VINCULOS E APOIO
Trabalho Escolar: VINCULOS E APOIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anasalazarwy • 27/8/2014 • 624 Palavras (3 Páginas) • 1.783 Visualizações
UNIDADE I: VÍNCULOS E APOIOS
São elementos de construção que impedem os movimentos de uma estrutura. Em estruturas planas, podem ser classificados em três tipos:
I.1 – Vínculo Simples ou Móvel
Este tipo de vínculo impede o movimento de translação na direção normal ao plano de apoio, fornecendo uma única reação (normal ao plano de apoio).
Representação simbólica:
I.2 – Vínculo Duplo ou Fixo
Este tipo de vínculo impede o movimento de translação em duas direções, ou seja, na direção normal e na direção paralela ao plano de apoio, podendo fornecer duas reações, uma para cada plano.
Representação Simbólica:
I.3 - Engastamento
Este tipo de vínculo impede a translação em qualquer direção, além de impedir a rotação do mesmo, através de um contra-momento, que bloqueia a ação do momento de solicitação.
ESTRUTURAS
Denomina-se estrutura ao conjunto de elementos de construção, composto com a finalidade de receber e transmitir esforços. As estruturas planas são classificadas através de sua estaticidade em 3 tipos:
a) Estruturas Hipoestáticas: São instáveis quanto à estaticidade, e por isso serão bem pouco utilizadas nesse nosso contexto. Recebem essa classificação devido ao fato de o número de equações da estática ser superior ao número de incógnitas.
Exemplo:
b) Estruturas Isostáticas: A estrutura é classificada como isoestática quando o número de reações a serem determinadas coincide com o número de equações da estática.
Exemplo:
c) Estruturas Hiperestáticas: A estrutura é classificada como hiperestática quando as equações da estática são insuficientes para determinar as reações nos apoios. Para tornar possível a solução destas estruturas, deve-se também, utilizar as equações de deslocamento, estudadas posteriormente em resistência dos materiais.
Exemplo:
UNIDADE II: EQUILÍBRIO DE FORÇAS E MOMENTOS
Para que um determinado corpo esteja em equilíbrio, é necessário que sejam satisfeitas as seguintes condições:
1-) A resultante do sistema de forças atuante deve ser nula;
2-) A resultante dos momentos atuantes em relação a um ponto qualquer do plano de forças será nula.
Desta forma conclui-se que, para forças coplanares, = 0; = 0 e = 0.
II.1 – Força Axial ou Normal F
É definida como força axial ou normal, a carga que atua na direção do eixo longitudinal da peça. É denominada normal, por ser perpendicular à seção transversal da peça.
II.2 – Tração
...