A musica afro-brasileira e a sua utilização entre os jovens na escola
Por: Jazzman • 23/9/2019 • Artigo • 473 Palavras (2 Páginas) • 186 Visualizações
A música é um importante meio propagador repleto de informações, assim como um objeto de manifestação cultural que pode ser utilizada das mais variadas formas como recurso didático. Dessa forma, é sugerido pelo autor que se levante questões acerca da música afro-brasileira na escola e as suas ações entre os estudantes, observando tais ações a partir das exposições de cada estilo musical. O autor evidencia ainda que:
“a produção musical brasileira tem fortes influencias da cultura africana e são essas musicas que influenciam de forma direta ou indireta as relações dos jovens no espaço escolar”. (p. 1)
O texto também mostra as dificuldades encontradas pelo professor quando se propõe a trabalhar com musicas desconhecidas, ou seja, musicas que não estão associadas à realidade ou cotidiano desses estudantes. Há um grande desafio no que tange ao comprometimento com o conteúdo abordado. Dessa forma, é importante que o professor esteja sempre em busca de métodos que façam com que a aula se torne mais persuasiva, no intuito de fazer com que os estudantes absorvam o conteúdo com facilidade.
No colégio Modelo, foi dado como conteúdo, os seguintes gêneros musicais: Reggae, Tambor de Crioula, Samba de Roda, Maracatu e Lundú. Todos eles de matriz africana historicamente modificados com a junção da cultura europeia. Atualmente são ritmos denominados “afro-brasileiros”.
Vale salientar que a abordagem desses conteúdos musicais nas aulas de Arte requer muita responsabilidade do professor. Principalmente quando se trata de um tema escolhido para se trabalhar durante todo ano letivo, e que nele é abordado vários gêneros musicais. Portanto, é importante saber escolher as musicas, tomando cuidado pra que elas estejam de acordo com o tema e com os conteúdos que já foram ministrados. Além desses cuidados, existem vários recursos que o professor pode utilizar para ministrar uma boa aula de musica, como o canto: os estudantes poderão apreciar a musica de forma pratica, além de aprender sobre os princípios básicos e fundamentais da musica e as técnicas corretas para a utilização da voz. A percussão corporal: os instrumentos percussivos estão diretamente associados à cultura popular, e a utilização do corpo como instrumento sonoro serve para uma maior aproximação dos estudantes para essas culturas. Além desses recursos sonoros, o professor pode estar também, agregando esses conteúdos aos recursos eletrônicos, como, “data show” e “dispositivos de áudio”, entre outros.
A música é um importante veículo de informações que podem ser externadas através da letra ou da melodia. E assim como os seres humanos e suas culturas, a musica segue a lógica de ser mutável no tempo. Por isso, sempre estará nos remetendo a pequenos e grandes momentos da nossa história.
SILVA. A. N. (2017)
Referências:
ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. SILVA, Taís de Oliveira. Cultura juvenil e as influências musicais: pensando a musica afro-brasileira e a sua utilização entre os jovens na escola. V Colóquio Internacional Cidadania Cultural. Campina Grande, Editora EDUEPB, 2011.
...