Relatorio Suinos
Casos: Relatorio Suinos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: linenone • 11/5/2014 • 396 Palavras (2 Páginas) • 1.212 Visualizações
Sábado dia 26.04.14, foi realizada uma aula prática de Etologia e Bem Estar Animal, numa granja de suínos situada na localidade de Alta da União. Objetivo desta aula foi observar o estado físico da granja, não esquecendo o manejo para a melhoria do bem estar destes animais.
No primeiro momento da aula, foi mostrada a sala de reprodução ou sala de Matriz. Onde, porcas antes e depois de colocadas para a seminação artificial, eram mantidas com águas em gaiolas de 60x1, 80 cm de tamanho.
Reprodução Artificial era realizada por meio de pipetas. Muitas vezes não sendo possível fazer o ato com a pipeta do tamanho normal (sêmen 90 ml - grande, introduzida de maneira tradicional), assim, utilizando uma menor (usada através da cervical ultrauterina). Neste momento, é claro, acontece sem a presença do macho.
Matriz vazia significa que o animal não entrou no cio. Com isso, é colocada novamente para o ciclo reprodutivo.
Sala de Monta ou de Matriz → não há nenhuma climatização por meio de aparelhos. A sala é composta por cortinas que tem como objetivo a minimização da temperatura. Deixando a temperatura ambiente em torno dos 12 – 22 ºC.
Problemas/doenças (pode ocorrer):
• Problemas urinários, com menos frequência.
• Diminuição da ingestão de alimentos. Podendo causar futuros problemas nutritivos para o animal.
• Micotoxinas, (substâncias químicas tóxicas produzidas por fungos). Causadoras de úlceras, podendo levar até ao óbito. Prejudicando também na reprodução.
Fatores que pode levar as causas de doenças: rações (falta de lisina – aminoácido bastante frequente e importante que serve como aditivo em rações para nutrição de suínos), umidade e tipos de pisos de locais onde ficam os suínos.
FATORES DE ESTRESSE:
Ranger os dentes;
Inquietação;
Morder grades das gaiolas;
Falta de água induz ao estresse no momento da reprodução artificial;
PÓS – PARTO
Um leitão para cada teto. Não podendo deixar leitões a mais que os tetos das porcas. Pois, assim, ocasiona a morte dos filhotes.
No primeiro dia de vida dos leitões, há o corte dos rabos por cauterização.
Doenças que afetam os leitões – Artrite e diarreia.
No terceiro dia de vida dos leitões é usado ferro na alimentação (1 ml por leitões).
AQUECIMENTO: feitas por lâmpadas comuns ou infravermelhas. Ambas proibidas. Assim, tendo no futuro para essas salas, um sistema de climatização.
O problema da sincronização se dá devido ao nascimento de leitões antes do tempo. E a importância desta sincronização é concentrar parto e manejo.
...