Sociologia Juridica
Pesquisas Acadêmicas: Sociologia Juridica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karolbarreto • 9/4/2014 • 332 Palavras (2 Páginas) • 234 Visualizações
Caso Semana 1
1- A análise da decisão da coordenadora substituta do departamento de recursos humanos tem como característica, A Escola Histórica do Direito, pois ela considera que o DIREITO é concebido como um produto histórico, decorrente, não da divindade ou da razão, mas sim da CONSCIÊNCIA COLETIVA dos povos, formado gradativamente e paulatinamente pelas tradições e costumes, das necessidades e usos do povo.
Já a análise da Juíza da 6ª Vara Federal do DF pude identificar outra escola,A Escola Sociológica do Direito que considera o DIREITO como um fato social, um fenômeno social decorrente do próprio convívio do homem em sociedade, sendo direito o conjunto de normas que regulam a vida social. Direito é realidade da vida social. Seu FUNDAMENTO está na própria sociedade e nas inter-relações sociais.
questão objetiva R: B
Semana 2
Caso semana 2
Pode-se dizer que a mediação é um meio termo entre a negociação e a conciliação.
A mediação se aplica a qualquer contexto da relação humana, como às relações comerciais, mas também às vizinhanças, de comunidade, entre países, etnias etc.
“Na conciliação o objetivo é o acordo, ou seja, as partes, mesmo adversárias, devem chegar a um acordo para evitar um processo judicial.
Na mediação as partes não devem ser entendidas como adversárias e o acordo é conseqüência da real comunicação entre as partes.
Na conciliação o mediador sugere, interfere, aconselha. Na mediação, o mediador facilita a comunicação, sem induzir as partes em acordo”.
Outra diferença marcante entre mediação e conciliação é que esta funciona melhor em conflitos entre partes cujo relacionamento não exija continuidade, ao passo que a mediação apresenta-se mais adequada quando as partes necessitarem manter um relacionamento, p. ex. numa discussão sobre separação, pensão alimentícia, briga entre vizinhos, etc. “no processo de mediação existe a preocupação em criar vínculos entre as partes, transformar e prevenir conflitos”. Os tipos mais conhecidos de mediação são: a comercial e a mediação familiar.
CASO 2
1- Arbitragem
2- A celeridade, a redução de custos, a não intervenção da maquina pública, etc.
QUESTÃO OBJETIVA:
Letra: A
...