AS QUESTÕES EXISTENCIAIS DA VIDA DO PONTO DE VISTA ISLÂMICO E CRISTÃO
Por: kaufmann20 • 18/2/2019 • Projeto de pesquisa • 9.180 Palavras (37 Páginas) • 205 Visualizações
FACULDADE DE TEOLOGIA INTEGRADA
ADRIANA SURUAGY
ALCIANE FEITOSA
ALEXSANDRA CÂMARA
ANTÔNIO FRANÇA
CAIO LUNA
ELAINE KAUFMAM
ELIEL RAMOS
EVERALDO MILÂNES
FERNANDO CÉSAR
FLÁVIA REVÔREDO
JAÍLTON FERREIRA
KLÉBERSON MARCONE
MANOEL LUÍZ DA SILVA
SIMONE CIBELLE DA SILVA SOUSA
TIAGO RIBEIRO
AS QUESTÕES EXISTENCIAIS DA VIDA DO PONTO DE VISTA ISLÂMICO E CRISTÃO
IGARASSU
2015
ADRIANA SURIAGY
ALCIANE FEITOSA
ALEXSANDRA CÂMARA
ANTÔNIO FRANÇA
CAIO LUNA
ELAINE KAUFMAM
ELIEL RAMOS
EVERALDO MILÂNES
FERNANDO CÉSAR
FLÁVIA REVÔREDO
JAÍLTON FERREIRA
KLÉBERSON MARCONE
MANOEL LUÍZ DA SILVA
SIMONE CIBELLE DA SILVA SOUSA
TIAGO RIBEIRO
Trabalho de monitoramento de aprendizagem da disciplina de Estudo Comparado das Religiões, como parte das exigências do programa de curso em Bacharelado em Teologia, sobre a orientação do Professor. E Pr. Audemário Fonseca.
IGARASSU
2015
INTRODUÇÃO:
O trabalho a seguir tem por finalidade trazer respostas às questões existenciais da vida: De onde viemos? Qual o sentido da vida? Existe vida após a morte? Qual a origem do sofrimento? Procuraremos abordar à estas questões do ponto de vista islâmico e cristão.
EXISTEM RESPOSTAS PARA AS QUESTÕES EXISTENCIAIS DA VIDA?
Responderemos a estas questões do ponto de vista islâmico e refutaremos ao final de cada pergunta e resposta com a verdade das Escrituras Sagradas.
- DE ONDE VIEMOS? (Do ponto de vista Islâmico)
As tradições cristãs e judaicas são notavelmente semelhantes e ao mesmo tempo diferente de maneira significativa do Alcorão. O livro de Gênesis descreve Adão sendo feito do pó da terra. No Talmude Adão é descrito como sendo moldado a partir do barro.
"E Allah disse aos anjos:" Vou instituir um legatário na terra! Perguntaram - lhe: Estabelecerás nela quem ali fará corrupção, derramamento de sangue, enquanto nos celebramos Teus louvores, glorificando- Te? Eu sei o que vós ignorais” ( Alcorão 2:30).
Deus criou Adão de um punhado do solo contendo porções de toda variedades na terra. Os anjos foram enviados a terra coletar o solo que tornaria Adão.
Ao longo do Alcorão o solo para criar Adão é chamado de muitos nomes, e a parti disso somos capazes de compreender um pouco da metodologia de sua criação. Cada nome para o solo é usado em uma etapa diferente da criação de Adão. O solo tirado da terra, é chamado de terra, Deus também se refere a ele como argila. Quando está misturado com água se torna lodo e quando é deixado em repouso o conteúdo da água reduz e ele se torna argila. Foi dessa substância que Deus moldou Adão. Seu corpo sem alma foi deixado para secar, e se tornou o que é conhecido no Alcorão como argila ressonante.
"E Allah disse aos anjos:"
"Recorda-te de quando o teu Senhor disse aos Anjos: De barro criarei um homem. Quando tiver plasmado e alentado com o meu Espírito, prostrai-vos ante ele."( Alcorão 38: 71-72).
Outra citação do Alcorão:
Allah honrou o primeiro humano Adão, de maneiras incontáveis. Allah soprou sua alma, o moldou com suas próprias mãos e ordenou aos anjos que se curvassem perante ele. TODOS SE PROSTARAM, MENOS LÚCIFER..."( Alcorão 7:11).
Também é dito pelo profeta Muhammad que Allah criou Adão a sua imagem . Isso não significa que Adão foi criado para ter a aparência semelhante a Allah, porque uma vez que Allah é unico em todo o seu aspecto, somos incapazes de compreender, ou formar uma imagem Dele. Significa, entretanto, que Adão recebeu algumas qualidades que Allah também tem como: Misericórdia, amor, livre arbítrio.
Ainda sobre Eva e sua criação, as tradições judaicas e cristãs também sustentam que Eva foi criada da costela de Adão. As tradições do profeta Muhammad relata que Eva foi criada enquanto Adão estava dormindo de sua costela mais curta e que depois de algum tempo, foi recoberta de carne.
“E disse ( O Senhor): Óh humano, temei o vosso Senhor, que vos criou de um só ser, do qual criou a sua companheira e, de ambos, fez descender inumeráveis homens e mulheres” (Alcorão 4:1).
Do ponto de vista cristão
Têm surgido as mais variadas teorias acerca da origem do homem. De um modo geral elas não conseguem anular a ligação do ser humano com a Terra. Entretanto, a única fonte realmente autorizada, acerca da origem da humanidade é a Bíblia Sagrada. Os dois primeiros capítulos de Gêneses nos oferecem de modo plausível e coerente, a verdadeira história das origens, inclusive a do homem.
1. O primeiro relato sobre a criação do homem encontra-se em Gênesis 1.26-27. Neste texto está declarada a ordem criativa da Trindade, quando diz: “Façamos o homem.” A despeito da importância teológica que se dá ao “façamos” para denotar a participação tri única de Deidade, o fundamental nesta passagem é a palavra “BARAH” (hebraico), do versículo 27, que quer dizer: “criou”. Deus o fez do pó da terra, mas sua criação foi um ato Divino. Ele foi feito especial e diferente da vida vegetal, aquática e animal.
2. O segundo relato da criação do homem, encontra-se em Gênesis 2.4-8. Neste relato histórico, temos, além da criação do homem, também a descrição da origem da mulher. Enquanto a primeira narração se preocupou mais em mostrar a ordem da criação e a descrição da Corte Divina, em criar o homem à sua imagem e semelhança; o segundo relato apresenta a sua efetivação. No texto de Gênesis 2.7 temos a seguinte declaração: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego da vida, e o homem foi feito alma vivente.” O sopro Divino concedeu ao homem a vida espiritual.
...