A Ética Sobre a Visão de Tomás de Aquino
Por: trampofoda • 14/5/2020 • Tese • 297 Palavras (2 Páginas) • 214 Visualizações
A Ética sobre a visão de Tomás de Aquino.
Ao analisarmos a visão de Tomás de Aquino sobre a Ética, a princípio percebe-se que construção de seu estudo filosófico e ético é correspondente da doutrina cristã o que explica o seu pensamento metafísico, no qual Tomás compreende a Ética através de uma a estrutura de caráter realista, em observância aos princípios e normas já pré-existentes.
Neste sentido, vejamos que a justiça na visão ética de Tomás, é pautada por vícios de comportamentos a serem combatidos, deste modo, atribui os tais vícios relacionados a sua visão moral teológica, em relação ao pecado, ganância e idolatria, atribuindo um ser ético as virtudes de solidariedade igualdade e obediência em contrapondo com a visão aristotélica que trata a justiça de forma impessoal como o “bem do outro”, relacionado a atitude do próximo perante a sociedade em si.
Sendo assim observa-se que o questionamento de quanto a visão racional, é justamente ligado aos princípios morais, conforme se vislumbra no trecho:
“Ora, para o homem, a vida conforme a razão é a melhor e a mais aprazível, já que a razão, mas que qualquer outra coisa, é o homem. Donde se conclui que essa vida é também a mais feliz”
Tomás de Aquino também em seu estudo sobre a visão de Aristóteles em relação a felicidade conclui em suma, que apenas o conhecimento acerca da sabedoria filosófica produz felicidade, relacionado a visão de um homem que ao adquirir conhecimento se torna efetivamente feliz.
Por fim, Tomás abre caminho para a compreensão do pensamento filosófico marcado pelo seu contexto cultural, religioso e político. Para a cultura cristã, Tomás é mestre de vida espiritual e teólogo. Sua contribuição para o mundo moderno vai além de uma reflexão filosófico-teológica: desenvolveu uma sólida harmonia entre razão e fé.
...