Tecnologia Gestão de Recursos Humanos
Por: pesq2015 • 17/9/2015 • Trabalho acadêmico • 4.942 Palavras (20 Páginas) • 376 Visualizações
[pic 1]
[pic 3][pic 2]
Tecnologia Gestão de Recursos Humanos
PROINTER FINAL
Cidade – Estado (SP)
Junho de 2015
SUMÁRIO
RESUMO ............................................................................................
INTRODUÇÃO......................................................................................
PONTOS DE ATENÇÃO A SEREM MELHORADOS ..........................
PLANO DE BENEFÍCIOS .......
POLÍTICA DE ADMISSÃO
POLÍTICA DE DEMISSÃO ....
PLANO DE RECOMPENSA E REM. ESTRATÉGICA ....
POLÍTICA DE SEGURANÇA NO TRABALHO ....................................
CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .....................................................
ANEXOS ................................................................................................
RESUMO
O presente trabalho propõe ações de melhorias na organização, através da adequação dos processos. Reter bons profissionais, que agreguem valor e se dediquem ao alcance dos objetivos da empresa, vem sendo uma constante nas organizações. A evolução da organização do trabalho e o facto de haver uma reestruturação quase permanente dos mercados, aliada às crescentes inovações tecnológicas, lança um enorme desafio às empresas que desejam subsistir a longo prazo: preparar-se para o futuro. Assim, torna-se necessário que adotem estruturas e práticas alinhadas com os seus objetivos estratégicos, que lhes permitam ganhar vantagem competitiva, ser flexíveis e adaptáveis, menos hierárquicas, privilegiando o trabalho em equipe bem como atitudes e comportamentos dos seus trabalhadores. A importância da qualidade de vida no trabalho, foram identificados as anormalias e pontos de atenção a serem melhorados na empresa. Plano de benefícios que melhor contribui no aumento na qualidade de vida dos funcionários, justificando a necessidade e os benefícios trazidos para a empresa a partir do plano. Criar um roteiro de políticas de admissão e demissão, deveres a serem cumpridos desde o recrutamento a assinatura de contrato de trabalho e o modelo utilizado pela empresa. Atendendo as normas legais existentes, como as normas internas e externas. Aplicação a prática de remuneração estratégica criando uma aliança com os colaboradores e a organização para que os colaboradores sintam mais satisfeitos consigam cumprir as metas e atingir os resultados colocados pela organização trazendo lucro para ambas as partes. Conjuntos de medidas foram aplicadas visando minimizar os acidentes de trabalhos, doenças ocupacionais, protegendo a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
INTRODUÇÃO
Buscar novas formas de competitividade hoje, sem dúvida, é um grande desafio para as organizações. Atualizar-se de acordo com o que há de mais moderno em termos de tecnologia, conquistar novos mercados, contar com pessoas comprometidas e em busca de um mesmo objetivo, ajudar a empresa para a qual trabalham a alcançar suas metas são fatores que podem ser considerados relevantes para que a organização se torne competitiva. A área de Recursos Humanos (RH) possui papel fundamental dentro de uma empresa, sendo responsável pela inserção da mesma no mercado competitivo. Para isso, a empresa precisa contar com pessoas motivadas e satisfeitas com o seu trabalho e com o que o mesmo proporciona. É necessário que a empresa ofereça qualidade de vida, segurança e saúde no trabalho, pacote de benefícios, recompensas, remuneração justa e oportunidades de crescimento para os seus colaboradores , a empresa conta com uma equipe mais comprometida e motivada. Para proporcionar uma maior atratividade para esses funcionários, a empresa vêm adotando, como forma de remuneração, além do salário fixo tradicional, a remuneração estratégica, que visa beneficiar o funcionário com outras formas de pagamento. Assim, o funcionário se sente mais valorizado e motivado, em busca de melhores resultados para a empresa e também para si próprio. O objetivo principal deste artigo é identificar o nível de satisfação dos funcionários com relação às formas de remuneração estratégica e ao pacote de benefícios que a empresa oferece, torna-se necessário que adotem estruturas e práticas alinhadas com os seus objetivos estratégicos, que lhes permitam ganhar vantagem competitiva, ser flexíveis e adaptáveis, menos hierárquicas, privilegiando o trabalho em equipe bem como atitudes e comportamentos dos seus trabalhadores. Desta forma, é essencial que a empresa estabeleça novas relações de trabalho com os seus trabalhadores, valorizando a polivalência, a multiqualificação e a responsabilidade, motivando-os e suscitando comportamentos através dos seus sistemas de recompensas.
PONTOS DE ATENÇÃO A SEREM MELHORADOS:
.
Foi analisado que é necessária atenção na desmotivação dos funcionários, visto que para atingirmos as metas estabelecidas, a motivação é um fator essencial. É necessário à implantação do Setor de Recursos Humanos na empresa para aumentar a qualidade de vida do capital humano, identificar os pontos críticos da empresa e aplicar ações corretivas para corrigir ou anular essas anomalias para garantir que as metas estabelecidas continuem sendo alcançadas. A princípio o Setor de Recursos Humanos deverá fazer uma pesquisa entre os funcionários, essa pesquisa deverá apontar: quais são os pontos de atenção na Empresa e sugerir a correções a serem implantadas; elaborar um Plano de Benefícios para os funcionários e demonstre que esses benefícios também ajudaram a empresa.
O desafio está em elaborar programas de benefícios. Planejar a política de admissão e demissão nos mínimos detalhes. Adotar medidas para minimizar acidentes e doenças ocupacionais na empresa. Assim ele percebe um ambiente de trabalho que proporciona a sua atuação e o seu desenvolvimento, sem possibilidade de imprevistos, sente-se mais seguro em relação à empresa e ao trabalho, o que pode melhorar seu desempenho e por sua vez seus resultados.
Sendo assim, os funcionários, na sua grande maioria, entendendo e percebendo os benefícios como fonte de segurança em relação ao seu futuro e de sua família tende a desenvolver suas responsabilidades e tarefas com mais afinco e eficiência, além de serem mais facilmente fidelizados pelo empregado.
...