Meio Ambiente e Impactos Socioambientais no Cinema
Por: Deneru • 5/4/2015 • Artigo • 1.221 Palavras (5 Páginas) • 635 Visualizações
- INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas, a produção de carvão vegetal se revelou uma das atividades econômicas mais danosas à natureza, com o uso de técnicas atrasadas e aplicadas de forma inconseqüente. O desmatamento avassalador, o desperdício e a exploração desumana da mão-de-obra passaram a fazer parte da produção de carvão vegetal, que teve seu "boom" nos anos 80, quando o Estado de Minas Gerais tornou-se o maior pólo siderúrgico mundial.
A exploração do carvão contribuiu para a destruição da Mata Atlântica e de grande parte do cerrado do Centro-Oeste brasileiro e, ainda agora, ameaça a Amazônia, região biologicamente mais rica e inexplorada do mundo, trazendo cada vez mais pessoas interessadas nos lucros desse serviço.
O filme/documentário "Os Carvoeiros" mostra o drama de famílias pobres do interior do país, que produzem carvão vegetal para fabricar aço, em condições precárias e subumanas, sem qualquer conquista social e sem acesso a direitos básicos como: educação, saúde e trabalho digno.
Esses trabalhadores são submetidos a esforços físicos sobre-humanos, com jornadas de trabalho que se estendem por toda a noite e finais de semana. Além disso, os trabalhadores respiram gases, fumaças e poeiras dos fornos e estão submetidos ao excesso de radiação solar e esforços físicos, ao calor dos fornos e outros, sem a preocupação ou utilização de qualquer tipo de equipamento de proteção individual ou coletivo.
O filme/documentário retrata também um dos aspectos mais dolorosos da realidade brasileira, que vem sendo combatido ao longo dos anos, com algumas vitórias, o trabalho infantil em regimes de semi-escravidão onde crianças e adolescentes trabalham em jornadas de até 12 horas por dia, em regime de semi-escravidão, para ajudar a sustentar a família, em carvoarias no interior do Brasil. E pessoas com idade avançadas continuam trabalhando, pois é a única fonte de renda, já que não podem contar com a ajuda do governo.
Já o filme/documentário “A História das Coisas” apresenta importantes informações sobre questões ambientais e sociais dentro da temática do consumo de produtos, que representa um assunto urgente e de vital importância para a sobrevivência.
O presente é um documentário rápido e repleto de fatos voltados para o interior dos padrões do nosso sistema de extração, produção, consumo e descarte de lixo, desde a sua extração, transformação até a sua venda, uso e disposição, todas as coisas que compramos e usamos na nossa vida afetam o meio ambiente em vários níveis.
O filme/documentário nos apresenta as conseqüências de um consumo descuidado, que são desastrosas em níveis locais e mundiais. Os reais efeitos do consumo destes produtos são por vários motivos propositadamente manipulados e escondidos dos nossos olhos pelas empresas e políticos cujos objetivos principais são o lucro e o poder, que obtêm ao promover um consumo exagerado e sem consciência ambiental que só pode ser realizado à custa de toda a vida na Terra, de sofrimento, exploração e degradação ambiental.
Também faz conexões entre importantes questões ambientais e sociais, demonstrando que ao consumirmos de forma inconsciente e desmedida, estamos destruindo o mundo e a nossas gerações atuais e futuras, devendo assim criar uma maior consciência ambiental do problema e um mundo mais sustentável e justo para todos.
Este documentário nos ensina algo essencialmente, que acaba por mudar a maneira como olhamos para todas as coisas que existem na nossa vida sob um aspecto geral, fazendo-nos adquirir uma nova visão e respeito pelo ambiente e das pessoas.
A proposta de trabalho apresenta a análise dos filmes “Os Carvoeiros” e “A História das Coisas”, apresentando uma visão dos problemas ambientais, sociais e culturais, possibilitando a melhora de vida da sociedade através de intervenções ambientais, com ajuda da Engenharia de Segurança do Trabalho.
- OBJETIVOS
Segue neste item, o objetivo geral da proposta de Web Quest, qual seja:
Realizar um levantamento dos problemas ambientais expostos no documentário “Os Carvoeiros” e no filme/documentário “A História das Coisas”.
- Objetivos Específicos
- Proteção ao meio ambiente e conflitos ambientais;
- Projetos de segurança do trabalho e
- Responsabilidade social.
- DESENVOLVIMENTO
- Documentário Os Carvoeiros
- Principais Impactos Ambientais:
- Desflorestamento/devastação da mata;
- Poluição do ar – Emissões atmosféricas;
- Criam buracos a procura de argila/ barro.
- Falhas em Saúde e Segurança do Trabalho:
- Trabalham inalando fumaças (que geram dores de cabeça, tontura);
- Trabalham sem segurança (EPI’s);
- Trabalham desde pequenos, com idade acima da aposentadoria, alguns trabalham até com filhos;
- Exercem muito esforço físico;
- Manuseiam produtos inflamáveis perto do fogo;
- Andam de transporte irregularmente;
- Vivem em casas feitas totalmente de madeiras e forradas com telhas;
- Ganham salários muito baixos, vivem na pobreza;
- São trabalhadores sem estudo, muitas crianças largam os estudos para trabalharem e as que estudam ganham uma ajuda pequena do governo;
- Gados e aves vivem perto dos fornos (certamente devem ser alimentos das famílias).
O documentário deixa bem claro que uma siderúrgica é quem alimenta o emprego desses trabalhadores e também aumentam o desflorestamento. Trabalhadores que só sabem fazer fornos ou atuarem como carvoeiros, em uma região que não tem outro tipo de ramo ou função crianças sonham em ser carvoeiros.
- Responsabilidade Social
Uma idéia para o dono da carvoaria junto com o empresário da siderúrgica seria o reflorestamento da área devastada pela carvoaria (isso é LEI no País), preparando o solo e plantando as sementes da mesma espécie de plantas/árvores que foram derrubadas, com isso os trabalhadores teriam mais trabalho e mais tempo no emprego. A proibição do trabalho infantil na empresa (o governo teria que dar mais atenção nesse tipo de caso, pois as crianças trabalham para não passarem fome), e moradias aos trabalhadores (a empresa poderia pedir ajuda para o governo, para fornecer condições melhores a seus trabalhadores).
...