Trabalhando como assistente social
Tese: Trabalhando como assistente social. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: MCPSILVA • 29/1/2015 • Tese • 465 Palavras (2 Páginas) • 245 Visualizações
objetivo do curso de Serviço Social é a formação de profissionais capacitados para criar e executar programas dos quais a finalidade seja a transformação social. Desta forma encontra-se na grade curricular:
Sociologia
Teoria política
Filosofia e economia
Políticas e movimentos sociais
Trabalho e sociabilidade
Relações de gênero
Étnicas e raciais
Desde o começo do curso, o estudante realiza trabalho de campo tanto em comunidades e quanto em espaços institucionais como escolas, sindicatos, ONGs, creches e cooperativas. O estágio supervisionado é obrigatório.
Exercendo a profissão de Assistente Social
Para exercer a profissão de Serviço Social é indispensável concluir a graduação em Serviço Social em uma Instituição de ensino cujo curso tenha sido oficialmente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e proceder à inscrição no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS).
O registro no CRESS é condição estabelecida pela Lei de Regulamentação Profissional como requisito para a certificação e habilitação ao exercício da profissão de Serviço Social. Trabalhar sem registro é ilegal.
Em linhas gerais, o principal aspecto positivo do curso é a oportunidade de contato profundo com o comportamento social das pessoas, a fim de que consiga cumprir os desafios da profissão que está sobre o pretexto do pensar social. Para que esse contato ocorra de maneira satisfatória, a dedicação do profissional deve ser profunda e qualificada. Quem não tiver este perfil, certamente não obterá sucesso na área.
Melhores Faculdades
É interessante que os alunos verifiquem se os cursos escolhidos possuem reconhecimento junto ao Ministério da Educação, pois somente assim o diploma é valido. Confira os dez melhores cursos de Serviço Social segundo o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes:
Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
Universidade de Caxias do Sul – UCS
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS
Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC
Universidade Veiga de Almeida – UVA
Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC
Universidade de Marília – UNIMAR
Universidade Luterana do Brasil – ULBRA
Centro Universitário Monte Serrat – UNIMONTE
Universidade Federal da Paraíba – UFPB
Curiosidades
Desde o início das civilizações, existiram pessoas preocupadas com o bem-estar social, ainda que o reconhecimento desta área como profissão tenha ocorrido muito tempo depois. Segundo a história do serviço social, a primeira casa de assistencialismo no Brasil foi criada em 1543, por iniciativa de Brás Cubas, a “Casa de Deus para os homens”, a atual Santa
...