A Robótica na Informática
Por: Jean Bock • 21/11/2018 • Artigo • 790 Palavras (4 Páginas) • 338 Visualizações
Bruno Nagel
Ismael Müller
Jean Bock
Ronan Silva
Robótica na Informática
VENÂNCIO AIRES
2018
JUSTIFICATIVA
O grupo despertou o interesse pela robótica no primeiro ano de curso técnico em informática. A robótica foi nos na disciplina de Iniciação acadêmica pelo nosso coordenador Gelson Corrêa. Logo montamos o grupo e trabalhamos na construção de um robô sumô LEGO para a competição no campus.
Conseguimos nos destacar e vencer a competição e desde então seguimos trabalhando em novos robôs para novas competições em diferentes campus. Decidimos dar um passo à frente e montar um robô de outro tipo, saímos então da categoria LEGO para inciar o projeto em um robô de categoria pró ainda na modalidade sumô, pois é a modalidade que mais gostamos de trabalhar.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Chegar em um modelo de robô mais aprimorado depois de vários aperfeiçoamentos e testes isso será possível, o grupo pretende levar o robô para competições neste ano 2018 e sair com resultado positivo.
Objetivo especifico
Aprender e desenvolver muita coisa para a construção do Robô Pró, como: Eletrônica, Mecânica, a programação do robô na plataforma do Arduino e depois de finalizado o projeto, aproveitar e viajar para outros campus não só para competições, mas também por causa das feiras para podermos mostrar nosso trabalho desenvolvido no IFSUL – Venâncio Aires.
Problema
É possível construir um Robô pro sumo no curso técnico de informática?
Hipótese
Construir um robô como esse não é uma tarefa impossível principalmente pelo fato de que entramos em contato com inúmeras equipes de outros campus a fora e isso nos ajudou bastante na parte tanto de hardware como de software do robô.
Além das aulas de linguaguem de programação do curso para entender a estrutra básica da linguagem do arduino, também tivemos algumas aulas de eletrônica o que nos permitiu ter uma base de como montaríamos o hardware do robô.
O arduino é formado por dois componentes principais: a placa arduino, elemento de hardware com o qual trabalhamos ao construir objetos; e o ambiente de desenvolvimento integrado do arduino, ou IDE, software executado no computador (NOVATEC. 2014, p.31)
Com todas as dicas de pessoas estudiosas e junto com a nossa força de vontade, vamos chegar ao resultado proposto do projeto
Metodologia
No primeiro ano na disciplina de Iniciação Acadêmica foi apresentado para a turma o LEGO, e quem tivesse um interesse maior então iria passar a vir em turnos apostos para realizar as construções dos robôs. Os integrantes do grupo atual é formado por 4 (quatro) alunos da turma que tiveram o maior interesse pela área. O prof. então sugeriu que participássemos de um pequeno torneio de robôs sumô onde o resultado foi positivo pois atingimos o 1° lugar, mais torneios surgiram a partir daí os desafios começaram a crescer juntamente com o interesse pela área da robótica.
Agora no 2°ano
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