Trabalho De Estudo Relacionado A Hipoglicemia
Por: David Alcides • 1/6/2023 • Projeto de pesquisa • 1.422 Palavras (6 Páginas) • 79 Visualizações
UNIC- campus Tangará Da Serra
Gabrielly Alves Dos Anjos
Gabriely Freitas Dos Santos
Izaura Thaysa Santana
Luana Cilião Salcouski
Vitor Do Espírito Santo
HOME CARE
HIPOGLICEMIA
Tangará Da Serra 2022
Gabrielly Alves Dos Anjos
Gabriely Freitas Dos Santos
Izaura Thaysa Santana
Luana Cilião Salcouski
Vitor Do Espírito Santo
Trabalho de estudo relacionado a
Hipoglicemia
Orientado: André Luiz
Tangará Da Serra 2022
A hipoglicemia é a baixa concentração de glicose no sangue,
A pesquisa ainda estima que 95.800 crianças e adolescentes menores de 20 anos conviviam com a diabetes tipo 1 no Brasil —índice que coloca o país em terceiro lugar no ranking mundial, depois de EUA e Índia. De acordo com o Manual MSD, a obesidade e o aumento de peso são fatores importantes para o desenvolvimento de resistência à insulina, provocando a diabetes tipo 2. A falta de glicose no sangue pode causar sérios problemas, já que alguns tecidos do corpo humano precisam da glicose para seu funcionamento, dentre eles o sistema nervoso central (SNC), retina, a medula renal e os elementos figurados do sangue. Os níveis de glicose são mantidos constantes, geralmente entre os 70 e 110 mg/dl, exceto por mudanças agudas em estado pós-prandial ou jejum. Isso ocorre graças a um sistema de controle neuro-hormonal que impede grandes variações nos níveis de glicose.
A hipoglicemia indica que a glicose consumida pelos tecidos está sendo superior ás concentrações plasmáticas. Esse desbalanço pode ser resultado de um consumo excessivo de glicose (exercício físico ou a um aumento das perdas externas), ou pode resultar de um aporte inadequado de glicose (produção endógena insuficiente ou estados de jejum prolongado).A classificação mais utilizada é a que divide as hipoglicemias em duas categorias: a de jejum e a pós-prandial. A de jejum pode resultar da administração de fármacos hipoglicemiantes ou outras drogas, insuficiência hepática ou renal, sepse, entre outras. A pós-prandial pode ser causada por síndrome de hipoglicemia (NIPHS), hipoglicemia pós-bypass gástrico e hipoglicemia autoimune á insulina.
Ao exame físico, os principais sinais encontrados são diaforese e palidez. A frequência cardíaca e a pressão arterial sistólica podem aumentar, mas discretamente. É comum também observar alterações cognitivas e psicomotoras nesses pacientes. Ocasionalmente, ocorrem déficits neurológicos transitórios, mas o dano neurológico permanente é raro.
O principal achado laboratorial é a própria hipoglicemia plasmática, que no início dos sintomas em pacientes não diabéticos ocorre com níveis de glicose abaixo de 55 mg/dl, embora o valor específico varia entre os indivíduos. Já em pacientes com diabetes, o início dos sintomas de hipoglicemia pode ocorrer com níveis de glicose menores que 65 mg/dl.
...