Uso de blog e hipertextos na construção do conhecimento
Por: joaocptc • 7/8/2017 • Ensaio • 1.021 Palavras (5 Páginas) • 230 Visualizações
JOÃO CARLOS GONÇALVES
POSSIBILIDADES DE USOS DO HIPERTEXTO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Trabalho apresentada ao Curso de Especialização em Mídias na Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, como requisito parcial para a obtenção de aprovação na disciplina de Texto, Imagem e Hipertexto na Construção do Conhecimento.
Juiz de Fora - MG
2017
POSSIBILIDADES DE USOS DO HIPERTEXTO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
João Carlos Gonçalves
Curso de Especialização em Mídias na Educação - UFJF
INTRODUÇÃO
As novas tecnologias trazem consigo a transformação das mais diversas atividades humanas, dentre elas, a educação. Neste contexto, podemos imaginar as mais diversas formas de uso das tecnologias na sala de aula, com destaque para o computador e os elementos virtuais (sites, softwares, entre outros) que se tornaram objetos dos mais diversos estudos.
O computador é uma porta para um novo mundo, mundo este que o aluno pode acessar a partir da sala de aula e, deste ponto, expandir e reorganizar seus conhecimentos. A pesquisa, na maior parte dos casos, se constitui como uma das principais atividades realizadas na escola e, então, surge a oportunidade de exploração de diversas mídias que estão dispostas no universo hipertextual organizado na web.
Entendemos por hipertexto a estrutura de ligação entre diferentes textos, imagens, vídeos e outras mídias disponíveis nos sites da web. Tal estrutura de ligação, criada através de links, possibilita pesquisas dinâmicas pelo texto eletrônico e permite uma forma de pesquisa alternativa ao modelo adotado nas abordagens pedagógicas tradicionais, cuja estrutura de estudo segue um modelo pré-definido e, na maior parte dos casos, se limita ao reproduzir o que está nos livros e/ou materiais cedidos pelos professores (LIMA, 2015).
Porém, o texto eletrônico acelera o tempo e concatena contextos, encadeando e justapondo diferentes documentos, compartilhando o mesmo espaço de produção e, às vezes, alterando sua compreensão (LIMA, 2015).
Na web, nos deparamos com diversas mídias, textos, vídeos, áudios e imagens. Taís mídias representam o conteúdo acessado através dos links e cada uma delas pode representar a informação de uma forma especifica. Neste contexto, surge a multimidialidade, ou seja, a junção de várias mídias para representar elementos de um mesmo contexto de forma complementar. Neste prisma, surgem novas formas de aprender e ensinar, principalmente quando temos o objetivo de implantar práticas pedagógicas que valorizem o ser humano e suas especialidades (abordagem humanista) e quanto desejamos que este crie uma interação com o mundo e, a partir de então, construa seu conhecimento (abordagem construtivista) (MIZUKAMI, 1986). Portanto, este texto objetiva discutir possibilidades de uso do hipertexto na escola, principalmente com o uso de blogs (SCHWEDER; MORAES, 2013).
DESENVOLVIMENTO
Um blog é uma página disponível na web 2.0 (ANTONIO, 2009), cujos autores, donos, compartilham textos, imagens, vídeos e sons de sua autoria ou provenientes de outras fontes (SCHWEDER; MORAES, 2013). Nos blogs, a organização do conteúdo se dá de forma hipertextual, ou seja, existem diversas postagens, cada uma acompanhada de um campo para que os visitantes possam fazer comentários. Logo, podemos observar que o uso do blog implica que o seu criador deve ser autor ou co-autor, realizar pesquisas, analisar as informações coletadas e publicar tais informações neste ambiente hipertextual (SCHWEDER; MORAES, 2013).
Portanto, podemos notar que existe um processo de produção e análise de conteúdo, onde o autor é sujeito ativo e amplia seu conhecimento através de tal atividade. Neste contexto, podemos lançar mão do uso de tal ferramenta em sala de aula ou fora dela, uma vez que a estrutura hipertextual permite ao educando assimilar o conteúdo de uma forma não linear e, assim, explorar informações que provoquem seu senso investigativo.
...