TÉCNICAS E FERRAMENTAS GRÁFICAS DA GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
Por: PC2017 • 11/1/2017 • Trabalho acadêmico • 3.731 Palavras (15 Páginas) • 457 Visualizações
FACULDADE NOVO MILÊNIO[pic 1]
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
TÉCNICAS E FERRAMENTAS GRÁFICAS DA GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL: AS 7 FERRAMENTAS
VILA VELHA
2016
TÉCNICAS E FERRAMENTAS GRÁFICAS DA GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL: AS 7 FERRAMENTAS
Estudo dirigido do Curso de Administração em Logística apresentado a Faculdade Novo Milênio – FNM, como parte das exigências da Disciplina Gestão da Qualidade e da Produtividade em Logística sob orientação da Professora XXX.
VILA VELHA
2016[pic 2][pic 3]
LISTA DE FIGURAS[pic 4]
Figura 1: Modelo de Fluxograma de pedido de vendas.06
Figura 2: Modelo de Diagrama Ishikawa.07
Figura 3: Modelo de Folhas de Verificação de uma produção de vestuário.08
Figura 4: Modelo de Diagrama de Pareto.11
Figura 5: Modelo de Histograma. Exemplo: Medindo altura.13
Figura 6: Modelo de Diagrama de Dispersão.15
Figura7: Exemplo de cartas de controle. Exemplo: (a) Sob Controle Estatístico. (b) Fora de Controle estatístico17
SUMÁRIO[pic 5]
- INTRODUÇÃO04
- OBJETIVO05
- FLUXOGRAMA05
- DIAGRAMA ISHIKAWA06
- RAZÕES07
- BENEFÍCIOS07
- FOLHAS DE VERIFICAÇÃO08
- UTILIZAÇÃO DAS FOLHAS DE VERIFICAÇÃO09
- COMO FAZER UMA FOLHA DE VERIFICAÇÃO09
- VANTAGENS DA FOLHA DE VERIFICAÇÃO09
- RELAÇÃO DA FOLHA DE VERIFICAÇÃO COM OUTRAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE10
- DIAGRAMA DE PARETO10
- HISTOGRAMA12
- VANTAGENS DO HISTOGRAMA13
- DESVANTAGENS DO HISTOGRAMA14
- DIAGRAMA DE DISPERSÃO14
- VANTAGENS DO DIAGRAMA DE DISPERSÃO16
- CARTAS OU GRÁFICOS DE CONTROLE16
- TIPOS DE CARTAS DE CONTROLE18
- BENEFÍCIOS DE UTILIZAR CARTAS DE CONTROLE18
- FORMAS DE APLICAÇÃO19
- CONCLUSÃO19
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS20
- INTRODUÇÃO
As Ferramentas da Qualidade foram estruturadas, principalmente, a partir da década de 50, com base em conceitos e práticas existentes. Desde então, o seu uso tem sido de suma importânciapara os Sistemas de Gestão, sendo um conjunto de ferramentas estatísticas de uso consagrado para melhoria de produtos, serviços e processos.
Inicialmente esses grupos de ferramentas foram convencionalmente chamados de “Ferramentas Estatísticas da Qualidade”, porém, não se pode afirmar que todas as ferramentas são de estatísticas, decidiu-se então denominá-las de “Ferramentas da Qualidade”. Estas, também são citadas na literatura como “Ferramentas de Controle da Qualidade”.
Segundo BARBOSA (2000), as Ferramentas do Controle de Qualidade são uma designação dada a um jogo fixo de técnicas vívidas, identificado como sendo muito útil em assuntos diagnosticando relacionado à qualidade. Elas também são chamadas básicas, pois são suficientes para pessoas com pouco treinamento formal em estatística, e por poder ser usadas para resolver a maioria de assuntos relacionados à qualidade.
Essas ferramentasse dividem em sete técnicas básicas que se podem utilizar com a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções para problemas que eventualmente são encontrados e interferem no bom desempenho dos processos de trabalho. Devendo ser de conhecimento de todas as pessoas envolvidas com a empresa, do presidente aos colaboradores, e, por isso, devem fazer parte dos programas básicos de treinamentos das organizações.
As Sete Ferramentas do Controle de Qualidade são:
- Cartas de Controle;
- Diagrama de Dispersão;
- Diagrama de Pareto;
- Diagrama Ishikawa;
- Fluxograma;
- Folha de Verificação;
- Histograma.
- OBJETIVO
O objetivo desse trabalho será abordar uma síntese dessas ferramentas, ressaltando a simplicidade e eficiência do uso dessas ferramentas básicas para analise e resolução de problemas, podendo ser utilizadas por todos os níveis da organização, apresentando alguns exemplos de uso.
- FLUXOGRAMA
Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo ou algoritmo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem, ou seja, é a sequência operacional do desenvolvimento de um processo, o qual caracteriza: o trabalho que está sendo realizado, o tempo necessário para sua realização, a distância percorrida pelos documentos, quem está realizando o trabalho e como ele flui entre os participantes deste processo.
Os fluxogramas são muito utilizados em projetos de software para representar a lógica interna dos programas, mas podem também ser usados para desenhar processos de negócio e o workflow que envolve diversos atores corporativos no exercício de suas atribuições.
Um fluxograma a seguir mostra como lidar com um recebimento de pedido de vendas:
[pic 6][pic 7]
Figura 1: Modelo de Fluxograma de pedido de vendas.
- DIAGRAMA ISHIKAWA
Originalmente proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943 e aperfeiçoado nos anos seguintes, o Diagrama de Ishikawa, também pode ser chamado de Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de Peixe pelo seu formato. É uma ferramenta básica que permite o mapeamento dos fatores principais e secundários que influenciam, negativamente ou positivamente, em um resultado.
...