TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Por: enzo2017 • 6/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.305 Palavras (10 Páginas) • 315 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA EDUCACIONAL
POLOS – CENTRO DE EDUCACÃO A DISTANCIA (CEAD)
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Ana Luiza Santana Santos RA - 5333605650
Brendo Santos De Souza RA- 5322311086
Jamile Neves dos Santos RA - 5221845415
Philipe Alves Santana RA- 5334616741
Vanusa Viana Seara RA 5258339842
Projeto Interdisciplinar apresentado ao curso de ... da Universidade Anhanguera como requisito parcial à obtenção de nota para aprovação da disciplina de Projeto Interdisciplinar aplicado aos cursos de Tecnologia I.
Tutora Eletrônica: Ana Claudia Tsukamoto
Tutor(a) Geonilton
Porto Seguro BA
2017
1 INTRODUÇÃO
O objetivo desse relatório parcial é apresentar a ideia de empreendimento, bem como fazer uma análise das oportunidades, ameaças, força e fraquezas através da coleta de informações da entrevista realizada com a empreendedora Heliana Elba Carvalho de Melo.
Uma empresa para destaca-se dos concorrentes pode ser singular em alguns aspectos, e, faz - se necessário analisar e sempre reavaliar suas reais necessidades de aprimoramento, sempre observando suas fraquezas e suas forças.
Com o intuito de analisar e conhecer o mercado local, Porto Seguro, foi realizado uma pesquisa na Organização Colégio Mater., sediada na Av Bahia s/n, que tem como sócia /Adm. A responsável Heliana Heliana Elba Carvalho de Melo.
Para fundamentar e elenca o embasamento teórico um questionário, aplicado para que gestora com o intuito de observar o seu olhar diante da empresa, aspectos como concorrência, oportunidades de melhoria, maiores dificuldades, relação de RH (contratação de mão de obra qualificada) aspectos (meio ambiente) como economia local, sazonalidade que foram questões apresentadas.
O presente trabalho está dividido em dois capítulos, sendo o primeiro com fundamentação teórica da análise Swot, desenvolvimento, considerações e questionário respondido pela empreendedora
2 DESENVOLVIMENTO
Para gerir um negócio é primordial, além de motivação pessoal, conhecer e ampliar as ferramentas administrativas.
Pode se mencionar o planejamento estratégico como o ponto de partida para a organização de uma empresa. Para tanto, neste instrumento de pesquisa o foco é a analise SWOT.
A análise SWOT envolve os ambientes interno e externo da empresa, o modelo trata das forças e fraquezas em dimensões – chaves como desempenho e recursos financeiros, recursos humanos, instalações e capacidade de produção, participação de mercado, percepções do consumidor sobre a qualidade, preço e disponibilidade do produto, e comunicação organizacional. (FERREL et. al., 2000, p. 62)
Conforme o autor acima cita, em relação à análise externa, o Modelo SWOT objetiva a identificação das principais oportunidades e ameaças, que em algum momento, se depositam perante a organização. Em relação à análise interna, o objetivo é a identidade dos principais pontos fortes e fracos caracterizadores da organização. O ambiente interno deve ser monitorado firmemente para identificação das forças e fraquezas mais inteiramente relacionados com os fatores críticos de sucesso da organização. Toda essa análise faz com que facilmente a empresa consiga maximizar as forças e minimizar as fraquezas ao máximo.
Com isso a empresa tenta maximizar seus pontos fortes e moderar o impacto dos seus pontos fracos. A análise também é útil para revelar pontos fortes que ainda não foram plenamente utilizados e identificar pontos fortes que podem ser corrigidos. (WRIGHT, 2000, p. 86)
Através da compreensão e da utilização de todo conhecimento gerado a partir das análises realizadas com a técnica SWOT, torna-se claro para a organização o que deve ser mudado, quais as medidas que devem ser tomadas, e por fim, que estratégias se pode criar para que o sucesso da empresa seja inevitável.
QUESTIONÁRIO
Entrevista com um Empreendedor
Nome da Empresa: Centro de Ensino Básico de Porto Seguro Ltda. -Epp
Endereço: Avenida Bahia S/n
Cidade: Porto Seguro
Estado: Bahia
Ramo de Atividades: Ensino Fundamental
Produtos e/ou serviços: Educaçao de Ensino Fundamental
Data de Início das atividades: 10/11/2005
Entrevistado: Heliana Helba Carvalho de Melo
- Que fatores o influenciaram a se tornar uma empreendedora?
R- Inicialmente uma aspiração em atender necessidade escolar de meus filhos, “facilitada” pela aptidão e experiência familiar na área educacional, acrescido de gosto pela gestão de pessoas.
- Existem outros empreendimentos em sua família?
R- Não
- Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade?
R- Nasceu após 10 anos trabalhando como advogada (apesar de satisfeita e bem realizada), ao enxergar que na cidade em que morávamos havia demanda numa área que eu dominava.
- Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?
R- Sim, sou advogada, profissão que nos dá visão ampla de qlq negócio, inclusive das questões negativas e arriscadas.
- Porque muitos Profissionais tem medo de se arriscar no empreendimento?
R- Penso que por desconhecimento técnico e falta de lastro financeiro para suportar o início da atividade
- Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais?
R- Dedicação pessoal e trabalho árduo; conhecimento do mercado e do cliente (suas necessidades e disponibilidade financeira). Por exemplo, uma noiva procura um estilista (empreendedor, dono de uma pequena maison) pra fazer seu vestido de casamento; o estilista, atento ao cliente e ao mercado, pergunta pra noiva: quanto você quer e pode gastar com seu vestido? Assim, o empreendedor terá o cliente e a noiva terá condições de ter seu vestido.
...