TGP - TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA
Trabalho Escolar: TGP - TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: CASILLO • 8/6/2014 • 854 Palavras (4 Páginas) • 286 Visualizações
Apresentando a Instituição
Andrey Uriel Pereira Rodrigues
Anne Rose Barreto de Lima Moreira
Casillo Praxedes de Aquino
Helder da Silva Oliveira
Sérgio de Carvalho Guedes
IFRN – Natal
RESUMO
O presente artigo irá apresentar a instituição do IFRN – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. O objetivo desde papel é expor e mostrar a estrutura deste instituto, sua história, os serviços que são por ele oferecidos, sua importância na sociedade, e que compromissos ele tem assumido como instituição prestadora de serviços.
Palavras-chave: IFRN; Instituição; serviço.
Como instituição, O IFRN merece atenção. É comprometida não somente com os cidadãos que pode alcançar por meio de conhecimento, mas com a sociedade como um todo. Aos longos dos anos tem crescido e se aprofundado mais em seus objetivos e na melhora dos serviços prestados, tornando-se uma instituição renomada e exemplar, com muito a oferecer.
A escola de aprendizes artífices, fundada no início do século XX, foi o embrião para o que hoje conhecemos como Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN. Ao longo de mais de um século de história, foram várias as nomenclaturas e funções sócio educacionais a ele atribuídas, dentre as quais Liceu Industrial de Natal, Escola Industrial de Natal, Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte – ETFERN e Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET, Inicialmente seus cursos eram focados no nível primário e em oficinas de trabalho manual, mais tarde passou a ofertar cursos técnicos profissionalizantes de nível médio, de nível superior, Educação de Jovens e adultos –EJA e recentemente Educação a distancia - EaD.
No início do século o Instituto atravessou um momento importante em sua história, o processo de interiorização, através do qual se faz presente em todas as regiões do estado, ofertando cursos focados na potencialidade de cada uma delas e possibilitando o acesso ao ensino de excelência a todos. Em 23 de setembro de 2009 o Instituto adquire sua atual configuração, na qual passou a chamar-se Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e que tem como característica ser uma instituição de educação superior, básica e profissionalizante, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos às suas práticas pedagógicas. Passando a integrar a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
O IFRN tem como função social promover educação científica, tecnológica e humanística, visando à formação integral do sujeito, com o intuito de torná-lo um cidadão crítico-reflexivo, competente técnica e eticamente, comprometido efetivamente com as transformações sociais, políticas e culturais, em condições de atuar no mundo do trabalho, na perspectiva da edificação de uma sociedade mais justa e igualitária, por meio da formação inicial e continuada de trabalhadores; da educação profissional técnica de nível médio; da educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação; e da formação de docentes fundamentada na construção, reconstrução e transmissão do conhecimento.
Os objetivos do IFRN são vários. Dentre eles podemos destacar: ministrar educação de jovens e adultos, contemplando os princípios e práticas inerentes à educação profissional e tecnológica; ministrar ensino médio, observadas a demanda local e regional e as estratégias de articulação
...