Arte Bizantina
Trabalho Universitário: Arte Bizantina. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessicafm1 • 6/8/2014 • 239 Palavras (1 Páginas) • 513 Visualizações
A arte bizantina tinha um objetivo: expressar a autoridade absoluta e sagrada do imperador, considerado o representante de Deus, com poderes temporais e espirituais. Para que a arte atingisse esse objetivo, uma série de convenções foi estabelecida – tal como ocorreu na arte egípcia.
Uma dessas convenções foi a frontalidade, uma vez que a postura rígida da personagem representada leva o observador a uma atitude de respeito e veneração. Ao mesmo tempo, ao reproduzir frontalmente as figuras, o artista mostra respeito pelo observador, que vê nos soberanos e nas figuras sagradas seus senhores e protetores.
Além da frontalidade, outras regras minuciosas foram impostas aos artistas pelos sacerdotes, como a determinação do lugar de cada personagem sagrada na composição e a indicação de como deveriam ser os gestos, as mãos, os pés, as dobras das roupas e os símbolos. Enfim, tudo o que poderia ser representado era rigorosa e previamente determinado.
A Arte Bizantina, também conhecida como arte iconoclasta, foi a arte sagrada dos ícones, uma vez que com a oficialização do cristianismo, o imperador passou a ser considerado representante de Deus em que acreditava-se que foram atribuídos poderes espirituais para este. Com isso, na arte a principal característica é a riqueza de materiais como o ouro, pedras preciosas e a representação de figuras sagradas e imperadores.
Por volta do ano de 395 houve a divisão do território do Imperador Teodósio em duas partes: Império Romano do Oriente e Império Romano do Ocidente.
...