A Leitura de Imagem
Por: Amanda Kamradt • 14/7/2022 • Projeto de pesquisa • 1.571 Palavras (7 Páginas) • 153 Visualizações
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo, apresentar com mais clareza a forma como a leitura de imagem atua no desenvolvimento da criança em suas fases iniciais de alfabetização, tendo como principal foco, a identificação das palavras através de figuras chamadas de signos. Estes signos, se mostram num conjunto de informações, silábicas ou não, para estimular a curiosidade da criança, bem como associar a imagem escrita e visualizada para iniciar a alfabetização, de forma dinâmica e prazerosa para a criança. Desta forma, que a criança não se sinta entediada na atividade da alfabetização e assim consiga memorizar as palavras relacionadas às imagens. No decorrer do trabalho, o estágio curricular obrigatório, realizado através do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNISSELVI, do curso Licenciatura em Artes Visuais, apresenta pontos positivos e negativos referente à ministração das aulas on-line nas séries iniciais e a metodologia aplicada no contexto da comunicação visual, ou seja, da leitura de imagem. A forma da preparação pedagógica, quando usada por imagens dinâmicas de expressão visual, na plataforma on-line, fica prejudicada neste ponto de vista. Entretanto, o método da leitura de imagem, é eficiente para o aprendizado da criança, servindo de base para todos os aspectos que se decorrem para sua formação educacional, cultural e dinâmica. Assim, se observa a importância deste método, quando aplicado de forma correta e que desperte o interesse da criança, considerando acima de três anos para iniciar a alfabetização.
Palavras-chave: leitura de imagem, crianças, on-line.
⦁ INTRODUÇÃO
O ensino da leitura de imagem nas séries iniciais é de suma importância, visando que a criança ao aprender a interpretar as imagens, também aprenderá a compreender situações semelhantes do dia-a-dia. Todos os dias somos rodeados de imagens, e ao decorrer de nossas vidas, aprendemos a compreender as situações que se passam ao nosso redor, através da leitura de imagem. Pode-se ler uma mesma imagem e ter interpretações de diferentes perspectivas. Considerando essa diversidade de interpretações, e o quão subjetivas são as mesmas, é importante que o quanto antes formação do estudante sejam consolidados os conceitos de interpretação de imagem. Uma vez que vemos cada vez mais a publicidade infantil se alastrando através das novas mídias sociais pela internet, onde muitas vezes navegam sem a supervisão de adultos. É preciso saber interpretar certas intenções muitas vezes não explícitas no conteúdo consumido, já que o mesmo é predatório no quesito da atenção infantil.
⦁ Didática e Metodologia em Artes Visuais
A leitura de imagem tem uma importância muito mais profunda no ensino infantil, todos nós já nascemos sabendo a leitura de imagem, porém só percebemos quando nos é mostrado, por ser essencialmente ensinada nas séries iniciais, a criança aprende desde muito cedo a entender e interpretar tudo o que vê, mesmo sem entender verbalmente, a visão lhe proporciona observar e compreender tudo o que se passa ao seu redor. A primeira leitura da criança, se dá pela imagem, fotografia ou mesmo televisionada, ainda.
A comunicação visual usa a linguagem dos signos e apresenta igualmente um sistema de linguagem organizado que devemos conhecer, para que haja a comunicação. Segundo Rabaça e Barbosa, (1987, p. 23) comunicação visual é:
“Conjunto de técnicas, conhecimentos e procedimentos que buscam maior eficácia na transmissão visual de mensagens verbais ou não verbais através dos diversos meios de comunicação”. (Mara Lúcia Adriano Bueno, 2012, p.33)
As percepções de leitura visual devem ser dinâmicas, onde a criança deve ser estimulada por figuras e cores, que representem o texto e que verbalize a interpretação, ou seja, que a criança ao ver uma imagem de um achocolatado, por exemplo, ela observe as letras que contem, as cores que chamam a atenção e identifique a fonética com o produto que ela verbaliza no dia a dia.
Conforme, a linguagem visual, os signos ou elementos que usamos em desenhos, que dá uma construção ao plano de imagem. Estes signos, representam a imagem da leitura da criança.
Neste pensamento, Machado nos traz um contexto de linha do mesmo pensamento:
[...] Segundo Peirce, nenhum signo, por si mesmo, pode ser absolutamente preciso, visto que a relação do signo com seu objeto (aquilo que o signo representa) é uma fonte de indefinição na extensão ou aplicabilidade do signo e a relação do signo com o interpretante (o efeito que o signo produz na mente que o interpreta) é uma fonte de indefinição na profundidade (poder conotativo) do signo (SANTAELLA, 1999, p.50).
Nestes moldes, se trabalharmos com crianças ainda não alfabetizadas, que ainda não dominam os códigos de leitura e escrita formais, deve-se primeiramente inseri-las em um mundo repleto de imagens em que as palavras são meramente códigos associados às imagens e cada criança irá interpretar de acordo com o seu conhecimento do dia-a-dia. É fundamental proporcionar uma educação que as ajude a ler o mundo que as cercam.
Assim, nas palavras de Maria Lúcia Adriano Bueno, em sua obra Leitura de Imagem, faz-se aqui uma interpretação, similar acima, na visão dos códigos e imagens
dos autores que usam suas intuições, conhecimentos e expressões da arte visual.
Logo entender como essa linguagem é expressa, como os códigos de arte são estruturados e o que eles significam, é como abrir portas infinitas para o conhecimento dos significados dos signos. Algumas pessoas nada veem nestes códigos, são céticas a este entendimento. Por outro lado, há aquelas que percebem, sentem, usam suas emoções de forma a construir um universo maior e melhor. Esta é uma das contribuições que a arte pode oferecer, tornar o homem um ser mais sensível, portanto, melhor. (Maria Lúcia Adriano Bueno, 2012, p. 45)
Ainda, na mesma obra, acima citado, Maria Lúcia faz referências paralela no mesmo ponto de vista:
É com a sua criatividade a partir do pensamento que ele expressa suas emoções, intuições e verdades ocultas. Assim, ele elabora sua obra do modo que vê e interpreta as coisas do mundo, produzindo verdadeiros complexos de imagens únicas e insubstituíveis e nestas
...