Sociologia Juridica
Trabalho Escolar: Sociologia Juridica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: beeasouza • 3/10/2013 • 711 Palavras (3 Páginas) • 394 Visualizações
1. A legislação de trânsito brasileira considera que o condutor de um veículo está dirigindo alcoolizado quando o teor alcoólico de seu sangue excede 0,6 gramas de álcool por litro de sangue. O esquema abaixo mostra o processo de absorção e eliminação do álcool quando um indivíduo bebe, em um curto espaço de tempo, de 1 a 4 latas de cerveja.
1 lata 0,2 gramas de álcool por litro de sangue ,tempo de eliminação do álcool, cerca de 2 horas para eliminação do organismo.
2 latas de entre 0,4 á 0,5 gramas de álcool por litro de sangue, tempo de eliminação do álcool, cerca de 4 horas para eliminação do organismo.
3 latas cerca de 0,7 gramas de álcool por litro de sangue, tempo de eliminação do álcool, cerca de 6 horas para eliminação do organismo.
4 latas cerca de 0,8 gramas de álcool por litro de sangue, tempo de eliminação do álcool, cerca de 7 horas para eliminação do organismo.
Considere as afirmativas a seguir:
I – O álcool é absorvido pelo o organismo muito mais lentamente do que eliminado.
II – Uma pessoa que vá dirigir imediatamente após a ingestão de bebida pode consumir, no mínimo, duas latas de cerveja.
III – Se uma pessoa toma rapidamente quatro latas de cerveja, o álcool contido na bebida só é completamente eliminado após se passarem cerca de 7 horas da ingestão.
(A) II, apenas (B) I e II, apenas (C) I e III, apenas (D) II e III, apenas (E) I, II e III
2 – “ Com os sofistas, a lei fica completamente destituída de toda a natureza transcendental. Seja aquela definida pelas divindades, seja aquela determinada pela natureza”. A citação acima faz a referência às duas formas de explicação que antecederam as concepções dos sofistas sobre os temas do conhecimento, das leis e da justiça. Tendo em mente este último tema, explique de que modo o tema justiça foi tratado antes, relacionando-os aos trechos grifados e conclua explicando as concepções dos autores sofistas sobre esse tema.
R.: Antes dos Sofistas as leis eram Universais e Absolutas, com os Sofistas as leis passaram a ser relativas, esta concepção baseia-se no contexto dos debates públicos as Ágoras, onde as decisões tomadas após discussões , transformam-se em determinações que todos devem seguir, sendo o resultado das escolhas humanas e não mais somente a decisão de deuses ou das forças da natureza.
3. Para Sócrates a questão do conhecimento relaciona-se também a questão das ações. De que maneira ele relaciona este dois aspectos.
R.: Para Sócrates, todos nós possuímos o conhecimento, vem da alma humana, com o conhecimento, o homem reduz o erro, logo ao refletirmos sobre um tema qualquer, chegaremos a uma mesma concepção. Diferentemente dos sofistas, Sócrates entendia que a razão definia o certo e o errado e não a sociedade.
4.O homem comum é capaz de produzir apenas uma visão ingênua sobre o mundo, portanto, entregar as decisões sobre a sua vida na mãos dos especialistas, dos cientistas? Justifique a sua afirmação (para responder pense na diferença entre o senso comum e o bom senso).
R.:
...