Resumo A Psicologia das Cores
Por: lore585 • 16/11/2021 • Resenha • 509 Palavras (3 Páginas) • 568 Visualizações
"A psicologia das cores" Livro de Eva Heller lançado no dia 15 novembro 2012, é um livro que aborda a relação das cores com os sentimentos humanos, como as duas coisas não se combinam por acaso.
São 13 capítulos referentes à 13 cores diferentes.
Neste livro a autora Eva Heller nos conta como as cores podem influenciar nosso jeito de interpretar e até mesmo de sentir.
Normalmente, profissionais do mundo do marketing e do desenho gráfico são os que mais utilizam a psicologia das cores, para uma melhor influência e sensibilidade em seus clientes.
Devemos entender as combinações das cores, como utiliza-las para que não tenhamos um resultado indesejável. A autora nos informa que todas as cores em absoluto possuem um significado e que podem ser utilizadas também para nossas relações pessoais.
Eva Heller iniciou um estudo com mais de 2000 pessoas para que pudéssemos entender cada aspecto das cores e como os sentimentos pessoais funcionam, não apenas na questão de gosto, mas de "experiências universais profundamente enraizadas da infância na nossa língua e no nosso pensamento", a autora nos explica ao longo do livro pelo simbolismos psicológico e pela tradição histórica.
Como designers, devemos entender a funcionalidade de cada cor e seu significado na vida dos seres humanos, devemos entender as combinações e o que é mais agradável e conveniente aos olhos de nosso cliente e seu público, já que cada idade há sua preferência de cor e como conseguiremos manipular o público através da cor à desejar aquele produto.
Como citado acima, cada cor tem o seu significado e sua combinação, a autora nos dá o exemplo da cor vermelha, que carrega consigo vários significados, como, ao amor, à paixão e ao erótico, porém, se a combinarmos com a cor preta, teremos o significado de violência, guerra e ódio.
A cor azul, é a única cor na qual não predomina nenhum sentimento negativo, o azul sempre irá fazer referência à amizade, empatia, à honestidade, á confiança e todo tipo de valor que têm capacidade para perdurar eternamente.
Amarelo é a cor preferida das pessoas mais velhas, pois gera alegria, positivismos, diversão e outras emoções positivas, porém, pode projetar sentimentos negativos também como desconfiança, ciúme, inveja, avareza e egoísmo, também é muito utilizada como sinal de advertência, que leva o significado mais negativo.
Por conta disso muitos designers têm dificuldade de utiliza-lo, por mais que chame atenção, está relacionado com advertências.
Verde é uma cor bastante alegre, em seus tons mais claros, mas também pode se tornar negativo, com exceção do verde que é utilizado em quadros negros, que é o mais adequado para manter a vista focada nele. Pode ser neutro, e é facilmente influenciado pelas cores que o acompanha, assim como o vermelho.
Esta relacionado com a natureza, energia, vitalidade e esperança.
O preto é a cor favorita dos jovens, pois pessoas mais velhas o associam à morte, e os mais novos o veem como moda.
Preto faz referência á maldade, luto, morte, mentira e infidelidade, embora também represente o mistério e a magia de uma forma mais positiva.
...