Suposições de marketing central
Seminário: Suposições de marketing central. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ClaudiaMuller • 1/6/2014 • Seminário • 342 Palavras (2 Páginas) • 400 Visualizações
Pode-se considerar que sempre haverá a necessidade de vender. Mas o objetivo do marketing é tornar supérfluo o esforço da venda. O objetivo do marketing é entender o cliente tão bem que o produto ou serviço seja adequado a ele e se venda sozinho. Idealmente, o marketing deveria resultar em um cliente disposto a comprar. A única coisa necessária então seria tornar o produto ou o serviço disponível.
Pressupostos centrais de marketing
Os conceitos centrais de marketing (necessidades, desejos, demandas, produtos, troca, transações e mercados) estão interligados numa relação causal direta. Esta relação tem como princípio a base da construção da própria fundamentação teórica do marketing.
NECESSIDADES
É o conceito mais básico e inerente ao marketing, pois está relacionado ao entendimento das necessidades humanas. Trata-se de um estado de privação do indivíduo, que inclui as necessidades físicas básicas, sociais e individuais de conhecimento e auto realização.
O marketing implica decidir quais estratégias de marketing ajudarão a empresa a atingir seus objetivos estratégicos gerais. É necessário um plano de marketing detalhado para cada negócio, produto ou marca. Resume como a empresa pretende criar valor para clientes-alvo, o posicionamento, o mix de marketing e os níveis de despesa com o marketing.
Planejar boas estratégias é apenas o primeiro passo em direção ao marketing bem sucedido. Uma brilhante estratégia de marketing pouco vale se a empresa não consegue implementá-la de maneira apropriada. A implementação de marketing é o processo que transforma os planos de marketing em ações para que os objetivos estratégicos de marketing sejam atingidos. Enquanto o planejamento de marketing preocupa-se com o porquê e o quê das atividades de marketing, a implementação trata do quem, onde, quando e como.
Muitos profissionais de marketing acreditam que “fazer a coisa de maneira certa” (implementação) tem a mesma ou até mesmo mais importância que “fazer as coisas certas” (estratégia). A verdade é que ambas as coisas são essenciais para o sucesso, e as empresas podem conquistar vantagem competitiva por meio da implementação eficaz. Contudo, a implementação é difícil, geralmente é mais fácil pensar em boas estratégias de marketing do que realiza-las.
...