Simulação Ginfor
Trabalho Universitário: Simulação Ginfor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ludmilaa1 • 4/3/2015 • 1.537 Palavras (7 Páginas) • 233 Visualizações
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE MOGI DAS CRUZES
LUDMILA FRANCO
MARCELO FELIPE DE OLIVEIRA SILVA
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO:
DIAGNÓSTICO E ELABORAÇÃO NA EMPRESA SORVETES DAURO
MOGI DAS CRUZES
2014
LUDMILA FRANCO
MARCELO FELIPE DE OLIVEIRA SILVA
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO:
DIAGNÓSTICO E ELABORAÇÃO NA EMPRESA SORVETES DAURO
Trabalho apresentado na disciplina Avaliação de Desempenho e Gestão por Competência ministrada pela professora Ms. Marina Codo como parte integrante da composição final da nota do semestre
MOGI DAS CRUZES
2014
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 5
1.1 HISTÓRICO DA EMPRESA 5
1.2 RAMOS DE ATUAÇÃO 6
1.3 PORTE 6
1.4 QUANTIDADE DE FUNCIONÁRIOS 6
1.5ORGANOGRAMA 7
2. DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE MEDIÇÃO DE DESEMPENHO DOS FUNCIONÁRIOS 7
2.1. PROCEDIMENTO 7
2.1.1. RESPONSÁVEL PELA AVALIAÇÃO 8
2.2. PERIODICIDADE 8
2.3. UTILIDADE DO RESULTADO DA AVALIAÇÃO 8
3. ESCOLHA DO MÉTODO SUGERIDO 8
3.1. JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA 8
3.2. DESCRIÇÃO TEÓRICA DO MÉTODO 8
4. MODELO SUGERIDO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 9
4.1 Modelo de ficha de avaliação 10
4.2 Exemplo de representação gráfica da avaliação: 10
4.3 Exemplo de acompanhamento de desempenho histórico 11
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
6. BIBLIOGRAFIA 12
1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
A sorveteria Sorvetes Dauro é uma das mais antigas sorveterias da cidade, com quase 53 anos de história. Além dos diversos sabores de sorvete, vendem doces caseiros, bolos e outras guloseimas.
1.1 HISTÓRICO DA EMPRESA
A sorveteria Sorvetes Dauro localizada na cidade de Mogi das Cruzes, foi inaugurada no dia 22 de dezembro de 1961, naquela época, a sorveteria não tinha o nome atual, era conhecida como Santa Helena, o nome atual foi adquirido em 1971. Seu fundador, Dauro Pereira Campos, decidiu abrir seu próprio negócio quando aprendeu uma receita de sorvete com uma família de imigrantes russos, percebeu que o pequeno investimento em sua casa poderia crescer; no início, quando ainda era a sorveteria Santa Helena, o senhor Dauro e sua esposa, Helena, trabalhavam com alguns funcionários que vendiam sorvetes nas ruas, mas devido ao crescimento do trânsito da cidade, os acidentes se tornaram freqüentes e a venda passou a ser feita apenas no estabelecimento.
Em 2005, seu fundador e sua esposa faleceram, e seu filho Dauro Pereira Campos Filho, assumiu a frente do negócio, e que hoje é administrado por ele, além disso, outra três filhas do casal trabalham na Sorvetes Dauro.
1.2 RAMOS DE ATUAÇÃO
Atua na área comercial de sobremesas.
1.3 PORTE
É considerada uma microempresa devido ao pequeno número de funcionários, segundo o Sebrae, são microempresas estabelecimentos com até nove funcionários.
1.4 QUANTIDADE DE FUNCIONÁRIOS
Atualmente, a sorveteria Sorvetes Dauro conta efetivamente com quatro pessoas, o atual proprietário administra e três de suas irmãs exercem a função de atender os clientes, cuidar do caixa, limpeza, etc.
1.5ORGANOGRAMA
2. DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE MEDIÇÃO DE DESEMPENHO DOS FUNCIONÁRIOS
Na empresa Sorvetes Dauro, não há um método de avaliação de desempenho formal, no entanto, o proprietário avalia o desempenho dos funcionários informalmente observando a rotina da sorveteria.
2.1. PROCEDIMENTO
Com não há procedimento formal, a avaliação é feita sob o ponto de vista do proprietário observando critérios que julga importantes, como por exemplo, o bom atendimento, cuidado com o ambiente, simpatia, pontualidade; prefere analisar os funcionários de forma individual, sem comparação, mas procura buscar o resultado positivo dentro dos parâmetros.
Inicialmente são avaliadas as características citadas acima; essas características são avaliadas tanto no expediente em si quanto em tarefas como as contas a pagar, a boa conduta dos funcionários nesses quesitos pode justificar algum tipo de gratificação. Da mesma forma, comportamentos desagradáveis como mau atendimento, falta de comprometimento podem resultar em advertências verbais, e em casos mais graves ou frequentes, demissão.
Nas palavras do proprietário “É difícil medir o desempenho com precisão porque não possuo disponibilidade de tempo para isso”; dessa forma é necessário que existam critérios e procedimentos padronizados para que a avaliação seja simples.
2.1.1. RESPONSÁVEL PELA AVALIAÇÃO
O proprietário é o responsável pela avaliação.
2.2. PERIODICIDADE
Conforme seu método informal, o avaliador não possui uma periodicidade precisa, costuma fazer visitas semanais sem aviso a fim de conferir o comportamento dos
...