Relatorio Filtraçao
Trabalho Escolar: Relatorio Filtraçao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tefys2 • 18/11/2014 • 900 Palavras (4 Páginas) • 410 Visualizações
ETEC TIQUATIRA
Guilherme Augusto
Guilherme Barão
Henrique Cruz
Larissa Schimitt
Stephanie Teixeira
Relatório laboratorial
SÃO PAULO
2014
ETEC TIQUATIRA
Guilherme Augusto
Guilherme Barão
Henrique Cruz
Larissa Schimitt
Stephanie Teixeira
Relatório laboratorial
SÃO PAULO
2014
Data de entrega: 31/07
Sumário
Introdução 4
Objetivo 6
Materiais 7
Reagentes 7
Reações 8
Procedimento 9
Conclusões finais 10
Introdução
A filtração é um processo de separação de misturas heterogêneas sólido-líquido ou sólido-gás que consiste em fazer a mistura atravessar um material poroso capaz de reter a fase sólida e deixar atravessar a fase fluida.
O processo de filtração é largamente utilizado nas indústrias e nos laboratórios de análises. Na indústria é comum o uso de filtros junto às chaminés para diminuir a quantidade de partículas sólidas lançadas na atmosfera (separação de misturas heterogêneas sólido-gás). Este tipo de purificação também é bastante utilizado em centros cirúrgicos de hospitais, ou em qualquer outra sala que necessite de assepsia em alto grau, como a fabricação de alimentos parenterais.
Utiliza-se também filtros industriais para remoção de sólidos como lama, precipitados, suspensões e outras misturas do tipo sólido-líquido.
Em laboratórios químicos, a filtração mais utilizada é a que se aplica às misturas heterogêneas sólido-líquido. Neste caso o material filtrante pode ser de vários tipos: membranas filtrantes, papel, algodão vegetal, lã de vidro, carvão ativo e outros. O que define o melhor filtro a ser utilizado é o material que será filtrado. Os papéis de filtro possuem várias especificidades, pois são fabricados em vários graus de espessuras e porosidade e a sua escolha será em função do material sólido a ser retido. A escolha do papel de filtro é feita inicialmente, em função da análise, qualitativa ou quantitativa, já que existem estes dois tipos de classificação do papel.
Os papéis de filtro quantitativos fornecem uma quantidade de cinza muito pequena e sua capacidade de retenção é dada de acordo com a faixa. Assim:
Faixa Preta - utilizado para reter precipitados grandes e gelatinosos. Ex: sulfetos e hidróxidos.
Faixa Branca - utilizado para reter precipitados médios. Ex: oxalatos de magnésio.
Faixa Vermelha - utilizado para reter precipitados finos. Ex: sulfeto de zinco
Faixa Azul - utilizado para reter precipitados muito finos. Ex: fosfato de magnésio.
Faixa Verde – utilizado para reter precipitados de sulfato de bário.
Existem ainda outros materiais utilizados nas filtrações, principalmente se for necessário secar e pesar os precipitados nas análises quantitativas, tais como:
Cadinho de Gooch: É um cadinho de porcelana ou de platina, o qual possui o fundo perfurado, onde se acomoda uma camada filtrante de fibras como amianto ou óxido de alumínio. Esta camada, após lavagem e secagem em estufa por várias vezes até peso constante, estará pronta para uso. A filtração realizada com este tipo de cadinho é feita a vácuo.
Cadinho filtrante de vidro sinterizado: É um cadinho de vidro que possui no seu interior uma placa fixa de vidro sinterizado podendo variar de porosidade, utilizado desde que o material retido seja secado a no máximo 200°C. Neste caso também a filtração é feita a vácuo.Para que uma filtração se processe de forma eficiente, é necessário que:
a)O corpo sólido não passe através do papel de filtro ou penetre em seus poros. Uma forma de impedir essa penetração é adicionar à mistura a ser filtrada, produtos absorventes, tais como terra de diatomáceas, que favorecem a filtração, pois retêm o sólido a ser filtrado.
b)O líquido não reaja com o material filtrante (papel ou algodão vegetal), nem o dissolva, mesmo que parcialmente, como no caso de líquidos corrosivos
...