Trabalho In Terdisciplinar
Dissertações: Trabalho In Terdisciplinar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: keilaluna • 18/4/2014 • 2.891 Palavras (12 Páginas) • 307 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA...........................................................4
2.1.1 Inflação................................................................................................................4
2.1.2 Taxa de juros......................................................................................................5
2.1.3 Taxa de câmbio...................................................................................................6
2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS...............................................................................7
2.2.a Medidas descritivas.............................................................................................7
2.2.a.1 Medidas de tendência central..........................................................................7
2.2.a.2 Medidas de dispersão......................................................................................7
2.2.a.3 Técnicas de amostragem e probabilística........................................................8
2.2.b Números índices.................................................................................................8
2.2.c Deflação de dados...............................................................................................9
2.3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE.........................................................................9
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................12
REFERÊNCIAS.........................................................................................................13
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho foi realizado com intuito de mostrar de maneira clara e objetiva conceitos de administração nas áreas relacionadas a microeconomia e macroeconomia, métodos quantitativos à gestão empresarial e ética política e sociedade, abordando vários fatores proporcionando uma visão geral dos fatores econômicos no ambiente social e empresarial. Também foi exposto o posicionamento da sociedade no que se refere ao ambiente capitalista e consumista.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
2.1.1 Inflação
Na economia a inflação é um processo de elevação de preços que sempre ocorre quando há maior procura do que a capacidade de produzir em um determinado bem ou serviço e pode ser de oferta, quando há escassez de produto ou de demanda, quando a procura é maior que a oferta. A inflação é um conceito que determina o aumento generalizado dos preços e por isso é muito ruim para a economia de um país, pois quem geralmente perde mais são os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir seu dinheiro em aplicações.
De modo geral a inflação é usada para determinar aumento de preços. A inflação tem efeitos externos e internos: externo que é desvalorização da moeda e interno que é o aumento de volume de dinheiro e dos preços.
Num país com a inflação de 10% ao mês, um trabalhador compra cinco quilos de arroz num mês e paga R$10,00. No mês seguinte, para comprar a mesma quantidade de arroz, ele necessitará de R$11,00. Como o salário desse trabalhador não é reajustado mensalmente o poder de compra vai diminuindo. Após um ano, o salário desse trabalhador perdeu 120% de compra (VIANA, Pedro Jorge ramos; EDITORA Manole).
Prévia da inflação acelera em setembro – segundo do IBGE, o IPCA-15 passou de 0,16% em agosto para 0,27% em setembro Preços da habitação foram os que mais pesaram no mês (Danilo Verpa/Folhapress). O índice de preços ao consumidor Amplo 15 (IPCA 15) subiu nesse mês para 0,27%, ante 0,16% em agosto. Em setembro de 2012,o resultado havia sido ainda maior, de 0,48%. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, no ano a inflação acumula alta de 3,97%, acima dos 3,81% vistos no mesmo período de 2012. Porém, na soma dos 12 últimos meses até setembro, o IPCA-15 está em 5,93% abaixo dos 6,15% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em termos de grupos, os preços de Habitação foram os que mais pesaram no indicador no mês (0,08 ponto percentual), ao marcarem alta de 0,53% em setembro. Saúde e Cuidados Pessoais e Transportes vêm na sequência com peso de 0,06p.p. no índice e inflação de 0,56% e 0,30%, respectivamente (www.veja.abril.com.br).
O aumento do número de pessoas migrando para as cidades em busca de emprego acaba ocasionando a grande procura por moradia, e isso faz com que haja a elevação no preço do aluguel dos imóveis.
Essa é a consequência do aumento desordenado da inflação que vem ocorrendo no Brasil, que vem afetando todos os setores.
2.1.2 Taxa de Juros
Juro é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro, é um percentual sobre o valor emprestado, uma taxa de juro é como se fosse um aluguel do dinheiro e a taxa seria uma compensação paga pela pessoa ou empresa que tomou o empréstimo e o credor recebe essa compensação por não poder usar esse dinheiro até o pagamento e também por correr o risco de não receber o dinheiro de volta.
Os juros são a principal fonte de renda do sistema econômico mundial, os bancos e os comércios, por exemplo, com crediários próprios usam os juros na negociação com clientes.
Taxas de juros de créditos sobem pela quarta vez no ano, diz Anefac Juro médio do crédito pessoal ficou em 5,51% e o de empresa, em 3,16%. Para associação, elevação pode ser atribuída aumento da Selic. As taxas das operações de créditos subiram em junho, pela quarta vez no ano, segundo pesquisa Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) divulgada nessa quinta-feira (15). Das seis linhas de créditos para pessoa física pesquisadas, uma ficou
...