Técnico de Segurança do trabalho Cesep - disciplina saúde e saneamento exercício 1
Por: Gilvandro123 • 13/9/2022 • Exam • 693 Palavras (3 Páginas) • 95 Visualizações
CENTRO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS DO PARÁ[pic 1][pic 2][pic 3]
COORDENAÇÃO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
LISTA DE EXERCÍCIO I - SES
1) Qual a relação entre o conceito de saúde e saneamento?
R: Ambos os conceitos estão relacionados a um completo bem estar físico, mental e social do homem, sendo que o saneamento atua no controle do meio em que o trabalhador estar inserido, de forma a minimizar possíveis efeitos indesejáveis a sua saúde.
2) O que é esgoto sanitário?
R: São os dejetos gerados pelas actividades humanas, comerciáis e industriáis que necessitam ser coletados, transportados, tratados e dispostos mediante a processos técnicos, de forma que não gerem ameaça à saúde e ao meio ambiente.
3) Qual as unidades do sistema de esgoto sanitário?
R: O SES é composto pelas seguintes unidades: Coleta; Estação Elevatória de Esgoto - EEE; Estação de Tratamento de Esgoto - ETE; Distino Final.
4) Quais os benefícios de uma população que dispõe (é servida) de sistema de esgoto sanitário - SES?
R: Aumento da vida média do homem, pela redução da mortalidade e dos casos de doenças; Diminuição de despesas com o tratamento de doenças.
5) Porque o SES – coletivo é mais indicado para áreas urbanas?
R: Por conta da maior adensamento populacional, da redução de áreas nos centros urbanos e por serem teoricamente áreas providas de rede coletora de esgoto alem de possuírem maior eficiência no tratamento do esgoto.
6) Porque os tanques sépticos (“sistema individual” de tratamento de esgoto mais indicado para área rural) são utilizados em áreas urbanas?
R: porque muitos centros urbanos, como é o caso de Belém, não dispõe de rede coletora de esgoto sanitário, unidade fundamental para implantação de ETE-Coletivas.
7) Qual o objetivo/função da rede de esgoto sanitário?
R: O recebimento (coleta) e transporte rápido do esgoto sanitário produzido nas habitações visando evitar a poluição/contaminação nas habitações de forma a melhorar as condições de saneamento do meio e a prevenção da saúde.
8) Qual a situação de Belém com relação a coleta e ao tratamento de esgoto sanitário?
R: Na cidade de Belém são gerados 274,5 milhões de litros de esgoto, deste montante 8% são coletados e apenas 3% são tratados.
9) Cite algumas medidas proteção que um técnico de segurança poderia estar recomendando para evitar acidentes de soterramento, como as ocorridas no assentamento de rede de esgoto em Ananindeua ?
R: Entre varias medidas podemos citar: o isolamento da área com cones, fitas cavaletes de advertência, cones de sinalização, telas de material plástico, sinalização refletiva, sinalização luminosa (lâmpada); podemos citar ainda a interdição parcial ou total do transito, escoramento das valas, entre outras.
...