Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Por: kcruz18 • 23/2/2016 • Trabalho acadêmico • 1.906 Palavras (8 Páginas) • 225 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP Pólo Luziânia
Tutores a Distancia:
Ademir Cavalheiro Leite,
Pedro Hiane,
Tutora Presencial: Rita de Cássia M. Alcântara
Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Disciplina: Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos HUMANOS_II (PROINTER_I)
PROINTER I
Acadêmicos:
Eduardo Leite da Silva: RA: 9573428483
Erika Furtado de A. de Macena: RA: 9652541905
Pamylla Thayza Alves Querino: RA: 9653533220
Rodrigo Junior da Silva: RA: 9506351523
Vanessa Pereira dos Santos: RA: 9610504732
OUTUBRO DE 2014
LUZIANIA-GO
SUMÁRIO
3_____________ INTRODUÇAO.
4_____________RELATORIO PARCIAL
9_____________CONCLUSAO.
10____________REFERÊNCIA BIBLOGRAFICA.
INTRODUÇÃO
O planejamento estratégico é muito importante para o desenvolvimento da empresa, principalmente para empresas de grande porte que em um determinado momento não conseguem progredir por falta de colaboradores bem treinados, e que acima de tudo é necessário uma gestão comprometida em fazer que seus colaboradores sejam sempre motivados e incentivados para manter o bom funcionamento da mesma.
Veremos que além de um planejamento estratégico as empresas precisam também ter uma responsabilidade social, ou seja, ela precisa ter uma conscientização com o meio ambiente e com a sociedade.
Relatório Parcial
Empresas de grande porte precisam de planejamento e organização para continuar crescendo com qualidade.
A gestão estratégica é um dos grandes desafios de gestores e empreendedores em todas as organizações. O espaço no mercado está cada vez mais competitivo por conta dos inúmeros e imprevisíveis fatores que atuam diariamente sobre ele, aumentando a necessidade de um gerenciamento com direcionamento em gestão estratégica contínua para sucesso dos negócios.
Toda empresa necessita de um planejamento estratégico e uma das técnicas usadas é o SWOT cujas siglas são do termo em inglês, que significa forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
- STRENGTHS (forças): Vantagens internas da empresa em relação a concorrentes. Ex.: Qualidade do produto oferecido, bom serviço prestado ao cliente, etc.
- WEAKNESSES (fraquezas): Desvantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: Alto custo de produção, má imagem, etc.
- Opportunities (oportunidades): Aspectos externos positivos que podem potenciar a vantagem competitiva da empresa. Ex.: Mudanças no gosto dos clientes, falência de empresa concorrente, etc.
- THREALS (ameaças): Aspectos internos negativos que podem por em riscos a vantagem competitiva da empresa. Ex.: novos competidores, perda de trabalhadores fundamentais, etc.
Quando se tem um sistema de gestão onde os colaboradores são motivados, com um sistema de treinamento eficaz e um atendimento diferenciado, sem duvida levará a empresa a um patamar elevado em excelência, consequentemente terão clientes satisfeitos e fieis e os lucros da empresa aumentarão.
A gestão de pessoas envolve treinamento e desenvolvimento pessoal, recrutamento e seleção, remuneração por competência e habilidade e sistema de avaliação.
Os treinamentos podem ser realizados no próprio cargo, quando o objetivo é ministrar informação, experiência e conhecimento relacionados às atividades, ou em classe, quando utilizam a sala de aula. Existem muitos recursos pedagógicos, didáticos e instrucionais que podem ser utilizados como apoio ao treinamento. Dentre algumas técnicas, podem ser usadas:
Seminários, workshop, técnicas de simulação, etc.
Toda empresa de grande porte necessita de um sistema hierárquico para que a mesma possa se desenvolver e progredir mantendo os colaboradores distribuídos em seus respectivos cargos e setores. Cada departamento tem um treinamento especifico no qual os colaboradores poderão se desenvolver profissionalmente e assim ajudar no crescimento da empresa. Segundo Lacombe (2011, p. 381) as empresas que não treinam e desenvolvem seus funcionários, podem enfrentar dificuldades competitivas por falta de gente preparada para seus cargos. Um dos maiores receios dos gerentes, é que após ter o conhecimento adquirido seu colaborador se desligue e vá para outra empresa, fazendo desta forma, que a empresa perca o investimento no funcionário, além disso, pode beneficiar uma empresa concorrente ao contratar o colaborador que já foi treinado pela organização anterior. Este pode ser um dos maiores riscos em treinamento de pessoas, porém medidas de redução de riscos devem ser adotadas antes de iniciar um treinamento. Após o treinamento, com o objetivo de redução de riscos, deve-se montar um plano de aproveitamento desse pessoal, de modo que eles desenvolvam um trabalho á altura do treinamento que receberam, pois pode ocorrer a criação de expectativas por parte dessas pessoas, que não sejam alcançadas, havendo assim um desestímulo ao trabalho.
A prestadora de serviços mandará uma tabela com custos gerados e datas para que, a empresa possa se organizar para não desfalcar nenhum setor e assim manter o funcionamento da mesma.
Os programas de incentivo como premiações, bônus e remunerações, foram criados para que os colaboradores tenham um comprometimento maior com a empresa, e assim a mesma possa dar qualificação e uma faixa salarial ao colaborador de acordo com seu desempenho.
Trabalhos que oferecem crescimento pessoal, sentimento de participação e senso de realização aos funcionários geram as recompensas mais eficazes: a motivação interna. Esta motivação é uma característica que deve brotar prioritariamente de dentro de cada indivíduo.
...