Simples Nacional
Artigos Científicos: Simples Nacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GHipolito • 6/8/2014 • 1.491 Palavras (6 Páginas) • 300 Visualizações
onforme Resolução N° 94/2011- CGSN , contribuintes Optantes pelo Simples Nacional deve mencionar em campos próprio o valor correspondente ao crédito e à alíquota de ICMS, Na hipótese de emissão de NF- e. (Art.58 Resolução N° 94/2011- CGSN, abaixo)
Estamos estabelecendo um prazo, para regularização. A partir de 01 Outubro NÂO aceitaremos Notas Fiscais emitidas com os valores a ser creditados em informações complementares, dos Fornecedores optantes pelo Simples nacional que estejam enquadrados nesta Resolução.
Art. 58. A ME ou EPP optante pelo Simples Nacional que emitir nota fiscal com direito ao crédito estabelecido no § 1 º do art. 23 da Lei Complementar n º 123, de 2006, consignará no campo destinado às informações complementares ou, em sua falta, no corpo da nota fiscal, a expressão: "PERMITE O APROVEITAMENTO DO CRÉDITO DE ICMS NO VALOR DE R$...; CORRESPONDENTE À ALÍQUOTA DE ...%, NOS TERMOS DO ART. 23 DA LEI COMPLEMENTAR N º 123, DE 2006". (Lei Complementar n º123, de 2006, art. 23, §§ 1 º , 2 º e 6 º ; art. 26, inciso I e § 4 º )
§ 1 º A alíquota aplicável ao cálculo do crédito a que se refere o caput , corresponderá ao percentual: (Lei Complementar n º 123, de 2006, art. 23, §§ 1 º , 2 º , 3 º e 6 º ; art. 26, inciso I e § 4 º )
I - previsto na coluna "ICMS" nas tabelas constantes dos Anexos I ou II, para a faixa de receita bruta a que a ME ou EPP estiver sujeita no mês anterior ao da operação, assim considerada:
a) a receita bruta acumulada nos 12 (doze) meses que antecederem o mês anterior ao da operação;
b) a média aritmética da receita bruta total dos meses que antecederem o mês anterior ao da operação, multiplicada por 12 (doze), na hipótese de a empresa ter iniciado suas atividades há menos de 13 (treze) meses da operação;
II - de ICMS referente à menor alíquota prevista nas tabelas constantes dos Anexos I ou II, na hipótese de a operação ocorrer no mês de início de atividade da ME ou EPP optante pelo Simples Nacional.
§ 2 º No caso de redução de ICMS concedida pelo Estado ou Distrito Federal nos termos do art. 35, a alíquota de que trata o § 1 º será aquela considerando a respectiva redução. (Lei Complementar n º 123, de 2006, art. 23, §§ 1 º , 2 º , 3 º e 6 º ; art. 26, inciso I e § 4 º )
§ 3 º Na hipótese de emissão de NF-e, o valor correspondente ao crédito e à alíquota referida no caput deste artigo deverão ser informados nos campos próprios do documento fiscal, conforme estabelecido em manual de especificações e critérios técnicos da NF-e, nos termos do Ajuste SINIEF que instituiu o referido documento eletrônico. (Lei Complementar n º 123, de 2006, art. 23, § 6 º ; art. 26, inciso I e § 4 º )
Todos os meus fornecedores não conseguem emitir as NFs com destaque de ICMS em capo próprio, os mesmos utiliza o sistema gratuito para emissão de suas NFs
Alguém poderia informar porque o sistema não deixa destacar em campos próprios o valor do ICMS?
Gostei
Compartilhar Twitter
Exibições: 2971
▶ Responder esta
Respostas a este tópico
Permalink Respondida por Vinicius Pavim em 11 setembro 2013 at 9:11
Bom Dia Silvio, o Simples Nacional somente pode destacar em Campo Próprio o Crédito de ICMS quando for operação de Devolução...Em operações de vendas, que acredito que seja seu caso, ele não poderá,destacar em campo Proprio o ICMS, devera somente informar nas Informações Complementares que a empresa é Optante pelo Simples Nacional e que permite o aproveitamento de crédito correspondente a aliquota da ICMS constante na tabela do seu ANEXO.
• ▶ Responder
•
Permalink Respondida por DANILO LUIZ em 11 setembro 2013 at 11:21
A partir da Versão 2.0 do emissor de nf-e já existem campos próprio para alíquota e credito de ICMS de empresas optantes pelo simples.
Cabe ressaltar que:
A ME ou EPP optante pelo Simples Nacional emitirá nota fiscal com direito ao crédito estabelecido no § 1º do art. 23 da Lei Complementar nº 123, de 2006, desde que as mercadorias sejam destinadas à comercialização ou industrialização, consignará no campo informações complementares a expressão (art. 58 da Resolução CGSN nº 94/11):
OBS: Percentual* - percentual da alíquota utilizado para cálculo do ICMS no DAS do mês anterior.
• ▶ Responder
•
Permalink Respondida por Sidney Costa em 11 setembro 2013 at 12:15
A informação do Vinícius não procede.
Campo próprio do ICMS no que se refere ao Simples, não é o campo impresso no DANFE.
Campos próprios do SIMPLES, são os campos do XML específicos para dar direito ao crédito ao comprador e obrigatoriamente devem ser preenchidos na venda, com o valor permitido de crédito separadamente por item:
CSOSN- Código de Situação da Operação – Simples Nacional
pCredSN- Alíquota aplicável de cálculo do crédito (Simples Nacional).
vCredICMSSN -Valor crédito do ICMS que pode ser aproveitado nos termos do art. 23 da LC 123 (Simples Nacional)
Vinicius Pavim disse:
Bom Dia Silvio, o Simples Nacional somente pode destacar em Campo Próprio o Crédito de ICMS quando for operação de Devolução...Em operações de vendas, que acredito que seja seu caso, ele não poderá,destacar em campo Proprio o ICMS, devera somente informar nas Informações Complementares que a empresa é Optante pelo Simples Nacional e que permite o aproveitamento de crédito correspondente a aliquota da ICMS constante na tabela do seu ANEXO.
• ▶ Responder
•
Permalink Respondida por SILVIO ALVES LINS em 11 setembro 2013 at 12:41
om dia!
Sidney,
Então o contribuinte optante
...