Vitamina A
Por: lucianasp • 26/11/2015 • Trabalho acadêmico • 361 Palavras (2 Páginas) • 233 Visualizações
VITAMINA A – RETINOL
A vitamina A, também denominada retinol, é um micronutriente, lipossolúvel e é uma das mais importantes. Ela é facilmente transformada no organismo humano em ácido retinóico (sua forma ativa).
No organismo, sua absorção ocorre de forma semelhante à das gorduras, sendo que quando há anormalidades na absorção destas, há também uma redução da absorção do retinol.
Quando a absorção ocorre normalmente, ela é praticamente integral.
Essa vitamina possui diversas funções, no entanto, a principal está relacionada com a visão. A vitamina A também esta relacionada com o desenvolvimento dos ossos, ação protetora na pele e mucosa, possui função essencial na capacidade funcional dos órgãos do trato reprodutivo, participa do fortalecimento do sistema imunológico, está relacionada com o desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial, contribui para o desenvolvimento normal dos dentes, para a conservação do esmalte dentário, manutenção do bom estado do cabelo e na prevenção da oxidação celular através dos caratenoides pró-vitaminicos A, que atuam como fontes desta vitamina.
A vitamina A é encontrada em alimentos de origem animal, como leite, ovos, fígado e sardinha, em vegetais folhosos de coloração verde escura, com brócolis, couve, espinafre, em vegetais e frutos de cor amarelo alaranjado, como laranja, mamão, pêssego, abacate, cenoura, entre outros.
A carência da vitamina A pode desencadear as seguintes alterações no organismo:
- Xeroftalmia: sendo que este é um dos problemas que ocorre devido à deficiência do retinol, sendo que a cegueira noturna, onde o individuo não consegue enxergar com maior precisão em locais pouco iluminados;
- Hemeralopia: que é visão noturna deficiente, que é distinta da cegueira noturna, pois causa ressecamento ocular, aumento o atrito entre as pálpebras e os olhos, resultando em ulcerações no epitélio ocular;
- Sensibilidade à luz (fotofobia);
- Redução do olfato e do paladar;
- Ressecamento e infecção na pele e mucosas, denominada xerodermia;
- Espessamento da córnea;
- Lesões cutâneas;
- Neoplasia ocular;
- Sistema imunitário deficiente, podendo levar à frequentes infecções.
...