Relatorio Sobre O Ato De Negociar, Reflexões Sobre A Preparação.
Monografias: Relatorio Sobre O Ato De Negociar, Reflexões Sobre A Preparação.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jameslima29 • 17/6/2013 • 429 Palavras (2 Páginas) • 850 Visualizações
O Ato de Negociar, Reflexões sobre a Preparação.
1. Qual a importância do planejamento da negociação?
R.: Segundo Francisco Bittencourt: “Dos seres sobre a terra, o homem é o único com capacidade de negociar”. Isso decorre pelo fato de sermos seres racionais. E em uma negociação quanto mais exercitamos o nosso poder de raciocínio, aumentamos a nossas chances de sairmos com um resultado favorável e satisfatório. Mas, com vista a alcançar este resultado, concordamos com o autor quando diz “ser necessário o estabelecimento de algumas premissas, tais como a preparação de si próprio e o planejamento”, e sem duvida a mais importante é o planejamento, pois, em uma negociação em que houve um planejamento prévio, estaremos preparados para enfrentarmos varias situações que possam ocorrer no andamento do processo de negociação. As chances de sermos surpreendidos de forma negativa, irão diminuir bastante. Todavia, o planejamento deverá ser criado de forma muito criteriosa, com muita paciência e procurando-se antever a possíveis situações adversas, caso venham a ocorrer. È importante que estejamos sempre munidos de fatos, dados e argumentações, focadas em nosso objetivo dentro da negociação, procurando não perder o foco. Devemos também procurar ter sempre mais de uma estrategia, táticas à serem utilizadas na negociação, ter sempre planos B, C, Etc. Com vista a manter o processo de negociação de forma incansável até que se alcance o objetivo.
2. Quais são os problemas de conduta ética envolvidos no processo de negociação?
R.: A postura ética, durante o processo de negociação é fundamental para manter o nível de respeito entre os interlocutores, sendo a base principal na condução do processo. Conforme o consultor Francisco Bittencourt. “O entendimento da postura dos demais interlocutores da negociação, serve de subsídio não só para reforçar as próprias argumentações, mas sobretudo, para a definição de contra argumentações efetivas, as colocações feitas pelo outro lado”. No processo de negociação, devemos colocar em pratica o exercício da empatia. Os problemas de conduta ética, atrapalham e interferem diretamente no resultado da negociação. Desta forma, devemos evitar dirigir-se ao ambiente de negociação sem preparo prévio, evitar o consumo de bebidas e ou outros meios que possam atrapalhar o raciocínio e o comportamento pessoal. Devemos manter também um ambiente de cordialidade e respeito, evitando discussões em voz de tom elevado, palavras de baixo calão, bem como ofensas morais. Procurar acima de tudo manter o nível elevado da negociação e o autocontrole. Pois, desta forma o resultado da negociação tende a ser favorável. Caso contrario, a negociação poderá chegar a ser interrompida, criando-se um impasse e atrapalhando na busca do resultado.
...