Resíduos Sólidos Urbanos: Impactos socioambientais e perspectiva de manejo sustentável com inclusão social.
Por: mechellebonese • 14/9/2019 • Resenha • 489 Palavras (2 Páginas) • 273 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM AUDITORIA, PERÍCIA E FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL
RESENHA CRÍTICA
Mechelle Bonese Parente dos Santos Rodrigues
Trabalho da disciplina de Gestão de Resíduos Sólidos
Tutor: Prof. GISELE TEIXEIRA SALEIRO
Ananindeua
2019
TEMA: Resíduos Sólidos Urbanos: impactos socioambientais e perspectiva de manejo sustentável com inclusão social.
______________________________________________________________________
CIENCIA & SAUDE COLETIVA, RIO DE JANEIRO, v. 17, n. 6, pp. 1503-1510, JUN, 2012 http://www.producao.usp.br/handle/BDPI/42564
Downloaded from: Biblioteca Digital da Produção Intelectual - BDPI, Universidade de São Paulo.
O texto em questão abrange a temática sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos, seu papel perante a sociedade, suas problemáticas no que tange os impactos ao meio ambiente e a saúde pública. O qual usou-se debates tanto da Rio+20 e a institucionalização da Política Nacional de Resíduos Sólidos, buscando-se intensificar as alternativas para a resolução de inúmeros desafios que os grandes centros urbanos encontraram na inadequada gestão de seus resíduos, bem como a formulação de políticas públicas adequadas para o enfrentamento dessa questão, no combate as mudanças climáticas decorrentes de emissões de gases de efeito estufa e também privilegiando ao mesmo tempo a inclusão social. Um dos indicadores vistos que é de fundamental importância ambiental é a Reciclagem, onde os catadores são os principais protagonistas desta indústria e fundamentais colaboradores do meio ambiente.
Com base no texto, os pontos defendidos são de suma importância e bem alinhados no que tange ao inadequado gerenciamento dos resíduos e as formas que necessita de mudanças para que a Gestão dos Resíduos possa realmente acontecer.
A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos, o seu seguimento é primordial para que se tenha resultados realmente eficazes.
A PNRS também prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos, sendo considerada uma proposta à prática de hábitos de consumo sustentável, criando metas importantes que irão contribuir para a eliminação dos lixões e instituindo instrumentos de planejamento, como os aterros sanitários, que possuem alternativas que minimizam os impactos ambientais e danos ou riscos à saúde humana.
A própria Legislação já traz as soluções mais adequadas a serem seguidas e também ao segui-la coloca o Brasil em patamar de igualdade aos principais países desenvolvidos no que concerne ao marco legal e inova com a inclusão de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, tanto na Logística Reversa quando na Coleta Seletiva. Cabe aos nossos governantes, a real inclusão de medidas para que a Lei nº 12.305/10, seja uma realidade em nossos estados brasileiros, e assim caminharemos realmente rumo a um desenvolvimento mais saudável, em uma perspectiva socialmente justa, ambientalmente sustentável, sanitariamente corretas e economicamente solidária.
...