Supervisão Acadêmica de Estágio em Serviço Social I
Por: Mel04 • 22/1/2017 • Artigo • 1.614 Palavras (7 Páginas) • 372 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: Supervisão Acadêmica de Estágio em Serviço Social I
SEMESTRE: 2015/01
DOCENTE: Tathiana Gomes
DISCENTE: Xaiana de Oliveira Chaves
CAMPO DE ESTÁGIO: CAPS AD - Alameda
Análise Institucional
Apresentação
A presente Analise Institucional tem por objetivo explicitar a minha experiência de Estágio 1 realizado no CAPS AD Alameda, no período de Março a Agosto de 2015.
Durante esse período de estágio, acompanhei atendimentos individuais no processo de direitos previdenciários e assistenciais, Grupo de Redução de Danos e Grupo de Família, Dispositivo de Convivência, Acolhimento, Reuniões de Equipe, além de atividades extra CAPS AD como o Fórum de Trabalhadores de Saúde Mental do Município de Niterói e Reuniões da AUFA (Associação dos Usuários, Familiares e Amigos da Saúde Mental).
O CAPS AD Alameda possui uma rotina dotada de imprevistos – falta de materiais, medicamentos, profissionais, atrasos nos pagamentos, recepção fechada, edital – e para bem desempenhar as tarefas incumbidas notei que o trabalho em equipe é fundamental.
Identificação da Instituição
- Nome da Instituição: CAPs AD / Alameda - Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas.
- Endereço: Alameda São Boaventura, 129 - Fonseca, Niterói – RJ.
- Área de atuação: Saúde Mental – Álcool e outras drogas
- Horário de funcionamento: Segunda a sexta: 8h às 17h
- Tempo de existência da instituição: 11 anos / julho de 2004
- Fonte de financiamento da instituição: Público / Fundo Municipal de Saúde de Niterói.
- Número de profissionais de Serviço Social: 2 Assistentes Sociais
- Atores institucionais: 1 Antropóloga, 1 Arteterapeuta, 2 Assistentes Sociais, 4 Enfermeiros, 1 Farmacêutica, 8 Psicólogos e 2 Psiquiatras.
- Agentes Privilegiados: Enfermeiros
No contexto da Reforma Psiquiátrica Brasileira, o CAPS AD Alameda possibilita aos enfermeiros exercer suas práticas de forma ampliada construídas no saber interdisciplinar. A inserção do enfermeiro no CAPS AD Alameda se dá nos grupos terapêuticos, oficinas, reuniões de equipe e na sua formação profissional. Dentre todas essas, aquelas relacionadas às atividades em grupo evidenciam inserção efetiva do enfermeiro na dinâmica do serviço, assim os enfermeiros acabam detendo um conhecimento muito maior do que os outros atores institucionais.
- Agentes Subordinados: Antropóloga, Arteterapeuta, Assistente Social, Farmacêutica, Psicólogos e Psiquiatras.
- Clientela: Usuários de álcool e drogas
- Público: População do Município de Niterói
O CAPS AD – Alameda é o serviço regulador da porta de entrada da rede assistencial de saúde mental do município de Niterói, responsável pela organização das demandas e da rede de atenção as pessoas com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas, como avaliação e encaminhamento para internação, em hospital geral, no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba/ Unidade Transitória de Atenção Psicossocial e nos CARE ADs.
O CAPS AD funciona a partir de três segmentos ou eixos de trabalho: núcleo de assistência, núcleo de intersetorialidade e núcleo de ensino e pesquisa. Todo o trabalho é orientado pela lógica da redução de danos, que apesar de entender que a abstinência ao uso de substâncias psicoativas é um dos processos do tratamento, - caso seja do interesse do paciente e estiver incluído em seu Projeto Terapêutico Singular - não ignora a realidade e a história daqueles que não conseguem aderir minimamente aos cuidados propostos se dele se exigir suspensão radical e imediata dessas substâncias. Contempla, por isso mesmo, um conjunto de medidas de acolhimento e ações de saúde que buscam minimizar as consequências do uso e dependência sem excluir, estigmatizar ou exigir do usuário uma mudança que, em boa parte das vezes, já lhe fora imposta sem sucesso em outras situações. A adoção dessa estratégia tem por objetivo preservar a vida, além de diminuir os danos para quem usa e para os que convivem com os usuários de álcool e outras drogas. A Redução de Danos trabalha com a possibilidade de construção de uma demanda de tratamento.
Nesta direção, o CAPS AD Alameda é parte integrante da Rede de Saúde Mental do Município de Niterói, atualmente composta por um Hospital Psiquiátrico, seis unidades ambulatoriais, dois CAPS para adultos, um CAPS AD, um CAPSi e duas residências terapêuticas (com apenas uma funcionando), Equipe de Referência Infanto-juvenil para álcool e drogas (ERIJAD) e Equipe de Redução de Danos. Localizado no bairro do Fonseca desde 2004, o CAPS AD Alameda funciona de segunda a sexta feira, no horário das 08:00 h às 17:00 horas.
O Serviço Social na instituição
O Serviço Social faz-se presente no CAPS AD Alameda através da atuação profissional de duas Assistentes Sociais, objetivando a referência e contra referência de ações vinculadas à Assistência, Saúde e Saúde Mental, tal como, ao matriciamento por meio de atividades interdisciplinares e intersetoriais.
O processo de trabalho do Assistente Social na Instituição se desenvolve no eixo das atividades vinculadas ao grupo de usuários de álcool e drogas, e caracteriza-se pela busca do esclarecimento, orientação e intervenção diante às demandas do Serviço Social, de modo a desenvolver ações que concretizem a atenção e acesso aos direitos destes usuários.
As Assistentes Sociais do CAPS AD Alameda se deparam em seu cotidiano de trabalho com usuários que além dos transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas se encontram em precárias condições de vida, que refletem diretamente em suas condições de saúde, sendo indispensável uma atuação que compreenda as necessidades sociais deste usuário, em sua totalidade, procurando realizar ações que ampliem o atendimento das demandas postas por ele. Sendo assim, é preciso transcender o espaço institucional sob o qual atua, articulando-se com outras instituições que atendam às demandas postas pela realidade social dos usuários numa perspectiva de acesso aos direitos sociais.
...