Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Por: Fernanda Camilo • 15/5/2015 • Trabalho acadêmico • 4.072 Palavras (17 Páginas) • 164 Visualizações
[pic 1]
Polo Santo André-Unia II
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
2º Semestre
Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos-Prointer II
Gestão Inovadora e a Responsabilidade Social
Fernanda Camilo das Neves Coelho RA 9904003920
Flávia Gomes da Silva Scarassati RA 8763155331
Hendira Vendrame de Queiroz RA 8380853960
Jaqueline Suemi Hirata Nagahashi RA 8977191391
Karina de Oliveira RA 8528972260
Thais da Silva Lima RA 9904008743
Santo André/SP
2014
Fernanda Camilo das Neves Coelho RA 9904003920
Flávia Gomes da Silva Scarassati RA 8763155331
Hendira Vendrame de Queiroz RA 8380853960
Jaqueline Suemi Hirata Nagahashi RA 8977191391
Karina de Oliveira RA 8528972260
Thais da Silva Lima RA 9904008743
Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos-Prointer II
Direito Empresarial
Tecnologia da Gestão
Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Tutora Presencial: Marcela de Carvalho Cordulino
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Tecnologia de Gestão em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera-Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da disciplina de Prointer II – Projeto Interdisciplinar.
Santo André/SP
2014
Sumário.
Resumo.....................................................................................................................04
Introdução.................................................................................................................051. A importância de se trabalhar a Responsabilidade Social e consciência sobre o meio Ambiente dentro das organizações...................................................................06
2. A Tecnologia de Gestão e o Meio Ambiente..........................................................09
3. Exemplo onde mudanças deram certo...................................................................12
Considerações Finais..............................................................................................15
Referências Bibliográficas......................................................................................16
Resumo.
Este projeto mostra exatamente o significado de Responsabilidade Social e o papel de como o Direito Empresarial podem trabalhar e ainda se aliar a Tecnologia da Gestão mostrando assim como uma estrutura organizacional deve proceder, de acordo com a lei, normas e ferramentas de gestão.
E na medida em que a sociedade se transforma as organizações se adaptam as mudanças, promovendo invenções e inovações que provocam as necessidades que levam à mudança de hábitos, costumes e valores sociais, pois esse conceito envolve exatamente a coletividade seja ela no nível que abrange funcionários ou na consequência das ações de uma organização sobre este meio em que são inseridos.
Tem por objetivos identificar e compreender a relação entre o comportamento social onde as organizações avaliam que ferramenta de gestão é mais viável, para que assim possam seguir de acordo com as normas empresariais. Os resultados são obtidos de forma clara e positiva, fazendo com que as empresas criem seu valor ético e estratégico, obtendo assim resultados bem reais e consistentes.
Introdução.
É de suma importância que as organizações ajam de forma responsável em seus relacionamentos internos e externos. E para isso, precisam incluir tais preocupações sociais e ambientais em suas estratégias corporativas. O interesse em Responsabilidade Social por parte das organizações está crescendo à medida que o papel dos negócios na sociedade aumenta no meio corporativo.
O mais importante é que as pessoas, a sociedade e principalmente as organizações, estejam voltadas para a realidade do país e percebam que todos devem responder em maior ou menor grau, pela tentativa de melhoria do meio ambiente, em tudo que as cercam. Este estudo tem o intuito de apresentar o tema àqueles que ainda não o conhecem de maneira um pouco mais aprofundada, conscientizando-os da importância de suas atitudes e ações realizadas no presente e seus reflexos no futuro. Para que isto aconteça, deve-se começar a agir desde agora, onde daqui a alguns anos, perceber o quanto se conseguiu realizar em pequenas atitudes tomadas.
Para se mantiver a ética e a transparência das ações de Responsabilidade Social por parte das empresas, é preciso verificar se seus funcionários estão por elas envolvidos ou agem de forma socialmente responsável. Além disso, é interessante também verificar se as ações sociais aplicadas pela organização realmente atuam internamente, e não estão somente voltadas ao mercado, por uma questão de marketing visando lucro.
1. A importância de se trabalhar a Responsabilidade Social e consciência sobre o meio Ambiente dentro das organizações.
No mundo em que vivemos hoje, podemos perceber que as empresas e organizações têm os seus interesses, e esses podem ser diversos como gerar empregos, lucros, contribuir para a sociedade e muitos outros. No entanto, podemos dizer que nós seres humanos precisamos das empresas e/ou organizações para que os nossos interesses sejam supridos.
Segundo SIMIONATO (2004):
“Na identificidade da vontade universal e da particular, coincidem o dever e o direito, e, no plano moral, o ser humano tem deveres à medida que têm direitos, e direitos à medida que tem deveres. Como cidadãos, os indivíduos particulares são pessoas que têm como um fim o seu próprio interesse; como esse somente é realizável através do universal, que aparece como meio, tal fim só poderá ser alcançado quando os indivíduos determinam a sua vontade, e se a sua ação estiver de acordo com o interesse geral. É o princípio da complementariedade”.
...