Ritmos Brasileiros no Violão - part- Débora Ildêncio
Por: deboramusicista • 22/9/2021 • Ensaio • 5.068 Palavras (21 Páginas) • 84 Visualizações
RITIMOS BRASILEIROS
NO VIOLÃO
[pic 1]
Débora Ildêncio é formada em Música- Violão Erudito, Bacharela em Administração, Especialista em Formação em Educação a Distância e MBA em Marketing Digital. Trabalhou em várias escolas do ramo, atuando como coordenadora pedagógica e administrativa. Estudou com professores como: Mozart Mello, Ulisses Rocha, Toninho Horta, Márcio Okayama, Lucas Telles, Paulinho Silva e Marcos Suzano. Cantora, multi-Instrumentista, compositora, apresentadora e produtora musical,
atua também como revisora e escritora de vários materiais utilizados em escolas de música renomadas.
Lançou em 2013 os métodos de percussão intitulados: "Cajon - Seus Ritmos e Fundamentos" e "Pandeiro - Seus Ritmos e Fundamentos" que são comercializados no Brasil e em países como: Venezuela, Chile, Estados Unidos, Espanha, Portugal, França e Japão. Esses métodos que lhe rendeu uma homenagem no International Friendship & Exchange em (2013), festival tradicional que acontece no Japão. Em 2020 os métodos foram relançados também para o formato online e com várias dicas e novas técnicas desenvolvidas pela musicista.
Em 2010 gravou sua primeira videoaula de pandeiro básico, com direção de Daniel Braga, uma parceira que rendeu outra videoaula lançada em abril do ano seguinte e o seu primeiro patrocínio. Após o sucesso desses vídeos na internet, Débora passou a se dedicar na criação de conteúdos nesse formato. Seu canal Oficial já ultrapassou mais de 1.500.000 visualizações, mas, diversos vídeos de sucesso da artista podem ser encontrados em outros canais, somando mais de 5.000.000 de views no Youtube.
Em abril de 2011 a musicista foi convidada pela TV HORIZONTE, para ministrar aulas de harmonia e arranjo para bandas no PROGRAMA ARTE NO AR no quadro SOS CANÇÃO, a participação que seria para três programas lhe rendeu o convite por toda temporada. Em 2015 foi convidada ser a apresentadora do programa CLUBE MPB.
Como compositora muitas músicas se destacam, entre as mais especiais segundo autora estão as canções: DUO, composta para o cantor Lenine e Seus passos, uma obra em referência ao violonista Andy Mckee. Em sua trajetória como cantautora destacam também a música Outro Dia e Roda De Samba, canção que foi selecionada entre mais de 1.700.000 canções, chegando a semifinal do concurso do Exposamba (edição 2013).
O Brasil é conhecido mundialmente pela sua diversidade cultura. Em cada região encontramos uma cultura típica, costumes que vão passando de geração em geração.
A musicalidade e a versatilidade de ritmos é algo que destaca e é sucesso, a mistura e a influência de outros gêneros musicais permitiu um vocabulário rico que traz características únicas para nossa cultura.
Pensando nisso, quero apresentar pra você alguns dos principais ritmos brasileiros. Vale ressaltar que aqui não estão catalogadas todas as possibilidades e todos as levadas, mas o objetivo é convidá-lo a conhecer e vivenciar um pouco da nossa belíssima cultura.
O VIOLÃO 5
PARTES DO VIOLÃO 5
POSICIONAMENTO DAS MÃOS 7
LEITURA DOS ACORDES 9
CIFRA 9
COMPASSO 11
LEITURA GRÁFICOS 11
EXERCÍCIOS 12
RITMOS 14
FORRÓ 15
XOTE 15
BAIÃO 16
MAXIXE 21
SCHOTTISCHE - XOTE 22
TANGO BRASILEIRO 23
CHORO CANÇÃO OU SAMBA-CANÇÃO 23
SAMBA 24
BOSSA NOVA 25
SERTANEJO 26
GUARÂNIA 27
CURURU 28
TOADA 28
CIPÓ PRETO 28
ARROCHA 29
BACHATA 31
REFERÊNCIA 32
O VIOLÃO
O violão é o instrumento mais popular no mundo, presente praticamente em todos os estilos musicais. De fácil transporte, ele está nas rodas entre amigos e também em grandes concertos. Atualmente, existem vários modelos no mercado, podendo ser classificados pelo seu encordoamento (nylon ou aço) e subdivididos pelo seu shape (Clássico, Venetian, Florentine, Folk, Jumbo, Semiflat e Flat).
PARTES DO VIOLÃO
Para aprender a tocar este belo instrumento é importante conhecer as suas partes. Então, vamos lá!
[pic 2]
[pic 3]
A palavra escala vem do latim e significa escada, fazendo uma analogia, podemos dizer que quanto mais a pessoa subir na escada, mais elevado ela ficará. Mas quanto mais descer, mais “baixo”, ela ficará. Em música é assim, quanto mais subimos as notas, mais agudo será meu som, e quanto mais descer mais grave será o som.
[pic 4][pic 5][pic 6]
Para a execução do violão é preciso afiná-lo através de respectivas notas. No instrumento essa afinação não segue a sequência da escala que conhecemos: Dó, Ré, Mi... As notas estão distribuídas de forma diferente. Por isso, para facilitar o processo de afinar o instrumento, existe vários acessórios para auxiliar como o diapasão de garfo, diapasão de sopro, afinador digital e aplicativos.
As cordas são nomeadas por notas musicais, e são afinadas tocadas soltas, ou seja, sem pressionar nenhuma casa. Existem várias afinações para o violão. A mais conhecida e usada é a EADGBE. Olhando a sigla, fica até difícil de pronunciar, mas essa afinação é mais fácil do que você imagina!
[pic 7]
A primeira corda deverá ser afinada na altura da nota Mi (E), a segunda Si (B), a terceira Sol (G), a quarta Ré (D), a quinta Lá (A) e a sexta Mi (E). A corda Mi mais aguda está uma oitava mais aguda do que a sexta corda.
...