Resumo de Balanço Patrimonial
Por: Ligiannee • 26/2/2023 • Resenha • 308 Palavras (2 Páginas) • 71 Visualizações
BALANÇO PATRIMONIAL
ATIVOS: Bens e Direitos -> É tudo o que pode ser convertido em valores monetários.
Ativo Circulante: é um ativo que uma empresa possui e pode ser facilmente vendido ou consumido e, posteriormente, levado à conversão em caixa líquido. Ex: estoque, matérias-primas a serem utilizadas imediatamente, mercadorias, dinheiro em caixa, aplicações financeiras de curto prazo e contas a receber
Ativos não circulantes: são os investimentos de longo prazo de uma empresa cujo valor total não será realizado no período de um ano. Ex: os investimentos, propriedade intelectual, imóveis e equipamentos.
ANC - Realizável a longo prazo: Todos os direitos que uma empresa tem a receber após o término do período do balanço patrimonial. Ex: Empréstimos a Coligadas, aplicações financeiras, depósitos ou duplicata, títulos a receber.
ANC - Investimento: são aplicações que nada têm a ver com atividade da empresa. Ex: compra de ações de empresas, obras de arte, terrenos para expansão, prédio para renda (aluguel).
ANC - Imobilizável: são os bens palpáveis destinados à manutenção da atividade principal ou exercidos com essa finalidade. Ex: máquinas, equipamentos, prédios (em uso), ferramentas, móveis e utensílios, veículos e etc.
ANC - Intangível: Os bens que não têm uma materialidade física, que não podem ser tocados, porém possuem valor econômico. Ex: marcas e patentes, software, clientes.
PASSIVOS: São as obrigações que a empresa tem perante terceiros (dívidas).
Passivos Circulantes: são as obrigações que a empresa tem e são resolvidas em um período de 12 meses, tempo do exercício social. Ex: As contas de fornecedores, obrigações trabalhistas, empréstimos e financiamento.
Passivo não-circulante: são todas as obrigações que possuem vencimento após o período de 1 ano, ou seja, 12 meses após a data do balanço; até o final do exercício seguinte.
Patrimônio Líquido: é a diferença entre o ativo e o passivo da organização, ou seja, entre os bens e direitos que ela possui e suas obrigações.
...