Teoria Da Aprendizagem
Casos: Teoria Da Aprendizagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaelafrancelin • 3/7/2014 • 371 Palavras (2 Páginas) • 223 Visualizações
Henri WallonHenri Wallon nasceu na França, no ano de 1879. Graduado em medicina, psicologia e filosofia.
Foi um militar apaixonado, atuou como médico na 1ª Guerra Mundial, (1914-1918) ajudando a cuidar depessoas com distúrbios psiquiátricos. Em 1925, criou um laboratório de psicologia biológica da criança. Em 1929, se tornou professor da Universidade Sorbonne e vice-presidente do Grupo Francês de EducaçãoNova, revolucionando o sistema de ensino e se tornando presidente de 1946 até sua morte.
Wallon via a escola como um contexto privilegiado para o estudo da criança. Ele acreditava que a pedagogiaoferecia campos de observação a psicologia e questões para investigação do desenvolvimento psicológico infantil. Este foi o mais completo pensamento de Wallon para o desenvolvimento da criança. Suateoria fornece um significado suporte teórico, que compreende a dimensão social e afetiva do desenvolvimento humano nos primeiro anos de vida.
Wallon baseou sua ideia em quatro elementos básicos que estãoa todo tempo em comunicação, são eles:
Afetividade
A afetividade é base da vida. Segundo Wallon se a criança não estiver bem afetivamente sua ação como ser social estará comprometido. A afetividadeé a expressão da emoção.
Emoção
Através da emoção a criança passa a se conhecer. A raiva, o medo, a tristeza e a alegria possuem uma emoção de grande relevância no relacionamento da criança com omeio.
Por meio dela as crianças expressão seus desejos e suas vontades.
TEORIAS DA APRENDIZGEM
Neste livro é argumentado sobre algumas concepções que nos auxiliam na compreensão de como ocorre o desenvolvimento humano, bem como a base que elas oferecem para a compreensão dos mecanismos de aprendizagem. Esta obra traz como ponto-chave a reflexção a respeito das relações que podemos estabelecer entre três áreas do conhecimento, por meio dos seus fundamentos epistemológicos, que é a filosofia a educação e a psicologia. Este livro é dividido em seis capítulos e o seus principais teórico mencionados nele são Jean Piaget, Lev S. Vigotski, Henri Wallon, David Ausubel e Carl Rogers.
...