Uma Crise Real
Dissertações: Uma Crise Real. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kelialana • 14/3/2015 • 449 Palavras (2 Páginas) • 248 Visualizações
Universidade Braz Cubas
Curso: Pedagogia
Disciplina: Pesquisa e Prática Pedagógica A
Professora: Gerson Gonçalves da Silva
Aluna: Keli Cristine Ribeiro Leite RGM: 330852
Água, uma crise atual.
Os recursos naturais mais importantes que temos é a água, recurso totalmente vital à vida de todas as espécies do nosso planeta, que por causa da má utilização e má educação está causando danos irreversíveis ao nosso planeta. A escassez, o desperdício, a má utilização, o desmatamento e a poluição são fatores humanos que mais contribui para a crise a qual estamos vivendo.
O desenvolvimento desordenado das cidades e das populações e as ocupações de áreas mananciais esgotam as reservas naturais e faz com que procuremos água em fontes mais distantes e menos saudáveis. A escassez é o resultado do consumo cada vez maior e do mau uso dos recursos naturais.
O resultado da má utilização da água, a falta de orientação são os principais fatores que levam a tanto desperdício que na maioria ocorre dentro do uso domestico, pela falta de consciência em sua utilização. Outro fator importante ao desperdício é a falta de investimento das políticas publicas pois toda água utilizada depois de tratada é devolvida aos rios sem tratamento gerando os esgotos e contaminando os rios.Uma das atividades que mais desperdiça água é o não reuso das águas para as atividades industriais, por não ter métodos eficientes para essa reutilização.
O desmatamento em áreas de mata ciliar protegidas por margens dos rios e nascentes provocando danos irreversíveis aos corpos d’ água, descarregamento de materiais e resíduos que comprometem a qualidade das águas. Nas áreas de nascentes o desmatamento acarreta o desaparecimento dos mananciais.
A poluição problema de grande impacto ambiental e exclusivamente nosso de autoria nossa, seres humanos, é o maior causador de danos à água senão o maior responsável pela crise a qual estamos vivendo hoje.
Os rios servem como receptores dos nossos esgotos e dos fluentes das indústrias que reúnem grande volume de produtos tóxicos e metais pesados, matando muitos rios. A falta de sistema de tratamento de fluentes e saneamento vários resíduos materiais sólidos são levados aos rios com a enxurrada, ao chover a chuva também traz gases e poeiras aos corpos d’ água sendo totalmente prejudicial à água.
Temos que nos conscientizar da importância da água para nós seres humanos e de todos os seres existentes em nosso planeta, e que sem esse recurso natural seria impossível sobreviver, e que são nossas atitudes que estão fazendo com que esta crise se torne uma calamidade. É fundamental a participação de toda a sociedade na gestão dos recursos hídricos, não podemos fazer com que a utilização da água seja irracional, portanto cabe ao homem como ser racional não esgote esse recurso tão vital a nossa sobrevivência.
...