordo com as seguintes citações: “A planimetria estuda e estabelece os procedimentos e métodos de medida, no plano horizontal, de distâncias e ângulos, e a conseqüente determinação de coordenadas planas (X,Y) de pontos de interesse.”(Jucilei Cordini ). “Consiste em obter os ângulos azimutais e as distâncias horizontais para a determinação das projeções dos pontos do terreno para a representação do plano topográfico. Atua no plano horizontal (plano topográfico) e não leva em consideração o relevo. Os trabalhos provenientes da planimetria dão origem às plantas planimétricas” (Mauro Silva).
2.1.1.1.1.1 Métodos de Levantamentos Planimétricos
2.1.1.1.1.1.1 Método por Irradiação
Segundo ESPARTEL (1977), o Método da Irradiação também é conhecido como método da Decomposição em Triângulos ou das Coordenadas Polares. É empregado na avaliação de pequenas superfícies relativamente planas. Uma vez demarcado o contorno da superfície a ser levantada, o método consiste em localizar, estrategicamente, um ponto (P), dentro ou fora da superfície demarcada, e de onde possam ser avistados todos os demais pontos que a definem.
Assim, deste ponto (P) são medidas as distâncias aos pontos definidores da referida superfície, bem como, os ângulos horizontais entre os alinhamentos que possuem (P) como vértice.
A medida das distâncias poderá ser realizada através de método direto, indireto ou eletrônico e a medida dos ângulos poderá ser realizada através do emprego de teodolitos óticos ou eletrônicos.
A precisão resultante do levantamento dependerá, evidentemente, do tipo de dispositivo ou equipamento utilizado.
Este método é muito empregado em projetos que envolvem amarração de detalhes e na densificação do apoio terrestre para trabalhos topográficos e fotogramétricos.
2.1.1.1.1.1.2 Método por Interseção
Segundo ESPARTEL (1977), o Método da Interseção também é conhecido como método das Coordenadas Bipolares.
É empregado na avaliação de pequenas superfícies de relevo acidentado.
Uma vez demarcado o contorno da superfície a ser levantada, o método consiste em localizar, estrategicamente, dois pontos (P) e (Q), dentro ou fora da superfície demarcada, e de onde possam ser avistados todos os demais pontos que a definem.
Assim, mede-se a distância horizontal entre os pontos (P) e (Q), que constituirão uma base de referência, bem como, todos os ângulos horizontais formados entre a base e os demais pontos demarcados.
A medida da distância poderá ser realizada através de método direto, indireto ou eletrônico e a medida dos ângulos poderá ser realizada através do emprego de teodolitos óticos ou eletrônicos.
A precisão resultante do levantamento dependerá, evidentemente, do tipo de dispositivo ou equipamento utilizado.
De cada triângulo são conhecidos dois ângulos e um lado (base definida por PQ). As demais distâncias e ângulos necessários à determinação da superfície
...